Durante evento de lançamento, prefeito Jânio Darrot (PSDB) destacou a importância das críticas e dos elogios populares para o desenvolvimento das políticas públicas no município

Prefeito Jânio Darrot discursa durante implantação do GGIM em Trindade | Foto: Iris Roberto
Fábio PH
Especial para o Jornal Opção
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) faz parte de ação estratégica do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Acolhe um novo modelo de gestão integrada da segurança, que altera a maneira com que os municípios enfrentam a violência e a criminalidade.
Segundo esse modelo, o município deixa de intervir apenas de forma criminalizadora – atuando, na maioria das vezes, após o cometimento do delito – e passa também a agir preventivamente, por meio de ações sociais, evitando que os delitos venham a ocorrer.
O GGIM-Trindade será coordenado pela Agência Municipal de Segurança Pública e Patrimonial, que tem a presidência de Marcos Lago, com parcerias da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) e das principais forças de segurança pública da cidade: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros; polícia da Câmara Municipal; sociedade civil organizada; entidades classistas; e praticamente todas as secretarias e agências do governo.
Durante o participativo e prestigiado lançamento do gabinete, Marcos Lago ressaltou a importância dos parceiros na criação de mecanismos disciplinares, vigilantes, para os avanços do sistema de segurança em Trindade. Falando em nome dos parceiros, o presidente da Câmara, vereador Hélio Braz (PSDB) elogiou a iniciativa e colocou o Legislativo trindadense à disposição do gabinete.
Consultor e especialista da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Madson Ribeiro destacou em palestra a importância de planejamento detalhado de ações e o comprometimento prioritário de participação dos parceiros e do Executivo municipal em reunião mensal do GGIM.
O prefeito Jânio Darrot lembrou que esta é a segunda tentativa de criação do GGIM em Trindade, em sua gestão; que acredita no êxito da ação em função de uma nova formatação e do bom momento por qual atravessa a Segurança Pública na cidade. Jânio citou homenagem recebida no Estado, pelos comandantes Ênio Hans e Rogério Batista, da PM, em função da diminuição dos delitos no município.
Falando da integração dos parceiros no GGIM e do crivo popular, o prefeito ressaltou que as críticas e os elogios são salutares para a administração. “Às vezes, achamos que está tudo certo e nos chegam opiniões contraditórias, nos apontando um caminho melhor, mais assertivo”, disse.
Deixe uma resposta