Governo deve lançar aplicativo que bloqueia celulares roubados

14 outubro 2023 às 13h12

COMPARTILHAR
O Governo Federal tem a intenção de lançar uma plataforma que permitirá o registro imediato de celulares furtados ou roubados, bem como a realização do bloqueio dos dispositivos. Essa medida visa prevenir o acesso a aplicativos bancários e informações pessoais. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o serviço está previsto para ser disponibilizado até o final de outubro.
Chamada de “Proteja seu Celular,” essa iniciativa estará acessível por meio de um aplicativo e de um site. Ela oferecerá aos proprietários a oportunidade de cadastrar seus telefones nos sistemas governamentais. Além de registrar o número IMEI do dispositivo, os usuários poderão cadastrar até duas pessoas de confiança, autorizadas a acionar a ferramenta em caso de furto ou roubo do celular. Essas pessoas poderão acessar a plataforma imediatamente e fornecer o IMEI para realizar o bloqueio.
O objetivo é agilizar o processo, evitando que os proprietários tenham que passar tempo ligando para suas operadoras e bancos para reportar o problema, o que, por sua vez, reduz as chances de danos.
A criação dessa plataforma para bloqueio de celulares furtados ou roubados é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Leia também: