Sebrae realiza atividades especiais para os pequenos negócios em outubro

Em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro, estão previstos 2.000 atendimentos personalizados ao público

Diretor superintendente do Sebrae Goiás, Derly Fialho: “O primeiro dia de cada mês é sempre um grande desafio” | Foto: Edmar Wellington

Em 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que completa 20 anos em 2019. Para marcar a data, há oito anos o Sebrae Goiás promove o Mês das Micro e Pequenas Empresas. Durante esse período, são realizadas atividades especiais para os pequenos negócios.

“Estão previstas, no total, 168 ações, que incluem 2 mil atendimentos personalizados, 92 cursos, 23 oficinas, 35 palestras, 3 seminários, 14 apresentações da peça teatral, ‘A Loja’, além de uma rodada de negócios”, explica Luciana Sousa Marques, analista da Unidade de Atendimento Presencial do Sebrae Goiás.

Podem participar das atividades todas as pessoas que desejam abrir um empreendimento ou são donas de pequenos negócios. “A programação prevê o atendimento de 10 mil participantes e mais de 5 mil empresas”.

No Brasil, os pequenos negócios são grandes geradores de emprego e renda, com mais de 50% dos empregos formais. O mercado ainda sente os efeitos da crise econômica, mas, em Goiás, já há sinais de recuperação nas micro e pequenas empresas. No primeiro semestre, houve um aumento de cerca de 6% do faturamento em relação ao mesmo período de 2018.

Um exemplo disso é o de Arthur Benaglia, que teve o primeiro contato com o Sebrae por meio do Empretec, assim que saiu da empresa em que trabalhava. “Queria abrir um negócio e o Sebrae me deu as ferramentas para eu conseguir fazer esse sonho ficar um pouco mais próximo”. Hoje, ele comanda a empresa BNGL Gestão e Consultoria.

Sobre as ações em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, Arthur ressalta que é uma boa possibilidade de fazer networking. “É um aprendizado e eu estou sempre aberto a esse tipo de coisa, pois sempre temos que aprender coisas novas”, frisou.

A analista do Sebrae esclarece também que, estatisticamente, uma em cada quatro empresas não completa dois anos de vida. “Isto acontece por falta de três fatores básicos: a falta de qualificação do empreendedor, a carência de política públicas favoráveis e o acesso ao crédito e ao microcrédito”, disse Luciana Marques.

Segundo a analista do Sebrae, o empreendedor precisa fazer a sua parte e buscar se informar sobre o mercado, planejar o negócio e aprimorar as características empreendedoras que o manterão vivo, atrativo para o mercado e com possibilidades de aumento de faturamento, à medida que o empresário consegue se antecipar às necessidades do mercado e ser pioneiro na oferta.

A carência de políticas públicas favoráveis  tem sido foco de ações importantes, tais como a medida provisória da liberdade econômica e a possibilidade do reenquadramento ao simples que ocorreu no início do ano. Por fim, “o acesso a crédito e microcrédito, com oferta maior e mais descomplicada, possibilitando que novas ideias se transformem em ações através de investimentos facilitados, mas que propiciem negócios interessantes tanto para os empresários que buscam o crédito quanto para as instituições financeiras” diz.

Dimara Tavares dos Anjos Morais é a prova da importância destas ações. Ela é formada em educação física, mas sempre sonhou em abrir seu próprio negócio. “Eu sempre gostei de vendas, já nasci com isso, mas faltava preparo, informação, foi quando encontrei o Sebrae”. Ela conta que o marido a incentivou a buscar essa ajuda, e desde então seu negócio de laços só cresceu. “Fiz cursos de vendas, de truques de caixa, como atender o cliente, ou seja, tive todo o suporte para ter um negócio de sucesso. Basta sonhar e acreditar e o Sebrae vem e te ajuda a realizar”, finalizou.

Dinamara, proprietária da Di Anjos

Nesse sentido, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Derly Fialho,  reitera: “O primeiro dia de cada mês na vida de um empresário e de uma empresária é sempre um novo desafio. A empresa tem que girar positivamente para apresentar lucro no dia 30 e ter recursos para quitar todos os seus compromissos”.

Élita Ferreira Silva é cabeleireira há 30 anos e conta que, após os quinze primeiros anos à frente do negócio, ela participou de uma ação do Sebrae Goiânia que mudou os rumos de seu empreendimento: “Esse projeto fomentava o desenvolvimento do meu segmento da área da beleza, e aprendi melhor a parte de gestão, administração”.

Ainda de acordo com a microempresária, o Sebrae ofereceu oportunidades únicas para que se aprimorasse profissionalmente. “Recebi algumas lições fora do país, uma delas foi em uma universidade na Itália, quando surgiu a ideia de montar minha própria marca de cosméticos para salões de beleza. Então hoje, além de ser cabeleireira eu tenho uma marca, a Élita Brazil Cosmetic”. E finaliza: “O Sebrae realmente é pai para o pequeno empreendedor”.

Élita Ferreira, proprietária
da Élita Cosmetics,

Ainda durante outubro, o Sebrae estará em ação com a Semana Nacional de Crédito, que através das instituições financeiras parceiras, prestará orientação sobre linhas de crédito disponíveis, quais as que mais se encaixam a cada tipo de negócio, empresário e investimentos.

Confira a programação especial de outubro:

Eventos:

  • 11/10 – 19h – Sebrae em Sua CASA, Igreja A CASA
  • 15/10 – 19h – Circuito de Palestras Sebrae: Novos Consumidores Novos Negócios, um Show de Ilusionismo – Teatro Rio Vermelho, Centro de Convenções de Goiânia

Peça Teatral “A Loja”:

  • 01/10 – 19h30 – Goiânia – Auditório Sede do Sebrae/GO
  • 02/10 – 19h30 – Goiânia – ITEGO
  • 03/10 – 19h – Bom Jesus de Goiás – Centro de Convivência de Bom Jesus
  • 08/10 – 19h – Niquelândia – Cine Teatro de Niquelândia
  • 09/10 – 19h30 – Luziânia – Colégio Santa Cruz
  • 10/10 – 19h – Porangatu – Associação Comercial de Porangatu
  • 14/10 – 19h – Aparecida de Goiânia – Igreja Videira
  • 15/10 – 19h – Campos Belos – Auditório do ITEGO – Instituto Federal Goiano
  • 16/10 – 19h – Posse – Auditório Municipal José Antonino da Silva
  • 17/10 – 20h – Goiânia – Campo de Futebol do Conjunto Riviera
  • 18/10 – 19h – Cristalina – Feira FAICRIS
  • 22/10 – 19h30 – São Luis dos Montes Belos – AABB
  • 23/10 – 19h30 – Rio Verde – Associação Comercial e Industrial de Rio Verde – ACIRV
  • 24/10 – 19h – Anápolis – Auditório do Senac

Os treinamentos (palestras, oficinas e cursos) estarão sendo realizados em todo o estado, conforme programação disponível no site do Sebrae, www.sebraego.com.br. Maiores informações nas unidades de atendimento presencial do Sebrae goiás ou pelo 0800 570 0800.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.