Visão empresarial moderna credencia Vanderlan Cardoso

É a opinião de gente que tem vasto conhecimento da cidade e que considera o candidato do PSB o melhor nome para comandar a prefeitura da capital pelos próximos 4 anos

Foto: Renan Accioly/ Jornal Opção

Vanderlan Cardoso: marca da modernidade e de visão estratégica em sua prática política como gestor público | Foto: Renan Accioly/ Jornal Opção

Cezar Santos

Como em toda disputa afunilada em se­gundo turno, o eleitor goianiense tem mais facilidade para definir seu voto, uma vez que são apenas dois candidatos. No caso, Iris Rezende, do PMDB, e Van­derlan Cardoso, do PSB.

Iris já é muito conhecido do elei­tor goiano e goianiense. Ele tem um vasto currículo político e já foi prefeito de Goiânia por três vezes: a primeira delas na década de 1960, e as outras duas no período compreendido entre 2005 e 2010. A passagem do decano peemedebista no comando da Pre­fei­tura de Goiânia diz muito de sua inclinação carreirista, em que os in­teresses da população que o elegeu são relegados a segundo plano, uma vez que ele está sempre de olho na próxima aventura eleitoral.

Senão vejamos. Eleito em 2004, Iris cumpriu o mandato; reeleito em 2008, ficou no posto apenas um ano e três meses, renunciando em 1º de abril de 2010, para poder ser candidato ao governo — quando foi derrotado pelo tucano Marconi Perillo. Iris entregou a Prefeitura ao então vice-prefeito Paulo Garcia, do PT. Como o peemedebista deixou vários problemas ao seu sucessor, inclusive uma dívida de grande dimensão, diversos serviços entraram em colapso, como a limpeza urbana.

Hoje, o peemedebista renega a aliança com o petista e diz que não tem nada a ver com ele, quando todos sabem que Iris respaldou a reeleição de Paulo em 2012, pedindo votos e dizendo aos goianienses: tenho certeza que Paulo Garcia é o melhor para Goiânia (o vídeo está disponível no Youtube para quem quiser relembrar).

Empresário de sucesso
A outra opção para os eleitores goianienses é Vanderlan Cardoso, um empresário de sucesso, dono de uma das grandes empresas goianas no ramo de produtos alimentícios e de higiene, a Cicopal, que já se ramificou para outros Estados. Vanderlan foi prefeito de Senador Canedo por dois mandatos sucessivos, de 2005 a 2010.

A exemplo de Iris, Vanderlan Cardoso também renunciou para disputar o governo em 2010. Mas a diferença é que a gestão de Vanderlan tinha feito Senador Canedo passar por um desenvolvimento como nunca na história. Nesse caso o titular podia, como efetivamente fez, deixar o comando da cidade para o vice, que tocou em frente projetos de sucesso implantados que estavam funcionando perfeitamente.

Nesse breve resumo biográfico dos dois contendores é possível perceber a diferença entre eles. Enquanto Iris é um político profissional e, como tal, dotado de uma visão que só consegue enxergar a próxima eleição, Vanderlan é um líder empresarial experiente, dono de uma trajetória de sucesso com­provada. Seu grande empre­endimento empresarial confirma — aliás, ele tem outras empresas, em outros ramos de atividade — visão estratégica e administração com planejamento: nenhuma empresa cresce se não for gerida dentro dos mais modernos parâmetros administrativos.

Foi essa visão que permitiu a Vanderlan Cardoso imprimir uma gestão diferente em Senador Canedo, que passou de cidade-dormitório antes para uma cidade pujante, polo de atração de pessoas, a ponto de ter se tonado alternativa para muitas famílias que moravam em Goiânia. Ele quer transferir essa visão empresarial, que foca em bons resultado, para a gestão da capital a partir de 2017.

Fazer mais com menos
O socialista diz que quer levar a experiência na iniciativa privada de fazer mais com menos e de buscar exemplos que deram certo em outras localidades. “Atender a população como contribuinte, ouvindo e respeitando. O poder público como um bom prestador de serviço é o conceito que será trabalhado junto aos servidores com capacitação e avaliação deles e utilização da tecnologia”, afirma Vanderlan Cardoso.

Com isso, justifica a proposta dele de implantação em Goiânia de polos empresariais em diferentes pontos/regiões da cidade, para dar oportunidade às micro e pequenas empresas, ampliando o leque de geração de empregos. Esses polos serão implantados em áreas adquiridas pela prefeitura com toda a infraestrutura, como energia, água, asfalto, comunicação e políticas de incentivos fiscais.

“Vamos instalar empresas não poluentes, como de tecnologia, confecção, calçados, cosméticos, marcenaria, movelaria, serralheria, artesanato. Esse projeto vai movimentar a economia local e abrir vagas mais perto da casa do trabalhador, evitando longos trajetos entre a casa e o local de trabalho, melhorando assim o transporte coletivo e o fluxo de carros”, diz o candidato do PSB.

Regionais descentralizam a administração e facilitam a vida dos cidadãos
Canedenses passeiam em parque de Senador Canedo: cidade passou por verdadeira revolução nas gestões de Vanderlan | Foto: Divulgação

Canedenses passeiam em parque de Senador Canedo: cidade passou por verdadeira revolução nas gestões de Vanderlan | Foto: Divulgação

A criação de regionais foi um dos fatores mais importantes para o sucesso da gestão de Vanderlan em Senador Canedo. Descentralizou a administração e facilitou a vida dos cidadãos. Ele lembra que foram implantadas três regionais no município e todas funcionaram muito bem durante toda a gestão. “Tem seis anos que sai da prefeitura, então não posso afirmar como elas funcionam hoje. Mas na ocasião elas serviram muito para reduzir os gastos da prefeitura e para resolver os problemas da região com mais agilidade. Goiânia, que é uma metrópole, precisa ainda mais dessas regionais, por isso aqui nós iremos instalar oito regionais, beneficiando todas as regiões da cidade”, afirma.

Em Goiânia, o plano de governo de Vanderlan estabelece a implantação de oito administrações regionais — ideia que foi copiada pelo adversário Iris Rezende. Ele explica por quê: “Existem várias pequenas cidades dentro de Goiânia, cada uma com problemas e carências específicas. Com isso, o cidadão então poderá resolver a maioria dos seus problemas na sua própria região, sem precisar se deslocar às sedes das instituições da prefeitura, para questões ligadas a licenças ambientais, a limpeza urbana, poda de árvores, manutenção de postos de saúde e escolas, a instalação de um Vapt Vupt Municipal, dentre outras funcionalidades. E, além de melhorar a qualidade do atendimento, ainda vamos economizar com a prestação rápida dos serviços públicos, com qualidade e agilidade, no local onde os problemas acontecem.”

O empresário e candidato a prefeito da capital não tem dúvida. “Goiânia precisa recuperar o tempo perdido. Nossa capital tem mais de 250 quilômetros quadrados de área urbana, somando mais de 800 bairros e quase 1,5 milhão de habitantes. Mas a prefeitura não acompanhou esse ritmo. Com uma administração centralizada, burocrática e emperrada, os últimos prefeitos de Goiânia ficaram sentados no gabinete e longe dos problemas. Nós vamos mudar essa realidade implantando uma administração moderna e transformadora em Goiânia”, diz Vanderlan Cardoso.

Algumas propostas de Vanderlan Cardoso para Goiânia

  • Tornar Goiânia referência nacional em transparência da gestão municipal com transparência total e absoluta nas informações do município;
  • Buscar padrões de eficiência e eficácia na gestão pública municipal através da otimização de recursos, foco em resultados e gestão orientada por processos de avaliação contínua;
  • Criar as unidades administrativas regionais;
  • Estabelecer um programa de formação profissional para o funcionalismo público municipal, de forma a capacitar os investidores a prestarem serviços condizentes com uma gestão dinâmica e transparente.

Quem conhece a cidade opina sobre Vanderlan Cardoso

098-0Helenir Queiroz

líder empresarial, ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg)

Vanderlan Cardoso é hoje a melhor alternativa para nossa capital. Achei positivo que ele se comprometeu a lutar contra o desperdício dos recursos. Como empresário ele sabe que valorizar o cliente é fundamental. E o cliente da Prefeitura é o cidadão que paga impostos caros para manter os serviços públicos.

nNion Albernaz

Foi prefeito de Goiânia por três vezes, considerado o melhor prefeito da capital

Tive a honra de ser prefeito de Goiânia por três vezes. Tudo tem o seu tempo. Nós não podemos prolongar aquilo que encerra numa determinada idade. Eu tenho certeza de que o Vanderlan com a experiência que ele tem e Thiago Albernaz, eles são a inovação, eles vão trazer de volta tudo aquilo que se perdeu ao longo do tempo.

2398José Vitti

deputado estadual (PSD), vai assumir a presidência da Assemblei Legislativa em 2017

Nossa capital precisa de uma gestão séria, experiente e atenta aos anseios da sociedade e, sem nenhuma dúvida, Vanderlan Cardoso e Thiago Albernaz são os melhores nomes para essa administração responsável, planejada e comprometida com o povo goianiense.

vGiuseppe Vecci

deputado federal (PSDB)

Goiânia precisa de planejamento, de um gestor que se preocupe com a população e que tenha zelo. E Vanderlan, assim como o jovem Thiago Albernaz, reúne essas condições para realizar uma gestão voltada realmente para os interesses do goianiense. Ao longo da campanha, Vanderlan mostrou que tem visão estratégica de futuro ao apresentar propostas sérias, sem baixarias e sem demagogia. Tenho muitos motivos para apoiar este projeto que, com certeza, é o melhor para dar um novo rumo à cidade.

fjFrancisco Júnior

Deputado estadual (PSD), foi candidato a prefeito de Goiânia neste ano e ficou em quarto lugar, com mais de 63 mil votos

Eu avaliei os dois candidatos e vi que Vanderlan se prontifica a imprimir uma gestão mais moderna, por estar mais antenado com o que acontece no mundo atual. E ele mostrou uma disposição muito grande de acolher as propostas que eu fiz para a cidade nas áreas da saúde, dos transportes, etc. Ele vem com uma visão de modernizar a cidade, de fazer uma ação na prestação de serviços municipais. Comparando os dois projetos, vi que o dele é mais atual e, consequentemente, vai trazer mais resultados para Goiânia.

evElias Vaz

Vereador por Goiânia (PSB)

Vanderlan está mais preparado que seu adversário, ele tem uma concepção de gestão mais moderna que a do Iris Rezende. E Vanderlan não está preso à velha prática política de composição de governo, da política do “toma lá, dá cá”, de criação de cargos comissionados para alimentar essa relação histórica em todo o país. Vanderlan já deixou claro que não aceita essa prática. A gestão dele será marcada pela eficiência administrativa. Por isso Vanderlan é a melhor opção.

vrVilmar Rocha (PSD)

ex-deputado federal, titula da Secretaria de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente (Secima), foi candidato ao Senado em 2014, quando teve mais de 1 milhão de votos

Vanderlan Cardoso é moderno, em contraponto a Iris Rezende, que está arcaico — não digo que Iris esteja velho, não é isso, mas ele não é atualizado. Fernando Henrique Cardoso tem mais idade que Iris, e, no entanto, é um cara atualizado, contemporâneo. Vanderlan tem essa contemporaneidade e, dessa forma, é capaz de interpretar melhor a realidade de Goiânia e dar soluções e essa realidade. Por isso, não há dúvida de que entre essas duas opções, Iris e Vanderlan, não resta dúvida, é Vanderlan o melhor para Goiânia.

djDjalma Araújo

Vereador por Goiânia, foi candidato a prefeito este ano pela Rede

Resolvemos apoiar Vanderlan Cardoso no segundo turno porque ele significa avanço em relação a Iris Rezende. Ele significa a possibilidade de construir uma cidade melhor. Já o candidato do PMDB significa o atraso, Iris é um retrocesso inaceitável para a cidade. Eu conheço Iris. Hoje a Prefeitura de Goiânia tem uma dívida de R$ 500 milhões e Iris foi o responsável, foi ele que deixou essa dívida para Paulo Garcia. Essa dívida não foi paga e por isso Goiânia entrou no caos administrativo e financeiro que está hoje. Essa é a verdade. Iris promete as coisas e não cumpre. Isso é a velha política, que lembra os coronéis. Aliás, Iris tinha de reconhecer que passou o momento de se afastar, dar lugar para os outros.

iraIrapuan Costa Junior

Ex-governador de Goiás, criador do maior distrito industrial do Estado, o Daia, em Anápolis

