De acordo com especialistas da Universidade de Harvard, realizar uma caminhada por apenas 15 minutos diariamente pode aumentar sua expectativa de vida em até dois anos. E se você praticar 30 minutos de caminhada em cinco dias por semana, pode adicionar três anos e meio a mais à sua linha do tempo pessoal e uma grande perda de peso.

Os benefícios dessa atividade incluem melhorias na saúde cardiovascular, no sistema musculoesquelético e na saúde mental, além de auxiliar no emagrecimento para aqueles que têm esse objetivo em mente.

Quanto à perda de peso, pesquisadores da universidade identificaram genes que tornam as pessoas mais propensas a ganhar peso, chegando a um total de 32 genes. No entanto, observou-se que aqueles que caminham quase uma hora por dia em ritmo acelerado conseguem reduzir pela metade o impacto desses genes, ou seja, conseguem controlar sua predisposição ao ganho de peso.

O estudo da Universidade de Harvard também revelou que caminhar rapidamente por 30 minutos após o jantar resulta em uma perda de peso duas vezes maior, especialmente na região da gordura abdominal. A pesquisa sugere que a refeição após o exercício seja leve e consumida, no máximo, até às 20h.

Outras pesquisas realizadas pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, demonstraram que caminhar ajuda a reduzir o desejo por doces. Funcionários que caminharam por 15 minutos durante momentos estressantes no trabalho mostraram menos vontade de comer algo doce para aliviar a ansiedade.

Além disso, uma caminhada em ritmo acelerado queima gordura e começa a desenvolver músculos após 20 minutos de exercício, o que acelera o metabolismo devido ao maior gasto calórico do músculo. Mais massa muscular, sem necessariamente aumentar a hipertrofia, contribui para uma perda de peso mais eficaz.

Normalmente, meia hora de caminhada rápida pode queimar cerca de 150 calorias, e esse número aumenta à medida que você aumenta o tempo e a intensidade do exercício. No entanto, os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo principalmente de sua condição física.

Para potencializar seus resultados, você pode optar por terrenos mais inclinados, o que torna o exercício mais desafiador. Segundo a Universidade de Iowa, nos EUA, usar pesos ou coletes representando 10% do seu peso corporal em uma subida com inclinação de 5 a 10% pode aumentar o gasto calórico em 13%.

Outra maneira de aprimorar seu treinamento é combinar exercícios de força, como flexões, agachamentos, afundos e elevação pélvica. Essas atividades ajudam a desenvolver massa muscular e, consequentemente, aumentam o gasto calórico, uma vez que os músculos demandam mais energia.

Leia também: