Trindade supera metas e avança no Ideb

Município supera média projetada para 2017 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Profissionais da rede municipal de ensino e o prefeito Jânio Darrot (PSDB) comemoram o resultado da cidade no Ideb

Paulo Afonso
Especial para o Jornal Opção

A nota de Trindade na Prova Brasil saiu de 5,5 em 2015 para 5,7 em 2017 nos anos iniciais do ensino fundamental – 5° ano. A avaliação superou a média nacional e municipal projetada para o ano passado, que era de 5,6. Nas séries finais – 9° ano –, a cidade alcançou a nota 4,7, acima da média nacional projetada de 4,3. O crescimento foi de dois décimos na comparação com 2015.

A avaliação foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com base em questionários para alunos de todo o País. O estudo é realizado a cada dois anos.

Nos anos iniciais, os destaques nas notas do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) ficaram por conta das escolas municipais Cirandinha, com 6,5, José Felício Sobrinho, que atingiu 6,3, Dona Catu, com 6,3, e Tabelião Augusto Costa, 6,1. O colégio Tabelião Augusto Costa obteve o maior crescimento percentual. A unidade tinha feito 4,7 em 2015 e saltou 1,4 ponto.

Ainda nessa categoria, as escolas municipais Messias Bites Leão, João de Deus Guimarães, Dr. Alcides Albernaz de Oliveira atingiram nota 6,0. O colégio Padre Antão Jorge conseguiu avaliação 5,9 e Professora Selma Ferreira dos Santos 5,5. Todas as cinco unidades melhoraram seis décimos na avaliação de 2015 para 2017.

O prefeito Jânio Darrot (PSDB) agradeceu à equipe da Secretaria da Educação e Cultura em nome do secretário João do Carmo e da superintendente Magda Batista. O tucano citou o trabalho de excelência realizado pela então secretária Eva Eny Junqueira. Darrot enalteceu o trabalho de cada servidor, com cumprimentos aos professores, diretores e gestores escolares que ajudaram e contribuíram para alcançar a meta. “Colhemos os frutos de 5 anos e 8 meses de investimentos na qualidade do ensino”, declarou.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) constitui um indicador da qualidade do ensino no Brasil. Considera a proficiência em língua portuguesa e matemática obtida na Prova Brasil, avaliação aplicada aos alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental e na 3° série do ensino médio.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.