Vanderlan Cardoso é um político que chega com todo o entusiasmo para administrar Goiânia, ao passo que Iris Rezende já cumpriu sua missão como prefeito por três vezes. Vanderlan já mostrou sua competência na iniciativa privada e na Prefeitura de Senador Canedo e chegou ao momento de ele dar uma contribuição maior aos goianos como prefeito da capital. Iris cumpriu seu papel, foi bom prefeito, mas a vida deve se renovar e chegou a vez de Vanderlan poder contribuir.

fFrederico Jayme

Chefe de gabinete da Go­vernadoria, ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado

Vanderlan Cardos é melhor para Goiânia por ser administrativa e politicamente competente. Tem práticas modernas de administrar e há outra questão importante: é ético e honesto. Vanderlan tem experiência administrativa comprovada em sua passagem como prefeito de Senador Canedo, quando fez gestões elogiadas, e como empresário também é um homem vitorioso. Por tudo isso, e muito mais, ele é muito melhor que Iris Rezende. Goiânia só tem a ganhar elegendo Vanderlan Cardoso.

948375Marcos Abrão

Deputado federal (PPS)

Vanderlan Cardoso representa inovação da administração na capital. É um gestor comprovado tanto na inciativa privada quanto na gestão pública, provou isso em Senador Canedo. É o que Goiânia está precisando neste momento, uma pessoa que saiba fazer os recursos, que são poucos neste quadro de crise econômica, virarem melhorias para a população. A diferença maior em relação a Iris Rezende se dá na prioridade na prestação de serviços. Tenho plena convicção que Vanderlan tem muito mais capacidade de pôr a máquina para fazer um bom serviço público. Por isso que eu apoio Vanderlan Cardoso.

 

tejotaPriscila Tejota

Vereadora eleita em Goiânia pelo PSD, com 4.807 votos

O meu projeto político é muito mais compatível com o de Vanderlan Cardoso. No primeiro turno vi como ele fez uma campanha propositiva, bonita, apresentou suas propostas para Goiânia e isso o levou a crescer nas pesquisas e ir ao segundo turno. Vanderlan é uma renovação que Goiânia precisa. É um gestor que faz uma política moderna, e acredito que isso faz diferença no Executivo, porque todo o orçamento da cidade está nas mãos do prefeito. Vanderlan tem um perfil de sucesso como empreendedor e gestor público, e isso certamente será de muita valia na administração de Goiânia. Ele fez isso em Senador Canedo e acredito que fará também em Goiânia, com avanços na saúde, na educação, no meio ambiente e tantas outras áreas.

thAlexandre Baldy

deputado federal (PTN)

Neste momento econômico e financeiro de dificuldades, Goiânia precisa de um gestor que saiba administrar com inovação, que saiba administrar de forma a gerar empregos, para que a cidade se desenvolva. Vanderlan Cardos é essa pessoa. O povo não é bobo, sabe que os serviços nada mais é que obrigação de um prefeito, é preciso muito mais, principalmente numa cidade como Goiânia. Vanderlan tem condições de promover inclusão, fomentar desenvolvimento, por ser um empresário de sucesso. É um gestor de mão cheia, e provou isso na iniciativa privada. Goiânia parou nos últimos anos e até um polo tecnológico que quiseram implantar não foi para frente. Com Vanderlan, esse projeto será concretizado, gerando emprega e renda para os goianienses. Goiânia precisa voltar a ter desenvolvimento.

braulioBráulio Afonso Morais

ex-vereador, vice-presidente da Celg GT

Vanderlan Cardoso é competente e tem responsabilidade com a administração pública. Já mostrou capacidade de inovação e de dar solução aos problemas atuais da cidade. Ele fez uma revolução em Senador Canedo. E já tem a receita de sucesso com os polos de desenvolvimento, com gestão descentralizada em que criou três regionais administrativas. Foi um exemplo não só para Goiás, mas para o Brasil. Vanderlan pensa no futuro e não só no momento. Ao contrário de Iris, que só pensa em fazer obras, Vanderlan tem projetos para a cidadania, para o futuro. Ele tem projeto político para ser reconhecido, o que garante avanço para Goiânia. Vanderlan é o melhor para nossa capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.