Parceria entre Estado e município reflete na melhoria da segurança em Aparecida
07 março 2024 às 11h43
COMPARTILHAR
As forças de segurança pública do Estado de Goiás e da prefeitura de Aparecida trabalham de forma integrada na cidade para dar segurança plena à população e reduzir índices de criminalidade. De acordo com o prefeito Vilmar Mariano essa parceria com o governador Ronaldo Caiado tem consolidado importantes resultados para população da cidade.
“Aparecida anos atrás era considerada uma cidade violência. Temos hoje uma cidade mais tranquila, mais escolarizada, com redução na criminalidade e maior integração das forças de segurança. Prefeitura e Estado estão caminhando em sintonia pelo bem maior dos aparecidenses. A Guarda Civil e as policiais de Goiás estão trabalhando em integração, somando esforços, e isso tem dado resultado”, afirmou.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um exemplo da integração das instituições em prol da segurança pública e garantia dos direitos humanos no município. O colegiado reúne forças de segurança e órgãos de fiscalização, como as policiais Militar, Civil e Penal, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Municipal, secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Regulação Urbana, Vigilância Sanitária, Juizado da Infância e Juventude e OAB Subseção Aparecida.
“O GGIM é responsável por planejar, coordenar e lançar estratégias, na forma integrada, para operações preventivas e ostensivas. As instituições cooperam entre si, cada qual na sua frente de trabalho, e juntas formam uma corrente de força maior para o combate à criminalidade e proteção do cidadão. Com a integração das equipes nós conseguimos êxito maior nas operações de segurança”, pontua o secretário executivo do GGIM, Roberto Cândido.
Para monitorar prédios públicos, praças, ruas e avenidas em tempo real, a prefeitura implantou nos últimos anos um moderno sistema de videomonitoramento, que contribui com investigações das forças policiais, inclusive na captura de foragidos da Justiça, recuperação de veículos, prevenção de atitudes suspeitas, elucidação de crimes e demais operações. O sistema é operado por agentes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Comando de Policiamento Especializado (CPE), Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, SAMU e fiscalização de Trânsito.
“A Central de Videomonitoramento de Aparecida é uma referência e coopera com 100% dos trabalhos das forças de segurança. Com as câmeras é possível monitorar todas as regiões do município, inclusive na saída para outras cidades. É um sistema que facilita o acompanhamento, o deslocamento das equipes, a identificação de suspeitos, elucidação de crimes e proteção do cidadão”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandro Cristopher, responsável pela gestão do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) onde funciona as duas centrais de videmonitormento.
“Nosso município é privilegiado em contar com essa inteligência e que facilita o tempo-resposta para qualquer tipo de ocorrência. E essa sintonia das forças de segurança do estado e município prospecta nossa cidade para continuar promovendo soluções e aplicando modelo de gestão”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, Tales de Castro.
Parceria
Nesta quarta-feira, 06, ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, participou da formatura da quarta turma do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Polícia Militar do Estado de Goiás. Na cerimônia realizada no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB, Vilmar parabenizou os 263 formandos e destacou o avanço na segurança pública.
“Aparecida é uma cidade que tem recebido importante investimento do governo Ronaldo Caiado. Somos gratos pela parceria e também por todos os avanços. A cidade de Aparecida vive um marco importante na segurança públicos. Temos uma população mais segura, mais escolarizada e uma cidade com menos violência”, afirmou o prefeito.
Ao parabenizar os formandos, o governador pontuou os avanços no combate à criminalidade e exaltou o trabalho da PM e demais forças de segurança pública. “Não vivemos uma ‘sensação de segurança’ em Goiás. Aqui a segurança é real, porque a polícia está preparada, pronta para o combate. A nossa polícia entra para resolver, salvar vidas e proteger sete milhões de goianos. E para isso, ela é cada dia mais bem treinada, mais bem preparada, para fazer com que essa integração entre as policiais seja da segurança pública num todo”, afirmou.
Marcaram presença a coordenadora do Programa Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, o comandante-geral da PM, coronel André Henrique Avelar, os deputados Veter Martins (estadual) e Gustavo Gayer (federal), o ex-prefeito Gustavo Mendanha, dentre outras autoridades.
Leia mais: