Sebraetec oferece soluções inteligentes para empreendedores

Programa aproxima dois atores essenciais para a inovação: pequenos negócios e prestadores de serviços tecnológicos

Fabrício Romão: “Existem empresas sérias e de credibilidade prestando serviço para o Sebrae-GO, isso transmite mais segurança e amparo aos empresários” | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

Felipe Cardoso

Como o próprio nome diz, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pe­que­nas Empresas em Goiás (Sebrae-GO) é uma entidade que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de pequeno porte. Com atuação em todo o território nacional, há mais de 45 anos fortalece o empreendedorismo e fomenta a economia por meio de parcerias com os setores público e privado.

Pesando em solucionar as inúmeras dificuldades encontradas pelos empresários que buscam alavancar seus negócios, o Sebrae-GO oferece aos empreendedores um programa de inovação tecnológica: o Sebraetec. As soluções apresentadas pelo programa atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. O Sebraetec funciona como agente de capacitação pois conta com ideias de negócio que podem ajudar a melhorar a competitividade das empresas.

Ao procurarem o escritório regional do Sebrae-GO com suas demandas, os empresários farão um cadastro de sua empresa. Ao ser aprovado, o Sebraetec irá oferecer uma assistência capaz de estimular o aumento das vendas e a valorização dos produtos, bem como o controle de gastos. Para que possam identificar e solucionar diversos problemas do meio empresarial, os parceiros cadastrados irão prestar auxílio aos empreendedores que, por sua vez, poderão aprender a planejar, buscar informações e estabelecer metas.

Dessa forma, as soluções em produtividade poderão ser alcançadas. Assim, os empreendedores conseguirão atender aos padrões de qualidade exigidos pela clientela, dando ao seu produto a confiabilidade que o mercado requer. Para que o objetivo seja atingido, o Sebraetec atua com diversos serviços customizados e especializados, promovendo o acesso a soluções que variam dentro de sete áreas do conhecimento: design, inovação, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, sustentabilidade e serviços digitais.

Experiências de sucesso

O empresário Fernando Pacheco é proprietário do bar e restaurante Moony, localizado no setor Marista, em Goiânia. O jovem empreendedor conseguiu reunir em um único ambiente o melhor da cozinha contemporânea e coquetelaria internacional na intenção de refletir a experiência de vários lugares do mundo em um único local.

O restaurante é famoso por surpreender o seu público com uma beleza gastronômica minuciosamente elaborada. O cardápio é composto por um menu executivo, comidas à la carte e drinks. Mas para que tantas variedades oferecidas pela casa pudessem atingir um público mais amplo, Fernando sentiu a necessidade de inovar. Foi aí que conheceu e apostou no Sebraetec. “Um casal de amigos, que também são empreendedores, me recomendaram fazer o cadastro no Sebrae assim que eu expus a ideia de desenvolver um site para o restaurante.”

Após cadastrar sua empresa, Fernando apresentou seu projeto ao Sebraetec, que lhe auxiliou na escolha de uma empresa que pudesse traçar os próximos passos. “Eles me indicaram algumas agências de publicidade e, dentre as opções, acabei escolhendo a RedCake para desenvolver a nossa página. Depois, eu passei todas as coordenadas e eles imediatamente deram início aos trabalhos.”

Fernando Pacheco: “Hoje, temos um site interativo, moderno, dinâmico e eficiente. A concretização dessa ideia nos permitiu estabelecer uma ponte entre o Moony e a clientela” | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

O trabalho conjunto foi fundamental para dar ao site a cara que Fernando tanto esperava. “A nossa principal dificuldade era trabalhar a comunicação. Hoje, temos um site interativo, moderno, dinâmico e eficiente. A concretização dessa ideia nos permitiu estabelecer uma ponte entre o Moony e a clientela.”

Quanto às inovações, Fernando explicou que o site possui grandes diferenciais. Um deles é o cardápio integralmente disponível para que os internautas tenham acesso aos preços e especialidades da casa. Outro ponto a ser destacado é que a plataforma permite aos visitantes estarem inteirados de tudo o que acontece no bar. “As nossas redes sociais estão vinculadas ao site, então tudo o que publicamos é imediatamente redirecionado à plataforma.” Há também uma aba de “rádio”. Nela, os clientes podem conferir seleções com as principais músicas tocadas no Moony.

Por fim, e não menos importante, a plataforma conta com uma ferramenta delivery. Assim, os famintos de plantão podem fazer os seus pedidos sem sair de casa. “Muitos utilizaram primeiro o nosso site para conhecer o nosso trabalho. Somente após a experiência com o serviço delivery é que se interessam em conhecer melhor o espaço físico do Moony. O interessante é que conseguimos atender tanto o meio físico quanto o virtual e isso nos possibilita atingir uma movimentação e lucratividade mais ampla”, explicou o empresário.

