Goiânia e cidades do interior de Goiás amanheceram com uma ‘nuvem de poeira’ neste sábado, 19. O fenômeno inusitado gerou curiosidade e assustou moradores dos municípios. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o tempo seco pode explicar os motivos.

“Estamos há mais de 65 dias sem chuvas aqui na parte centro-sul, como Goiânia e vários outros municípios, como Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Catalão. Na parte centro-norte, temos municípios até com mais de 100 dias sem chuvas”, afirma.

Sendo assim, Amorim explica que o solo deixa a terra solta sobre a superfície. Juntamente com isso, o avanço de uma frente fria e uma ventania formaram a nuvem de poeira.

“Com o passar do tempo, nesse período de estiagem, a terra começa a desagregar. Então, a gente tem muito material particulado solto, o pó da terra, e o avanço da frente fria levanta esse pó para a atmosfera. A expectativa é que essa frente continue avançando para trazer pancadas de chuvas isoladas, lembrando que não é em todos os locais”, completou.

Leia também: