Prefeitura de Goiânia publica decreto de plano para segurança pública
15 agosto 2024 às 10h03
COMPARTILHAR
O Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS) para os próximos dez anos (2024 até 2034) foi publicado nesta terça-feira, 13, pela Prefeitura de Goiânia. Em formato de decreto, o documento prevê estratégias e soluções para a segurança da capital. O texto prevê cinco prioridades, 21 objetivos e 245 metas para serem cumpridos na área.
Todos os tópicos apontados pelo texto para aprimorar a segurança pública serão desenvolvidos ao longo de seis ciclos de implementação. Cada ciclo durará dois anos e será alinhado ao Plano Diretor de Goiânia e ao Estatuto Geral das Guardas Municipais. O plano também permitirá reajustes bianuais, com a participação da população e ONGs.
Entre os tópicos de destaque no texto está o investimento na capacitação dos profissionais que atuam na segurança pública municipal. Ao mesmo tempo, o plano prevê prevenção com base na redução e inclusão social, além de políticas para combate ao uso de drogas. Fora o uso de novas tecnologias para a segurança, principalmente para o monitoramento.
O PMSPDS será coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal e avaliado periodicamente. Os relatórios estarão disponíveis em uma plataforma da Prefeitura de Goiânia. O plano também prevê alinhamento com políticas estaduais e nacionais para promover a integração entre as esferas de poder no campo da segurança pública.
Leia também:
Revista “Veja” aponta segurança pública de Goiás como exemplo para o Brasil
Anuário da Segurança Pública aponta redução da criminalidade em Goiás