Tido como um lugar eclético, repleto de elementos chamativos e uma decoração bastante colorida, Fernando Pacheco assegura que a preocupação é garantir uma vivência única ao cliente. “Sempre focamos na experiência e não apenas no consumo. Queremos que todos usufruam do ambiente como um todo e não somente dos produtos que oferecemos.”

Outro exemplo é a Aquatropic Aquacultura & Meio Ambiente. Trata-se de uma empresa especializada em aquicultura que possui sede localizada no Setor Sol Nascente, em Goiânia. Sob propriedade de Fabrício Romão e Fernando Malamud, o empreendimento apresenta diversos projetos distribuídos em todo País com consultores especializados e equipamentos adequados para trabalhar nas áreas de aquicultura e meio ambiente.

A empresa surgiu no ano de 2008 e desde então trabalha com assistência e elaboração de projetos para aquicultura. Em 2009, se credenciaram ao Sebrae como prestadores de serviço e desde então auxilia empresas vinculadas ao programa. Porém, ao longo do tempo, os empresários sentiram a necessidade de inovar e, por já conhecerem a eficiência dos serviços prestados pelo Sebrae-GO, resolveram concretizar os projetos.

“Por estarmos próximos e conhecermos bem como o programa funciona, resolvemos solicitar o mesmo serviço para a nossa empresa. No ano passado, entregamos quatro demandas para o Sebraetec. Solicitamos o registro da nossa marca, o registro de dois produtos que desenvolvemos, a criação de uma identidade visual e a repaginação da logo e dos logotipos dos nossos produtos”, enumerou Fabrício Romão.

A empresa goza de ampla credibilidade por contribuir com o desenvolvimento das atividades rurais de maneira responsável, profissional e sustentável, visando o incremento de renda aos investidores do meio rural. Quanto à experiência com os serviços prestados pelo Sebraetec, Fabrício foi incisivo ao avaliar positivamente o programa. “Ao confiarmos os nossos projetos ao Sebraetec, estamos respaldados por dois tipos de empresas: o Sebrae, que tem um nome a zelar e subsidia parte desse serviço, e empresas cadastradas que já possuem uma credibilidade no mercado por prestarem serviços de qualidade.”

O empresário conta que há 9 anos a identidade visual da empresa não sofria alterações. “A nova logo nós criamos com o apoio do Sebra­e­tec. Os próprios clientes já elogiaram dizendo que o novo modelo é mais interessante e tem a cara da empresa.” Quanto aos trabalhos feitos em prol dos produtos a serem comercializados pela empresa, Fabrício disse que, apesar de ainda não estarem disponíveis no mercado, os anseios dos empresários foram prontamente atendidos. “De início, a nossa maior preocupação era agilizar a parte burocrática da identidade desses produtos. Em relação a essa necessidade, estamos completamente satisfeitos com o trabalho.”

Ao ser questionado se recomendaria o serviço do Sebraetec para outros empreendedores, Fabrício Romão não mediu esforços ao dizer que indicaria “sem dúvida alguma”. Para ele, o fato de saberem que existem empresas sé­rias e de credibilidade prestando serviço para o Sebrae transmite mais segurança e amparo aos empresários que pretendem cadastrar seu negócio.

A Aquatropic conta com uma equipe de engenheiros e técnicos de aquicultura graduados pela Uni­versidade Federal de Santa Catarina. Esses profissionais coordenam uma equipe multidisciplinar com experiência e qualificação em diversos assuntos, como criação de peixes em viveiro escavado, tanque-rede e piscicultura, criação de camarões em água doce, criação de rãs, criação de camarões marinhos, criação de mexilhões, ostras, peixes marinhos e outros. Além disso, trabalham com a comercialização de produtos para controle de doenças, biossegurança, suplementos, probióticos e equipamentos.

Sete áreas: para que servem e como elas funcionam?

De acordo com o Sebraetec, as soluções virão a partir da aproximação de dois atores essenciais para a implementação da inovação: os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos. Após realizar essa ponte, ambos irão trabalhar para concretizarem as estratégias dentro dos seguintes aspectos:

Design
Como o objetivo é melhorar a aparência do produto ou do ambiente, trata-se de um processo intelectual, técnico e criativo. Ele contempla planejamento e desenvolvimento de projeto, focando no usuário com uma abordagem integrada de produto, serviço, comunicação e/ou ambiente para a empresa. Segundo o Sebrae-GO, no universo dos negócios, tudo, inclusive a aparência, deve estar voltado a melhorar os resultados financeiros. O Sebraetec Design poderá auxiliar o empreendedor a pensar na aparência, funcionalidade e atratividade do seu produto ou da sua empresa. Para que esses objetivos sejam alcançados, o Sebraetec disponibiliza: design de ambiente; design de comunicação; design de produto e design de serviço.

Inovação
Nesse aspecto, será trabalhado a introdução de produtos, processos, métodos ou sistemas que não existiam anteriormente no mercado ou empresa. “Para não ficar para trás no mercado e garantir ampla competitividade, uma empresa precisa inovar sempre. Porém, sabemos que inovar nem sempre é fácil e barato. Por isso, o Sebrae disponibiliza o Sebratec Inovação”, assegura a entidade. Nesse sentido, serão trabalhados os seguintes serviços: estudo de viabilidade técnica e econômica; gestão da inovação; elaboração de projetos de inovação; tecnologias de processos e, por fim, produtos e serviços.

Produtividade
Em termos de produtividade, o Sebrae desenvolve ações que permitem o aumento da eficiência do processo produtivo das empresas. Metodologias, técnicas ou procedimentos voltados aos aspectos de custos, tempo e flexibilidade nos processos de produção do negócio. Segundo o Sebrae-GO, ainda hoje existem empresários que acreditam que quanto mais sua empresa produzir, melhor ela está. “Pensando em ajudar o empresário a superar esta crença e aumentar o seu lucro, foi desenvolvido o Sebraetec Produtividade. A iniciativa parte do princípio de que uma empresa deve, antes de qualquer coisa, ser eficiente, fazendo sempre mais com menos”, atestou por meio de sua página na internet. Nesse sentido, o empreendedor poderá contar com os seguintes serviços: automação do processo produtivo; cadeia de suprimentos e métodos e técnicas de produção.

Propriedade Intelectual
No quesito propriedade intelectual, a categoria abrange a soma de direitos relativos a diversas atividades, assegurando que a empresa é muito mais do que tijolos, máquinas e pessoas. “O valor real do negócio pode estar além do que se pode ver. Além dos aspectos tangíveis, os intangíveis também compõem a riqueza da empresa.” Pensando nisso, o Sebrae disponibiliza para todos os pequenos negócios brasileiros o Sebraetec Propriedade Intelectual, com o objetivo de ajudar a proteger “o que é o mais importante no negócio”. O Sebraetec tem um portfólio variado de serviços voltados a: transferência e contratos de tecnologia; desenho industrial; marcas; patentes e outros ativos de propriedade intelectual.

Qualidade
Trata-se de ações que permitem a compreensão do grau de conformidade de um produto, processo ou serviço a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos. “As empresas não podem mais se satisfazer com o que elas acreditam ser bom, e sim com o que seus cliente esperam receber. Seguir os padrões de qualidade exigidos pela clientela e estabelecidos em lei é o segredo para dar ao seu produto a confiabilidade exigida pelo mercado”, afirma o Sebrae-GO. Por isso, o programa oferece o Sebraetec Qualidade. As soluções ofertadas nessa temática são: avaliação da conformidade; metrologia e normalização/regulamentação técnica.

Sustentabilidade
A sustentabilidade garante a gestão sustentável na empresa, considerando os pilares ambiental, econômico e social. Abordagem na qual a empresa busca não só o resultado econômico, mas também resultados ambiental e social, procurando, além disso, alinhamento às exigências de mercado. A respeito desse tópico, o site do Sebrae-GO reforça que “o bem-estar das pessoas, a preservação da natureza e os lucros estão integrados ao negócio e não podem ser dissociados”. Ressalta que a sustentabilidade realmente é a tônica do mercado nesse início de século. Por isso, o Sebraetec possui o seguinte portfólio de serviços voltados às empresas que desejam se tornar sustentáveis: água; energia; gestão da sustentabilidade; qualidade do ar e resíduos.

Serviços Digitais
Por fim, a categoria de serviços digitais envolve ações aplicadas nos meios digitais, ou seja, internet, canais de comunicação e interação remota, e tecnologias móveis. Estima-se com o aperfeiçoamento desse segmento conquistar, fidelizar e ampliar a participação da empresa no mercado. “Na era do conhecimento, dados vêm e vão com grande facilidade. A velocidade e a precisão das informações definem o tamanho do seu lucro. O que nem todo empreendedor entende é que soluções de serviços digitais não existem apenas para grandes empresas”, atesta. O Sebrae-GO oferece ao cliente o Sebraetec Serviços Digitais na intenção oferecer o que há de mais moderno aos empresários. Algumas das possibilidades oferecidas pelo Sebraetec nesse ramo são: e-commerce e serviços online.

