O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quarta-feira, 15, o Projeto de Lei (PL) que reajusta em 18% os salários dos policiais e bombeiros do Distrito Federal. Com o novo valor, o salário de um delegado ou perito criminal de nível especial, por exemplo, irá ultrapassar R$ 30 mil.

LEIA TAMBÉM

Lula sanciona novo salário mínimo e mudanças no IR; confira o que muda

Aumento de salários de juízes escancara desvalorização de outras áreas

Coronéis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, por outro lado, vão ter vencimentos superiores a R$ 13 mil (veja valores abaixo). O aumento será dividido em duas parcelas de 9%. A primeira  foi incorporada aos salários dos servidores em julho e a segunda deverá ser paga a partir de janeiro de 2024.

 O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e modifica os salários da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). No caso da PMDF e do CBMDF, o reajuste é aplicado sobre a remuneração básica, chamada de vantagem pecuniária especial (VEP). 

Porém, ao contrário dos policiais civis, PMs e bombeiros militares recebem outros recursos, conhecidos como penduricalhos, que elevam o valor do salário final. Veja valores: