Goiás lança dia Dia D contra a Dengue e pede apoio da população
21 fevereiro 2024 às 11h20
COMPARTILHAR
O Governo de Goiás promove, nesta quinta-feira, 22, o Dia D de Combate à Dengue, e convoca para a mobilização todos os 246 municípios para a realização de manejo ambiental, com limpeza nas ruas e quintais. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás vão participar diretamente do manejo ambiental, com limpeza de ruas e quintais, nos municípios de Jataí, Uruaçu, Sanclerlândia, Iporá, Aurilândia e Cocalzinho, Aparecida de Goiânia e Perolândia.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Reis, pede a adesão do maior número possível de municípios na ação contra o mosquito. “Sabemos que há dificuldades enfrentadas pelos municípios, mas esse é o momento de unir forças e mobilizar poder público e população para conter o avanço das arboviroses em Goiás”, reforça.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, os primeiros oito municípios que receberam às ações do Dia D contra a Dengue, foram escolhidos seguindo critérios técnicos e verificando taxas de incidência e o número de habitantes daquela cidade. “Nós definimos alguns municípios prioritários devido às suas altas taxas de incidência, que é o número de casos confirmados em relação ao tamanho da população. Então por esses municípios terem uma população muito pequena, o impacto da doença é muito maior nesses locais”, afirmou.
Para o Coronel do Corpo de Bombeiros e comandante da Defesa Civil, Pedro Carlos Borges, a participação efetiva e a cooperação da população serão fundamentais para o sucesso da ação. “É preciso que a população se engaja, porque sem isso não vamos ter o resultado esperado. E é preciso vencer essa resistência de muitos moradores que não querem deixar os agentes entrarem em suas casas. Lembrando que entre 70 e 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas, então o agente precisa acessar a moradia para conferir e verificar se há foco ou não do mosquito”, reforçou o comandante.
Vacina
Sobre a vacinação, a superintendente afirma que 122 cidades do estado já receberam as doses, destinadas a crianças de 10 e 11 anos, enviadas pelo Ministério da Saúde. Outras 12 cidades da região sul de Goiás deverão receber os imunizantes ainda nesta semana.
“Nós recebemos 151 mil doses, o que é suficiente para vacinar crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, de 122 municípios. O Ministério nos informou que a única região de saúde que tinha ficado ainda sem receber, que é a região sul onde está Itumbiara e os demais municípios, receberão essa semana. Então aguardamos o envio pelo Ministério de cerca de 6 mil doses, completando assim os 134 que serão contemplados”, explicou.
Conscientização
Equipes da SES estarão nas cidades também informando e conscientizando a população e, posteriormente, fazendo o reforço com o controle químico, com inseticida para matar os mosquitos adultos e larvicidas, para eliminar as larvas. “No primeiro momento, faremos o manejo ambiental nesses municípios, mas o ideal é que todos os municípios realizam também suas ações”, destaca Flúvia. Ela lembra que o trabalho de manejo ambiental e o controle químico precisam ser aliados. O primeiro é fundamental para acabar com as larvas já postas e evitar que novos mosquitos nasçam. Já o segundo atua na eliminação de mosquitos adultos.
“O Estado inteiro está com aumento de casos, e nós temos vários municípios em situação de emergência. O próprio Estado já decretou emergência. A nossa intenção, com esse Dia D, é mobilizar os municípios e a sociedade como um todo, para que eliminemos todo e qualquer criadouros existente. É remover todo material inservível, que possa ser um criadouro que esteja acumulando água, para que a gente diminua os índices de infestação. Se a gente diminuir o índice de infestação, a gente diminui também transmissão”, argumenta a superintendente.
Dia D
A mobilização do Dia D tem como objetivo ainda marcar o início de um processo permanente de combate à dengue, não somente no dia 22. “É mudança de comportamento mesmo. A transmissão e proliferação da dengue são muito ligadas à questão ambiental, tanto que o nosso levantamento de índice feito em janeiro mostrou o lixo como principal criadouro”, define. “A SES-GO tem realizado estratégia coletiva de prevenção com o manejo ambiental, além do esquema de vacinação para crianças de 10 e 11 anos, iniciada na quinta-feira passada 15 em 122 cidades, seguindo as definições do Ministério da Saúde (MS)”, acrescenta.
Sintomas
Fique atento aos sintomas da dengue, como febre, dores de cabeça, musculares, nas articulações e atrás dos olhos. Podem ainda ocorrer manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos. Os casos da doença devem ser monitorados por profissionais médicos, sobretudo quando surgirem sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, queda excessiva da pressão arterial, sangramentos de mucosas, sonolência ou irritabilidade. Em todos os casos, a hidratação adequada é fundamental, já nos primeiros sintomas à entrada na unidade de saúde até a alta.
Leia também: