Para além da segurança, GCM Goiânia atua em projetos sociais

02 outubro 2023 às 11h03


COMPARTILHAR
Para além das ações que promovem queda nos índices de criminalidade, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) promove atividades lúdicas em escolas, parques e demais espaços públicos em geral. De janeiro a agosto de 2023, o programa Anjos da Guarda alcançou 7.800 crianças com 85 ações, como palestras, peças teatrais, pinturas faciais, entre outras. Com o terceiro maior efetivo do país, GCM tem equipe de 1,2 mil agentes e atuação da guarda contribui ainda para posicionar Goiânia como a quinta capital mais segura do país. A redução dos índices de criminalidade em Goiânia consta na última pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
De acordo com relatórios elaborados pelo Sistema Integrado de Informações e Atendimentos da GCM de Goiânia (Siiagg), a corporação desempenha um papel crucial na manutenção da segurança pública em Goiânia, mobilizando uma considerável força de agentes, uma frota de veículos, equipamentos modernos e sistemas de videomonitoramento e inteligência, todos voltados para a prevenção de crimes na capital.
“As atividades da corporação abrangem não apenas a proteção de propriedades móveis e imóveis de prédios públicos municipais, mas também a execução de políticas e diretrizes relacionadas à segurança urbana preventiva e à defesa civil”, explica o comandante Wellington Paranhos.


Paranhos comenta ainda que a população de Goiânia reconhece a importância do trabalho da corporação, que ganhou visibilidade graças aos investimentos realizados pela administração do prefeito Rogério Cruz no processo de reaparelhamento. “Desde que assumiu a gestão do município em janeiro de 2021, o prefeito Rogério Cruz tem demonstrado um cuidado especial em relação à nossa categoria. Ele cumpriu suas promessas, incluindo o fornecimento de uniformes, aquisição de armamento moderno, tanto letal quanto não letal, compra de munições e veículos”, destaca o comandante.
Uso de tecnologias
De janeiro de 2021 a julho de 2023, o painel estratégico da Siiagg mostra que a GCM executou 512.527 atendimentos de ocorrências proativas (realizadas espontaneamente pelas equipes, que envolvem monitoramentos, patrulhamentos, visitas comunitárias, orientações e assistências aos cidadãos) e reativas (resultantes de flagrantes delitos, denúncias, ordens de serviços, operações integradas, crimes contra o patrimônio público e privado e crimes contra a pessoa e contra a vida). Considerando os números desde janeiro de 2018 a julho desde ano, são 1.357.221 ocorrências.
As câmeras de videomonitoramento desempenham um papel fundamental no funcionamento eficiente da GCM. Atualmente, existem 242 dispositivos de monitoramento estrategicamente posicionados em parques, praças, vias movimentadas, proximidades de unidades escolares e de saúde, todos interligados ao Centro de Controle Operacional da corporação.
Além disso, há mais de duas mil câmeras adicionais, com mais de mil delas instaladas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para monitoramento de unidades de atendimento 24 horas, e outras na Secretaria Municipal de Educação (SME), em unidades educacionais do município.
Investimentos


O prefeito Rogério Cruz garantiu investimentos na GCM, a exemplo da aquisição de novas viaturas e armamento, instituição do plano de carreira dos agentes, reforma de bases operacionais, criação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e, ainda, ampliação das prerrogativas que a GCM assumiu, como a atuação na fiscalização do trânsito, amparada na legislação federal.
“Os investimentos serão constantes para que a GCM preste um serviço de excelência à nossa população. A fiscalização, orientação e conscientização de toda a população, em especial nas comunidades com atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e dentro do procedimento operacional padrão, são prioridade da nossa Guarda”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
Números da GCM de janeiro de 2021 a julho de 2023:
- Monitoramentos a instalações públicas – 355.613
- Patrulhamentos diversos – 66.532
- Abordagens e averiguações a pessoas e veículos – 21.019
- Veículos recuperados – 131 (entre carros, motos e caminhões)
- Celulares e outros produtos eletrônicos – 197
- Bolsa e utensílios recuperados – 808
- Encaminhamento de infratores – 1.282
- Foragidos recapturados – 46
- Armas de fogo e munições apreendidas – 748
- Ocorrências envolvendo entorpecentes – 110
Programa Anjos da Guarda
O Programa Anjos da Guarda foi instituído pela Prefeitura de Goiânia por meio do Decreto nº 4.595, de 22 de outubro de 2013. O principal objetivo é a prevenção primária do uso de drogas e de violências para proteção da infância, além de fomentar a participação e sensibilizar a comunidade em geral para os cuidados com as crianças.


Além das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as atividades também acontecem em espaços como parques e o Zoológico, a fim de divulgar a prática de sustentabilidade e incentivar o contato com a natureza como sinal de vida, saúde e equilíbrio social.
O coordenador do Programa Anjos da Guarda, GCM Vasco de Ramos Lino, destaca que a iniciativa aproxima as crianças dos serviços de segurança pública prestados pela GCM. “Enquanto desenvolvemos atividades lúdicas com as crianças, quebramos paradigmas e combatemos ideias preconcebidas de que a segurança pública é repressiva. Nosso objetivo é trabalhar pela população, de forma humanizada e acolhedora”, afirma.


“O Programa Anjos da Guarda é uma das muitas iniciativas desenvolvidas pela GCM que orgulham nossa Capital. Como prefeito e também como cidadão que valoriza ações sociais, parabenizo todos os agentes da Guarda Civil que fazem esse projeto acontecer em defesa de nossas crianças. Nossa gestão tem como propósito cuidar das pessoas, e a GCM contribui diariamente com a população goianiense”, destaca o prefeito Rogério.
Ações
Por meio de ações como as palestras, os agentes encontram formas de divertir e, ao mesmo tempo, alertar as crianças sobre assuntos sérios. O Anjos da Guarda foi criado para prevenir o uso de drogas e as violências, mas trabalha para além desses aspectos. Além de contribuir na formação integral da criança junto à escola e família e na disseminação da cultura de paz e fortalecimento de vínculos, a iniciativa busca promover reflexões sobre os valores humanos e a aceitação do outro. O combate ao bullying e cyberbullying, e a conscientização ambiental também são prioridades.


Outra ação de destaque dentro do programa é o projeto de pinturas faciais, “Pintando o 7”. Por trás da ação lúdica, há a estratégia de promover vínculos de confiança entre os integrantes do programa e as crianças. A sensação de acolhimento e segurança pode incentivar que os pequenos relatem suas rotinas cotidianas e possíveis problemas familiares ou escolares, como abuso ou outros tipos de violência.
Após a pandemia, em 2022, a retomada das atividades do Anjos da Guarda foi realizada de forma gradativa, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mesmo assim, o programa atendeu 35 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, e realizou 5.041 pinturas de rosto e eventos sociais, totalizando o atendimento a cerca de 9.400 crianças/adolescentes.
Dentre as atividades, os integrantes do Programa também desenvolvem o brinquedo cantado, que estimula a criança a brincar com o seu próprio corpo, seja por meio da música, expressão vocal e dança. As ações ajudam a desenvolver a coordenação motora e, sobretudo, a socialização. O Programa Anjos da Guarda está nas redes sociais. Instagram: @anjos.daguarda e Facebook: Programa Anjos da Guarda GCM/Goiânia.