Google gastou R$ 2 milhões em anúncios contra PL das Fake News
23 junho 2023 às 07h30
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Em depoimento à Polícia Federal, executivos do Google revelaram que a empresa investiu aproximadamente R$ 2 milhões em anúncios relacionados ao Projeto de Lei das Fake News. A informação foi confirmada por Fábio José Silva Coelho, presidente do Google no Brasil, e Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da empresa.
Na semana passada, eles foram ouvidos como parte de um inquérito que investiga se a empresa manipulou resultados de busca e fez campanha contra o texto do projeto. A investigação foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), com base em um ofício do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
De acordo com os depoimentos, os anúncios foram veiculados em rádios, jornais, redes sociais e nos próprios serviços do Google. No entanto, os executivos negaram que o objetivo fosse pressionar os parlamentares a votarem contra o projeto de lei.
“Os anúncios não tinham como intenção manifestar oposição ao projeto de lei em questão, mas sim abrir espaço para o debate sobre possíveis melhorias em seu texto”, afirmou Coelho. “O Google está aberto ao diálogo e não é contra a regulamentação.”
Os executivos também afirmaram que os textos publicados pelo Google a respeito do projeto de lei refletem a posição institucional da empresa e têm como objetivo “demonstrar a possibilidade de aprimoramento do texto”.