Trindade inaugura primeira unidade da Defensoria Pública Estadual

Unidade do órgão estadual foi aberta ao público na segunda-feira, 28, e passa a funcionar das 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira

Defensora pública-geral do Estado, Lúcia Silva Gomes Moreira, parabeniza trabalho do prefeito Jânio Darrot para ter unidade da DPE-GO em Trindade | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) em Trindade foi inaugurada na segunda-feira, 28, com solenidade prestigiada por autoridades estaduais e municipais. A unidade, que fica na Praça Constantino Xavier, no Centro da cidade, funcionará de segunda à sexta-feira, com atendimentos gratuitos das 8 horas às 17 horas.

Defensora pública-geral Lúcia Silva Gomes Moreira enalteceu o empenho do prefeito Jânio Darrot (PSDB), o apoio do governador José Eliton (PSDB) e da Assembleia Legislativa, na figura do líder do governo na Casa, o deputado Francisco de Oliveira (PSDB), em instalar uma unidade da DPE no município.

“Jânio, além de viabilizar a nossa vinda para Trindade, concedeu o espaço para instalação e também muito importante, reformou e adequou as instalações para que prestemos um excelente trabalho efetivo, célere e humanizado para a população trindadense”. A defensora pública-geral destacou que a ação do prefeito atende “principalmente aquelas e aqueles que não têm como custear a defesa dos seus direitos”.

Ao lado da primeira-dama de Trindade, Dairdes Darrot, e do vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB), Jânio reforçou a importância de receber uma unidade da Defensoria Pública em Trindade. “Estamos incluindo pessoas em seus direitos à cidadania; em ser defendidas de forma gratuita e digna.”

E continuou: “Fizemos, estamos fazendo muito em todas as áreas, mas o maior legado do nosso governo será a transparência administrativa e a colaboração para com a Justiça, ampliando todas as formas que asseguram os princípios da moralidade e da legalidade da gestão pública do município.”

O prefeito aproveitou a ocasião para parabenizar o governador José Eliton pela instalação da Defensoria Pública em Trindade e por feitos significativos em dois meses à frente do Estado.

Também participaram da solenidade o diretor da Agrodefesa, Juan Carlos Alves Freire, que representou o governador na inauguração, vereadores da cidade, integrantes do Ministério Público, Fórum, Polícia Civil, Militar, Ordem dos Advogados do Brasil subseccional do município (OAB), Procuradoria Municipal, secretarias e Procon.

O que é a Defensoria Pública?

No Brasil, o acesso à Justiça é um direito fundamental de todo indivíduo que estiver no País, garantido na Constituição Federal. Sabe-se que o acesso ao Judiciário é realizado através de advogados e que nem sempre é um serviço pelo qual as pessoas têm condições de pagar.

Se, por um lado, o advogado não é obrigado a realizar seu serviço gratuitamente, mas muitas pessoas não podem pagar por um serviço de assistência jurídica, ao mesmo tempo em que possuem a garantia de que terão o acesso à Justiça, surge um impasse. Para a sua solução, existe a Defensoria Pública, que é a responsável por garantir a assistência jurídica de forma gratuita.

Defensoria Pública do Estado em Trindade
Horário de funcionamento: das 8 às 12h30
Segunda e quarta-feira: direito cível e da infância
Terça e quinta-feira: direito da família
Sexta-feira: direito criminal
Urgência: de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas
Endereço: Praça Constantino Xavier, prédio da Prefeitura de Trindade, Centro

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.