Trindade autorizou mais de 175 mil exames de média e alta complexidade em 2014

Em média sempre ascendente, foram quase 15 mil procedimentos mensais, com aumento de 400% entre o início e o fim do ano

Felipe Cândido
Especial para o Jornal Opção

A Prefeitura de Trindade, por meio da Se­cretaria de Saúde, de­senvolve serviço de dedicação exclusiva ao cidadão. De acordo com a secretária da pasta, Gercilene Ferreira, a Branca, diariamente, 550 pessoas são atendidas na rede pública de Trindade. Em 2014, fo­ram autorizados mais de 175 mil pro­cedimentos, com uma média de 190 exames de alta complexidade e 14.430 de média complexidade por mês.

Para se ter ideia do aumento do nú­mero de procedimentos ao longo do ano, em janeiro foram autorizados 5.294; já em novembro foram 21.333 procedimentos, um acréscimo de 400%. O prefeito Jânio Dar­rot (PSDB) garante que as melhorias têm de ser constantes, mas aponta que os resultados do sistema público de saúde são satisfatórios. “O objetivo desta gestão é trazer benefícios e a­tendimento público de boa qualidade para todos os trindadenses.”

Melhorias para a população

Em 2014, a Prefeitura trabalhou para a reestruturação total e reaparelhamento do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). Foi implantado um centro cirúrgico para partos e outras cirurgias, sistema de ar, cozinha, lavanderia, reforma predial e de leitos, aquisição de cadeiras de rodas, contratação de médicos, profissionais e técnicos especializados, informatização e controle de dados e estoques, entre muitas outras ações.

Além dessas medidas, a gestão do prefeito Jânio Darrot reformou dez unidades básicas de saúde (UBSs) nos bairros Bela Vista, Guarujá, Redenção, Centro, Laguna, Vida Nova, Samara, Vila Pai Eterno e Santa Maria. Está também em andamento a reforma das UBSs dos setores Ana Rosa, Jardim Marista, Dona Iris 2, Ponta Kayana, Palmares, Oliveiras, Floresta, Tamareiras, Maysa 2 e Jardim Califórnia.

A Unidade de Pronto Atendi­mento (UPA) localizada no Setor Soares também está em construção. O serviço do local vai revolucionar o sistema de saúde da Região Leste de Trindade.

Mutirão da saúde

Na última semana do ano a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Mutirão da Saúde. Foram oferecidos para a população serviços como aferição de pressão, verificação de glicemia, vacinação para crianças e adultos, serviços oftalmológicos, odontológicos e de clínica-geral, além de entrega de exames.

A pasta também realizou a entrega de autorização de procedimentos de média e alta complexidade para pacientes que aguardavam autorizações, tais como ressonância magnética, tomografia, cintilografia óssea, densitometria, ecocardiograma de estresse e colonoscopia, entre vários outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.