Dirigentes comentam a eficácia do programa

Gerente do Sebrae de Inovação e Competitividade, Carmen Neixa explicou ao Jornal Opção que o programa Sebraetec oferece uma oportunidade a todos os donos de micro e pequenos negócios interessados em fortalecer e incrementar suas empresas. Para ela, a partir da consultoria com o Sebraetec, os empresários estarão mais preparados para competir nos mercados interno e externo. “O mercado tem apontado níveis elevados no requisito de exigências de inovação e tecnologia. O empresariado tem, portanto, que tornar seu olhar mais aguçado às necessidades do consumidor e compreender que as empresas devem oferecer serviços e produtos inovadores para facilitar o cotidiano dos seus clientes.”

Carmen Neiva: “O Sebrae-GO está de portas abertas para atender os interessados em inovar, utilizando tecnologias que vão lhes render bons negócios” | Foto: divulgação

Neiva assegurou ainda que a boa gestão empresarial deve, entre outros pontos, focar na agilidade, eficiência e eficácia no atendimento ao cliente e na entrega da mercadoria. “Portanto, o Sebraetec atua diretamente em sete áreas temáticas, buscando alternativas de qualidade e novos métodos de trabalho.”

Rodson Marden: “Muitos dos nossos clientes consideram as inovações trazidas pelos programas como um divisor de águas dentro das empresas” | Foto: divulgação

Já o analista do Sebrae-GO Rodson Marden ressaltou que o programa subsidia até 70% do valor das consultorias. Com isso, as micro e pequenas empresas poderão ser atendidas de forma acessível e com toda a excelência oferecida pelo Sebraetec. “Basta procurar o nosso gestor de atendimento e iremos verificar a viabilidade das demandas. Caso sejam apoiadas pelo Sebraetec, faremos o direcionamento às empresas prestadoras de serviço que estarão prontas para iniciarem a execução do trabalho.”

Quanto às empresas indicadas pelo programa para elaborarem as estratégias de intervenção, o analista ressalta que elas atendem as especificidades e particularidades de cada um dos casos trazidos pelos empreendedores. “Essas ações serão traçadas na intenção de resolver os problemas apontados por cada um dos clientes.”

Ao invés de participarem de cursos, congressos, workshops ou qualquer metodologia nesse sentido, os parceiros do Sebraetec apresentam as propostas e soluções para as dificuldades dos empresários. “Fica a critério do empreendedor já aplicar de imediato as soluções apresentadas que poderão atendê-lo a curto prazo, mantendo a empresa competitiva e sustentável em relação ao seu setor ou segmento.”

Segundo o analista, baseado nos números gerados pelos participantes do ano passado, pode-se perceber o que foi melhorado, o que gerou impacto, se houve maior rentabilidade, abertura de novos mercados e melhoria no processo produtivo. “Em relação ao ano de 2017, mais de 70% dos clientes avaliam positivamente o serviço prestado pelo Sebraetec.”

No que diz respeito aos números de 2018, Rodson afirma que o programa já atendeu praticamente 1.680 empresas e, até o final do ano, espera-se atender, no mínimo, 3.200 empreendedores.

Rodson assegurou que o produto Sebraetec é um dos mais bem avaliados do Sebrae. “Muitos dos nossos clientes consideram as inovações trazidas pelos programas como um divisor de águas dentro das empresas. A partir disso os empreendedores chegam a registrar até 30% a mais de produtividade. Essas ações proporcionam um diferencial em relação aos concorrentes.” Para ele, o Sebraetec tem sido um parceiro importante para a continuidade dos negócios de muitos empresários.

Fique por dentro

Como ter acesso?
Basta ir até o ponto de atendimento do Sebrae-GO de sua região com sua identidade e com o número do CNPJ de sua empresa. Durante o atendimento, você deve explicar a situação da sua empresa e indicar em que ponto há necessidade de inovar. Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos prestadores de serviços tecnológicos cadastrados para viabilizar a inovação na sua empresa.

Seja prestador
Empresas que prestam serviços de inovação e tecnologia podem participar do programa. Para isso, o Sebrae realiza o cadastro de empresas e instituições. Ao receber uma demanda da micro e pequena empresa, o Sebrae solicita aos prestadores de serviços cadastrados propostas de plano de trabalho para realizar projetos de inovação e incremento tecnológico desta empresa.

Mais informações
O Sebrae-GO realiza atendimentos presenciais em 12 escritórios regionais e em 30 pontos das agências Sebrae. Virtualmente pelo site sebraego.com.br ou pela central de relacionamento por meio do telefone 0800 570 0800.

Deixe um comentário