A proximidade com a próxima quinta-feira, 20, tem causado preocupação entre alunos, pais e professores de todo. Além dos ataques violentos em escolas, ocorridos em diversas regiões do Brasil, a data ainda marca um dos eventos históricos mais ligados a grupos extremistas: o Massacre de Columbine, em 1999. Fora que é aniversário do ditador Adolf Hitler, nascido em 1889.

Além do aniversário de Hitler ser lembrado por grupos extremistas e neo-nazistas ao redor do mundo, o ataque ocorrido nos Estados Unidos tem sido apontado como uma inspiração para vários outros atentados em escolas e locais públicos ao redor do mundo. Por isso, a questão tem causado inúmeras preocupações, incluindo em Goiás. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, operações estão sendo conduzidas no estado para identificar possíveis ameaças nas instituições de ensino goianas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, anunciou nesta terça-feira, 19, que a entidade realizará parcerias para promover uma grande movumentação no dia 20 de abril. Segundo o diretor, praticamente todas as escolas do Estado deverão falar sobre direito e cidadania na data, conscientizando alunos e professores, em uma ação especial que terá mil palestras.

“Há mais de 15 anos a OAB tem um projeto que visita semanalmente escolas das redes municipais, estaduais e particulares. Principalmente neste momento, em que se fala sobre paz nos locais de ensino, o que fizemos dentro disso foi promover uma grande ação em parceria com as escolas”, explicou Lara Martins.

Já para o presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), Flávio Roberto de Castro, apesar das ações emergenciais, ainda é necessário desenvolver trabalho de médio a longo prazo para prevenir novas situações no estado. “Estamos agindo como órgão mediador, escutando as escolas e fazendo orientações para voltar à normalidade”, contou.

Goiânia

Apesar do alvoroço que a data tem causado, o vereador Sargento Novandir (Avante), em entrevista para o Jornal Opção, destacou que a situação não gera preocupações. “Goiás é o estado mais seguro do Brasil em relação à questão da segurança das escolas e em Goiânia não irá acontecer nenhuma tragédia”, frisou.

“A Polícia Militar, em determinação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do Coronel André (Comandante da PMGO), está focada nessa questão”, contou Novandir, que é policial militar há 23 anos. “Todos os batalhões, inclusive os especializados, encerraram as suas atividades corriqueiras para focar na segurança de escolas e CMEIs. Também está sendo feito um trabalho de inteligência nas redes sociais”, completou.

Para o vereador, o principal problema está sendo as falas ameaças que geram pânico e pavor nos estudantes e familiares, mas que não são concretas. Até o momento, ele destaca que só notícias falsas e “brincadeiras de mal gosto”, mas não vê motivos para pânico e pavor.

“A minha sugestão é que os pais levem os filhos para as escolas e CMEIs, confiando no trabalho da PM de Goiás. Amanhã será feito um trabalho diferenciado para dar segurança a todos, incluindo os servidores que trabalham nas instituições. Ao mesmo tempo, estou com o projeto ‘Patrulha do vereador Sargento Novandir’, que reúne cerca de dez policiais em período de folga para ajudar a fazer esse cumprimento”, explicou o parlamentar.

Por outro lado, Novandir ainda apresentou um requerimento para o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) pedindo ponto facultativo amanhã para as escolas. Segundo ele, por conta do feriado prolongado de Tiradentes na sexta-feira e a situação de pânico generalizado, a sugestão seria uma medida de “excesso de cautela” para garantir segurança aos estudantes.