Facebook informa que 1 milhão de usuários tiveram senhas roubadas
07 outubro 2022 às 13h48
COMPARTILHAR
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, informou que cerca de um milhão de senhas de usuários da rede social foram roubadas por aplicativos maliciosos. No anúncio, feito na manhã desta sexta-feira, 7, a empresa afirmou que irá notificar os perfis afetados nos próximos dias.
“Vamos avisar um milhão de pessoas que podem ter sido expostas a esses aplicativos, o que não quer dizer necessariamente que tenham sido hackeadas”, disse David Agranovich, diretor da equipe de segurança cibernética da Meta, durante entrevista coletiva.
De acordo com a empresa, o roubo das informações foi realizado por aplicativos baixados diretamente das lojas da Apple e do Google. Apesar do método oficial de download, entretanto, falhas de segurança permitiram o acesso aos dados protegidos.
Uma vez instalados, os apps solicitavam login em uma rede social ou e-mail para serem utilizados e roubavam os dados dos usuários.
No total, foram apontados mais de 400 aplicativos maliciosos, entre sistemas Android e iOS (do iPhone e iPad). A maioria deles se passava por editor de fotos, mas também havia versões simples de utilitários, como controladores de iluminação da lanterna do aparelho.
“Esses aplicativos estavam presentes na Google Play Store e na App Store da Apple, e se passavam por ferramentas de edição de fotos, jogos, VPN e outros serviços”, diz o comunicado da Meta.
A Meta declarou já ter informado Apple e Google sobre os aplicativos maliciosos, a fim de acelerar a remoção em suas lojas.