Foi inaugurada, na manhã deste sábado, 8, a Casa Coração, primeira Casa das Mulheres em Trindade. O espaço, projeto da deputada federal Silvye Alves (UB), é dedicado a acolher mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. 

O espaço também dá ferramentas para ingresso no mercado de trabalho, além de garantir atendimento multidisciplinar para os filhos dessas mulheres, em uma escola de tempo integral. São previstos 180 dias para capacitação das residentes da Casa Coração, espaço que recebe, inicialmente, até 30 pessoas. 

A deputada federal Silvye Alves (UB) afirma que a criação de um espaço para acolhimento das mulheres vítimas de violência “é uma meta desde quando eu estava apenas na televisão”. Ela garante que “aqui dentro vai ter um conjunto de profissionais amorosos, sensíveis, que na hora que essa mulher cair, a gente vai pegar na mão dela”. Por fim, agradece a mobilização ao redor da iniciativa: “sem a participação pública, a gente não consegue sanar nenhum problema”. 

O prefeito de Trindade, Marden Júnior (UB), agradeceu a iniciativa e a parceria da deputada com o município e afirmou que a inauguração da Casa Coração representa “tempo de celebração, de resgate”. Por fim, o chefe do Executivo do município resumiu o espírito da parceria: “estou aqui hoje para reafirmar nosso compromisso, de estarmos juntos, cada vez mais conectados, para fazer mais e melhor”.  

Ana Elisa Gomes, delegada titular da Delegacia Estadual da Mulher, acompanhou a inauguração. “Um dos grandes desafios que a gente enfrenta é o abrigamento, é o acolhimento”, compartilhou parte dos desafios que encontrou em mais de 20 anos na Polícia Civil. A delegada concluiu elogiando o pioneirismo de Trindade e afirmou esperar que uma iniciativa semelhante aconteça em Goiânia. 

Dona Ruth, a mãe da cantora Marília Mendonça, aproveitou a ocasião para anunciar uma parceria entre a Casa Coração de Silvye e o instituto que leva o nome da sertaneja. “Eu também sofri violência doméstica”, compartilhou Dona Ruth ao pedir apoio das autoridades presentes para dar sequência aos atendimentos no Instituto Marília Mendonça, que também fica em Trindade. O espaço, organizado em uma das casas de Marília, oferece atendimento multidisciplinar com médicos, psicólogos e dentistas para a comunidade carente.

Leia também: Deputada goiana apresenta projeto para proteger trabalhadoras de telemarketing

Entenda justificativa de deputados goianos ao manterem veto para disseminação de informações falsas