Trindade implanta o Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Durante evento de lançamento, prefeito Jânio Darrot (PSDB) destacou a importância das críticas e dos elogios populares para o desenvolvimento das políticas públicas no município

Prefeito Jânio Darrot discursa durante implantação do GGIM em Trindade | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

O Gabinete de Gestão In­te­grada Municipal (GGIM) faz parte de ação estratégica do Programa Nacional de Se­gu­rança Pública com Cidadania (Pro­nasci). Acolhe um novo modelo de gestão integrada da segurança, que altera a maneira com que os municípios enfrentam a violência e a criminalidade.

Segundo esse modelo, o município deixa de intervir apenas de forma criminalizadora – atuando, na maioria das vezes, após o cometimento do delito – e passa também a agir preventivamente, por meio de ações sociais, evitando que os delitos venham a ocorrer.

O GGIM-Trindade será coordenado pela Agência Municipal de Segurança Pública e Patrimonial, que tem a presidência de Marcos Lago, com parcerias da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) e das principais forças de segurança pública da cidade: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros; polícia da Câmara Municipal; sociedade civil organizada; entidades classistas; e praticamente todas as secretarias e agências do governo.

Durante o participativo e prestigiado lançamento do gabinete, Marcos Lago ressaltou a importância dos parceiros na criação de me­canismos disciplinares, vigilantes, pa­ra os avanços do sistema de segurança em Trindade. Falando em no­me dos parceiros, o presidente da Câmara, vereador Hélio Braz (PSDB) elogiou a iniciativa e colocou o Legislativo trindadense à disposição do gabinete.

Consultor e especialista da Se­cre­taria de Segurança Pública de Goiás, Madson Ribeiro destacou em palestra a importância de planejamento detalhado de ações e o comprometimento prioritário de participação dos parceiros e do Executivo municipal em reunião mensal do GGIM.

O prefeito Jânio Darrot lembrou que esta é a segunda tentativa de criação do GGIM em Trindade, em sua gestão; que acredita no êxito da ação em função de uma nova formatação e do bom momento por qual atravessa a Segurança Pública na cidade. Jânio citou homenagem recebida no Estado, pelos comandantes Ênio Hans e Rogério Batista, da PM, em função da diminuição dos delitos no município.

Falando da integração dos parceiros no GGIM e do crivo popular, o pre­feito ressaltou que as críticas e os elogios são salutares para a administração. “Às vezes, achamos que está tudo certo e nos chegam opiniões contraditórias, nos apontando um caminho melhor, mais assertivo”, disse.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.