O Ozempic, medicamento utilizado no tratamento da diabetes, vem sendo utilizado por muitos brasileiros para a perda de peso, mesmo sem supervisão médica. O fármaco tem possíveis efeitos colaterais que incluem a perda de peso, o que levou a relatos nas redes sociais de pessoas compartilhando dicas sobre o produto sem a devida orientação de profissionais da saúde.

No entanto, especialistas alertam que não há medicamentos milagrosos e que qualquer tratamento para combater a obesidade e o sobrepeso deve ser combinado com a adoção de hábitos saudáveis.

A medicação tem um alto custo, a partir de R$ 800 por caixa, e tem sido utilizada off label por muitos médicos. O uso não aprovado da medicação pode trazer riscos, e uma das consequências apontadas é a “Ozempic face”, que se refere à perda excessiva de massa magra na face, resultando em um aspecto de envelhecimento.

Essa consequência tem sido documentada em milhões de vídeos no TikTok com a hashtag #ozempicface. Além disso, o uso do Ozempic para perda de peso deve ser feito por conta e risco das pessoas, já que a Anvisa aprovou a medicação somente para tratamento de diabete tipo 2.

Ozempic emagrece?

Não exatamente. A medicação contém a substância semaglutida, que é um análogo do hormônio GLP-1 produzido pelo intestino quando a pessoa ingere alimentos. Ela estimula a produção de hormônios digestivos antecipadamente, controlando os níveis de glicose no sangue e regulando a sensação de saciedade no cérebro, o que acaba reduzindo o apetite e, consequentemente, a ingestão de alimentos.

O diretor do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Fernando Gerchman, explica que a droga não age diretamente na perda de peso, mas sim no controle do apetite e dos níveis de glicose.

Segundo o médico, o emagrecimento não ocorre de forma mágica com o uso do Ozempic. Ele enfatiza que é fundamental que os pacientes combinem o uso da medicação com mudanças no estilo de vida, como a prática de atividades físicas e a adoção de uma dieta equilibrada.