“Somos citados por ter a melhor segurança pública do Brasil”, diz Caiado durante apresentação de indicadores criminais
27 abril 2023 às 12h53
COMPARTILHAR
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) acompanhou nesta manhã de quinta-feira, 27, a apresentação dos indicadores criminais do 1º trimestre de 2023 e o balanço de resultados e ações das forças de segurança pública de Goiás. Os dados foram divulgados pelo Observatório de Segurança Pública do Estado de Goiás, com base no Sistema de Registro de Atendimento Integrado (RAI). A reunião foi realizada no auditório da Fundação Tiradentes, com a presença do secretário de Segurança Pública, Renato Brum, e de outras autoridades.
“Somos citados por ter a melhor segurança pública do Brasil”, disse Caiado, durante discurso para os agentes de segurança pública. “Em breve, muito em breve, nossas polícias serão chamadas por outros estados para dizer como se faz segurança pública. Vocês atingiram um patamar de excelência extremamente raro”, completou.
Após elogiar as forças de segurança goianas, o governador ainda fez um pedido para os agentes presentes. “Não se curvem ao crime, acreditem na profissão de vocês. Para a democracia funcionar é fundamental o trabalho de todos na segurança pública. O Estado não pode se curvar ao crime, não pode ficar omisso”, apontou o governante.
Entre os dados apresentados durante os três primeiros meses do ano, Brum destacou uma redução de 8,2% no número de homicídios dolosos, em comparação com 2022. Ao mesmo tempo, ele cita que os casos de latrocínio também caíram de 9 para 3 durante o mesmo período. Fora que 160 dos 246 municípios ainda não registraram homicídios em 2023
Já na parte dos roubos, os registros em relação aos veículos caíram 32,3% no estado. Em 2022 foram 427 automóveis roubados, enquanto neste ano o número foi de 289. Também houve queda nos crimes envolvendo residências (29,2%), comércio (16,4%) e transeuntes (25%).