Sebrae-GO garante atendimento a todos os municípios de Goiás

Por meio dos diversos canais de comunicação, a entidade assegura ampla acessibilidade aos empresários goianos

Foto: Divulgação

Atuando em parceria com os empresários, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO) trabalha orientando pequenos e médios negócios e tem por objetivo promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos mesmos, além de fomentar o empreendedorismo e a economia goiana.

Para atender aos gestores de diversos segmentos, ou àqueles que querem começar a empreender, a entidade presta consultoria por meio de 12 escritórios regionais. Mas isso não significa que os demais, localizado em pontos mais distantes, ficam desamparados. Tendo em vista suprir essa necessidade, o Sebrae-GO conta com programas de alcance a essas empresas, capazes de atender a todos os municípios do estado. Tudo a distância de um clique.

A fim de  garantir plena acessibilidade aos interessados, sua central de relacionamento atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Por meio do 0800 570 0800, empresários e empreendedores poderão ter acesso a profissionais capacitados para sanar suas dúvidas sobre os serviços e produtos oferecidos. Além disso, os atendentes poderão realizar agendamentos para consultas presenciais no Sebrae mais próximo, ou encontros virtuais.

Quanto à última possibilidade, trata-se de consultorias personalizadas. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Para ter acesso a esse atendimento é necessário que o interessado faça um agendamento prévio por meio do 0800 do Sebrae. A partir disso, os profissionais atuarão por videoconferência com hora marcada.

O cliente também pode acessar o site do Sebrae-GO, disponível por meio do site. Lá, poderão se cadastrar e ter acesso a diagnósticos gratuitos. Basta responder a um questionário aprofundado sobre a empresa e verificar o índice de competitividade do negócio. O usuário receberá também sugestões de cursos e conteúdos voltados à realidade de seu negócio.

Também será possível acessar o EAD Sebrae, uma ferramenta gratuita que funciona por meio da educação a distância. Com ela, o cliente poderá acessar informações importantes para sua empresa, conforme sua área de atuação. O EAD é um instrumento com potencial para oferecer diferentes formas de se adquirir conhecimento.

Ainda no mesmo portal, os empresários podem falar com especialistas gratuitamente. A equipe especializada em pequenos negócios poderá ser contactada por meio de um atendimento online. Esse contato pode ser realizado via chat ou e-mail.

Empreendedores avaliam a experiência

A fim de alavancar suas vendas e aperfeiçoar o atendimento de seu pequeno negócio em Aparecida de Goiânia, Cristiane Cuerda ingressou no Programa Negócio a Negócio oferecido pelo Sebrae-GO e obteve melhoras significativas.

Preocupada em garantir a excelência no atendimento com a clientela, a proprietária do Bond’Compras aperfeiçoou seus conhecimentos, o que, para ela, foi fundamental para garantir que meu negócio continuasse firme em momentos de crise.

Cristiane Cuerda: “Estou muito satisfeita, pois me sinto em um processo de contínuo aprendizado”

No local, os clientes podem encontrar diversos produtos de panificadora, mercearia, frios, papelaria, roupas e acessórios. Ao Jornal Opção, Cristiane certificou que atendimento oferecido pelo Sebrae é “extremamente competente” e tem contribuído imensamente com o futuro de seu estabelecimento.

Segundo a comerciante, o Agente Local de Inovação (ALI) sempre visita seu estabelecimento para apontar as possíveis melhorias. “Eles passam por aqui com frequência para nos dar treinamento e nos mostrar onde devemos aperfeiçoar, além, é claro, dos melhores caminhos para isso. Estou muito satisfeita pois me sinto em um processo de contínuo aprendizado”, destacou.

“O Sebrae oferece para nós, microempresas, diversas capacitações que resultam em melhorias. Com o Programa Negócio a Negócio obtive melhorias em controle de caixa, entrada e saída de dinheiro, atendimento ao cliente e um resultado positivo nos lucros. Também fiz novos investimentos, oferecendo novidades nas mercadorias”, disse.

Foto: Divulgação

Já os empresários Philippe Luiz Fernandes e Leonnardo de Souza Frois procuraram a ajuda do Sebrae quando o negócio começou a crescer de maneira desenfreada. Eles são sócios proprietários da empresa Miss Brownie, e desenvolvem brownies recheados em diversos sabores.

