Em quatro anos, Goiás tem 348 foragidos da prisão

17 outubro 2023 às 10h56

COMPARTILHAR
Entre os anos de 2019 e 2023, 348 presos deixaram o sistema penitenciário goiano de forma ilegal. Desse total, apenas 43 foram recapturados. Os dados são da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). Foram registradas ainda 217 fugas de detentos nos últimos quatro anos. A última “escapada” ocorreu no domingo, 15, quando 14 custodiados deixaram o presídio de Trindade. Desses, três foram recapturados e um morreu em confronto. Veja lista abaixo com os dez que continuam foragidos. Dois policiais penais foram presos suspeitos de facilitar essa fuga.
O ano com o maior número de fugas foi 2019, com 147. Neste mesmo ano, 211 detentos escaparam, mas nenhum foi recapturado. O diretor da DGAP, Josimar Pires, explica que o alto índice está relacionado à falta de estrutura e mão de obra, mas que os registros começaram a decair com o investimento na segurança do sistema penitenciário.
“Entre 2018 e 2019 a gente teve a aprovação do Procedimento Operacional Padrão. Ele dita todos os procedimentos de segurança preventiva e em situação de crise que devem ser adotados pelos policiais penais. Entre eles está a visita e vistoria rotineira nas estruturas das unidades prisionais, onde todos os presos são retirados das celas para que seja realizada uma revista estrutural”, afirmou.
Para evitar fugas como ocorreu em Trindade, os policiais vistoriam minuciosamente cada parte da cela a fim de identificar possíveis buracos nas estruturas ou fissuras e desgaste em locais com presença de metal. No caso de Trindade, os policiais penais deixaram o cadeado aberto após receberem cerca de R$ 10 mil via PIX de um dos detentos, segundo informou um dos recapturados em vídeo gravado pela Polícia Militar (PM).
“É montada uma força-tarefa para recapturar os presos [quando fogem do presídio]. Ela é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SPP) e integra todas as forças de segurança, como a Polícia Civil, PM, Policia Penal, Polícia Técnico Científica”, concluiu.

Fuga em Trindade
A última fuga registrada em Goiás ocorreu no domingo, 15. Ao todo, 14 detentos deixaram o presídio após dois policiais penais deixarem o cadeado da cela aberto. Até o início da manhã desta terça-feira, 17, três foram recapturados e um morreu em confronto com a PM, sendo eles:
- Victor Júnior de Souza e Silva – roubo (recapturado);
- Wayny de Souza Barbosa – furto (recapturado);
- Rodrigo da Silva Santos – roubo (recapturado);
- Michel Oliveira da Costa – homicídio (morto em confronto)
De acordo com a GAP, 10 ainda continuam foragidos:
- – Adriano de Oliveira Sousa – Roubo
- – Anderson Lorran Aires de Sousa – Receptação
- Antero Marques da Silva – Furto
- Deivid Rodrigues Passos – Tráfico de entorpecentes
- Fábio Gomes de Oliveira – Roubo
- Henrique Júnior da Rocha Serrão – Roubo
- Ítalo Kaique Araújo da Silva – Homicídio
- Keilysson Phelipe Santos de Souza – Homicídio
- Matheus dos Santos – Roubo
- Thiago Mariano da Silva – Tráfico de entorpecentes
O órgão reitera que informações sobre os fugitivos podem ser repassadas de forma anônima por meio de ligação para a Polícia Militar (190), Polícia Civil (197), Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública (181) e Polícia Penal ((62) 99858-4776).