Durante o mês do Outubro Rosa, o Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), em Goiânia, intensifica as ações voltadas à saúde feminina com a realização de mutirões aos sábados, nos dias 11 e 18 deste mês, para a realização gratuita de exames de mamografia, citopatológicos e inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU).

A iniciativa é promovida pela prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de ampliar o acesso à prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Segundo a diretora-geral do HMDI, Ana Carolina Garcia, os exames oferecidos são fundamentais para o diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer mais incidentes entre mulheres no Brasil. “A descoberta antecipada salva vidas. Por isso, estamos abrindo novas vagas e estendendo o atendimento para os sábados, facilitando o acesso das usuárias ao serviço”, destacou.

Além dos exames, o mutirão inclui a inserção de DIUs, método contraceptivo de longa duração. As pacientes com indicação para o procedimento serão encaminhadas pelo Complexo Regulador Municipal, que entrará em contato por telefone para agendar os atendimentos.

Para participar, as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde passarão por consulta médica ou de enfermagem. Não é necessário agendamento prévio. Após a solicitação dos exames, a equipe de regulação da SMS fará o contato para definir data e local do atendimento.

A ação reforça o compromisso da rede municipal com a promoção da saúde da mulher, oferecendo serviços gratuitos e acessíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também:

Saiba quais devem ser as prioridades de Daniel Vilela a partir de abril de 2026

Suspeita de intoxicação por metanol em Goiás leva paciente à morte encefálica

Lula e Trump selam reaproximação em telefonema descontraído e deixam Bolsonaro fora da conversa