Philippe Luiz Fernandes contou à reportagem que o negócio cresceu de forma muito rápida e não houve tempo para desenvolver melhor a validade do produto. “Essa era uma grande necessidade pois com uma validade pequena e uma rotatividade muito alta, começamos a perder grande parte da produção”, explicou.

Philippe Luiz Fernandes: “Foram importantes as ações traçadas pelos profissionais do Sebrae-GO”

Diante dessa necessidade, os jovens empreendedores procuraram a ajuda do Sebrae-GO para aperfeiçoar o processo de fabricação desses produtos. Sobre a experiência, Philippe conta que foram “importantes” as ações traçadas pelos profissionais do Sebrae. “Com isso, hoje já temos um prazo de validade mais extenso e conseguimos contar com outros importantes cuidados durante o desenvolvimento do nosso produto.”

Ao contactá-los, Philippe disse que agendou um encontro com um dos profissionais que, após diagnosticar as necessidades específicas da empresa, orientou a implantação de Boas Práticas de Fabricação (BPF).

O empresário avaliou positivamente o atendimento oferecido pela entidade, além das dinâmicas que foram aplicadas com o objetivo de melhor os negócios. “Fomos muito bem atendidos pela equipe, que nos encaminhou por meio do Programa Sebraetec para o Senai, e nos ofereceu ações claras e objetivas para alcançarmos a meta em um prazo bem definido.”

Excelência no atendimento

O Sebrae é acessível às empresas e empreendedores dos 246 municípios goianos. “De forma presencial por meio dos 12 escritórios regionais, localizados em cidades polos de diferentes regiões e 22 agências com parceiros no interior do estado. Também por meio de ações em eventos realizados periodicamente em diversos municípios”, explica a gerente de atendimento do Sebrae-GO, Camila Carvalho.

Pensando em atender os empreendedores que possuem seus negócios em lugares onde o Sebrae ainda não atua presencialmente, Camila Carvalho explicou que a empresa desenvolveu o SebraeAgora. Trata-se de um programa que oferece uma série de canais de atendimento remoto onde o interessado poderá receber orientações especializadas de forma presencial e não presencial.

“Aqui se abre um universo de possibilidades pois o empresário ou empreendedor pode se cadastrar no nosso portal de atendimento de forma rápida e fácil, criando seu perfil e liberando seu acesso a capacitação a distância, e-books, podcasts, dicas, games, quizz, vídeos, conhecer mais do negócio, acompanhar a evolução da empresa e outras ferramentas”, explica Camila.

Camila Carvalho: “Conhecemos como ninguém a dor e a delícia de se empreender no Brasil” | Foto: Divulgação/Sebrae-GO

A gerente conta que os interessados podem, a qualquer momento, falar com um especialista para buscar orientações e tirar suas dúvidas. “Caso a demanda necessite de maior tempo ou mais complexidade, o empresário pode também agendar por meio do 0800 uma hora de consultoria gratuita, que o atenderá de forma remota ferramentas de videoconferência. Além disso, estamos presentes também nas redes sociais.”

Para ela, o conhecimento é fundamental para o empreendedor conduzir da melhor forma possível seus negócios, mas ressalta que nesses tempos de constantes mudanças, principalmente no consumo, isso se tornou ainda mais importante, urgente e constante.

Camila diz que esse é um caminho sem fim e que todos os empreendedores goianos podem e devem contar com os serviços oferecidos pelo Sebrae para apoiá-los. “Esses canais permitirão a busca de conhecimento, resposta e desenvolvimento que nem sempre podem esperar.”

O Sebrae-GO tem o compromisso de dar a resposta a quem o procura. “Sejam prontas, personalizadas, pelo Sebrae, por parceiros ou, pelo menos, indicando um caminho a ser seguido.” Segundo a gerente, isso se estende tanto para empreendedores mais tradicionais, até aqueles que buscam apoio a novos modelos de negócio e que preferem se relacionar por meio de ferramentas online.

Ela garante que o número de empresas cadastradas cresce exponencialmente e que o Sebrae “respira pequenos negócios”. “Conhecemos como ninguém a dor e a delícia de se empreender no Brasil. Por isso, sabemos que não é fácil, mas que é completamente possível.”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.