Trindade tem os melhores número da educação em Goiás

Cidade da Região Metropolitana de Goiânia atingiu marca de 73% no crescimento do número de alunos matriculados na rede municipal de ensino de 2012 a 2019

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Fica em aberto para que outro município goiano mostre tamanho avanço e legado em educação num período de seis anos e meio. Trindade fará 100 anos em 2020 e entre os grandes feitos da gestão do prefeito Jânio Darrot (PSDB) está o aumento em 73% do número de alunos matriculados. O censo indica exatos 7.856 em 2012 contra 13.631 estudantes na rede municipal de ensino neste ano na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Questionado sobre os passos seguidos para chegar ao resultado verificado, Jânio destacou que a educação foi uma das áreas zeladas, focadas desde o primeiro dia da sua gestão. “Qualificamos com cursos e valorizamos os profissionais com aumentos salariais, respeitando o Piso Nacional.  Construímos novos e modernos Cmeis [Centros Municipais de Educação Infantil], reconstruímos, reformamos, modernizamos, equipamos todas as escolas e CMEIs, algumas com quadras esportivas e adquirimos novos veículos para o transporte escolar.”

E continua: “Qualificamos nossa qualidade e serviço de merenda, uniformizamos gratuitamente, durante todos os anos, todos os alunos, distribuímos gratuitamente, todos os anos, todo o material escolar, também para todos os alunos, informatizamos processos, como a matrícula e o ponto eletrônico, entre muitas outras ações de menor porte”.

E na quinta-feira, 1º, houve o retorno às aulas na rede municipal para o segundo semestre. A expectativa de avanços na educação trindadense não para, de acordo com o prefeito. “Sempre motivados, voltamos com destaque de estudo da BNCC [Base Nacional Comum Curricular] com a equipe pedagógica e diretores do ensino fundamental, além de reuniões gestoras em todas as unidades sobre esta pauta e já estamos trabalhando a realização do nosso tradicional seminário com todos os profissionais da rede municipal para o mês de novembro”, destacou Magda Batista, superintendente da Secretaria de Educação de Trindade.

No Jardim Scala, Região Leste da cidade, diretora, alunos e professores da Escola Almiro Pereira da Silva estavam motivados para início das aulas. No início da manhã, logo após o dia clarear, Vânia Saraiva e educadores fizeram pose ao lado de alunos. Animada, pediu providências e apoio de outras secretarias, principalmente obras.

Ao falar sobre construir uma quadra de areia, curso de paisagismo e jardinagem para a comunidade, Vânia nos mostrou o bem cuidado jardim e a horta da escola que são usados para reforçar a merenda escolar da unidade, além de servir de apoio financeiro para o cuidador, senhor João, um aluno da EJA, e ainda beneficia pais de menor poder aquisitivo.

“A avaliação que faço da atual gestão é bastante positiva, com muito investimento e supervisão, acompanhamento dos administradores. Atuam com compromisso, honestidade e seriedade. E estes são valores primordiais não só para a Educação como também para todas as áreas do governo”, declarou Vânia.

Ao lado da escola, no Jardim Scala, visitamos no mesmo dia o Cmei Enzo Luiz Sales de Araújo, construído e duplicado na gestão Jânio. A comunidade de professoras se mostrou contente e disse esperar para os próximos dias o início das aulas para mais 150 alunos, que serão acolhidos nas novas salas de aula recém-construídas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.