Sebrae e CDL se unem para fortalecer pequenos empresários do Centro de Goiânia

Projeto realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia ganha novo parceiro e é retomado com palestras, cursos, consultorias e exposição de produtos

"CDL e Sebrae Aqui" capacita empresários e comerciantes da região Central de Goiânia | Foto: André Costa

“CDL e Sebrae Aqui” capacita empresários e comerciantes da região Central de Goiânia | Foto: André Costa

Augusto Diniz

A economia deu um primeiro sinal, muito tímido, de que não se pode perder a es­perança, mesmo quando o cenário à vis­ta não é dos mais otimistas. Com a recuperação da atividade in­dus­trial em 0,3% no segundo quadrimestre, no Brasil, houve uma re­no­vação na esperança de que a cri­se econômica pode, aos poucos, vol­tar a deixar as coisas caminharem.

E é parte desse otimismo que uniu o Serviço Brasileiro de A­poio às Micro e Pequenas Em­pre­sas de Goiás (Sebrae Goiás) à Câ­ma­ra de Dirigentes Lojistas de Goiâ­nia (CDL Goiânia). As duas entidades vão retomar, nessa que será sua 18ª edição, o projeto CDL Itinerante. Mas agora apresentado com um novo nome: CDL e Sebrae Aqui.

Nos dias 27, 28, 29, 30 de setembro e 1º de outubro, Sebrae e CDL reunirão empresários e comerciantes da região Central de Goiânia em dois lugares diferentes com inscrição gratuita. O Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções de Goiânia, será o palco da abertura do CDL e Sebrae Aqui. Entre as 18 e 22 horas, os participantes, com inscrição gratuita, vivenciarão quatro momentos além da abertura do evento.

Maurício Keller será o responsável pelo Cine Sebrae, com exibição de filme com inspiração empreendedora. O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Mon­tenegro, falará na primeira noite do evento sobre a decisão por tomada de atitudes que visem a superação da crise no mercado dos negócios.

E quem explica a iniciativa de se juntar à CDL e promover um evento de capacitação em­presarial e consultoria nas diversas áreas para o pequeno empresário é Igor Montenegro. “Esta é uma atividade que retomamos com todo empenho e trabalho com a participação efetiva das equipes técnicas da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Se­brae Goiás. O objetivo é de ampliar a oferta de ações de capacitação, atendimento, oficinas e consultorias para os pequenos negócios em Goiás”, destaca o diretor superintendente.

Colunista do programa de economia “Conta Corrente”, do canal de TV por assinatura GloboNews, Samy Dana ministrará a palestra “Descomplique sua vida financeira”. Além de fazer comentários na televisão, Samy tem um blog no portal G1. Ele é professor da Escola de Admi­nistração de Empresas de São Paulo e membro do Instituto de Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Palestrante Renato Mendes vem falar sobre a Netshoes, uma empresa de fundo de quintal que se tornou referência mundial no comércio pela internet | Foto: Divulgação

Palestrante Renato Mendes vem falar sobre a Netshoes, uma empresa de fundo de quintal que se tornou referência mundial no comércio pela internet | Foto: Divulgação

Antes de encerrar a abertura, o público poderá conhecer uma história de sucesso no mercado brasileiro. O palestrante Renato Men­des mostrará como o site Netshoes se tornou a marca mais lembrada no comércio online mundial na palestra “Dos fundos de um estacionamento a um e-commerce de R$ 1 bilhão”.

“Como uma microempresa de São Paulo se tornou a maior e melhor referência de e-commerce esportivo do mundo, em menos de 10 anos. Renato conta sobre a trajetória de riscos, superação e comprometimento da Netshoes e seus sócios, com os bastidores da cultura corporativa da marca, do seu processo de comunicação e compromisso com o cliente”, descreve a DMT Palestras sobre o conteúdo apresentado por Renato.

No segundo dia de evento, 28 de setembro, a nova casa do CDL e Sebrae Aqui é o espaço de evento da Estação Goiânia. Além dos cursos em três salas que receberão de 35 a 50 participantes por tema apresentado, o local contará com a presença de parceiros das entidades, como órgãos públicos e instituições financeiras que trabalham no atendimento aos empresários e comerciantes.

Entre os participantes que são parceiros do Sebrae e da CDL estão a Prefeitura de Goiânia, por meio da Se­cretaria Municipal de Finanças (Sefin), Vigilância Sanitária, Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), o Estado de Goiás por meio do Banco do Povo, Agência de Fomento de Goiás S/A (Goiás Fo­mento), e Corpo de Bom­beiros, e instituições financeiras como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Além desses parceiros, a Receita Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também participam do evento, no qual eles terão estandes e farão atendimento e consultoria ao público participante das 8 às 18 horas. Já as salas de capacitação, onde acontecerão os cursos, funcionarão das 8 às 23 horas.

“O empresário que chegar ao evento informal vai conseguir formalizar seu negócio na feira”, explica Éder José de Oliveira, porta-voz do Sebrae Goiás.

Não são apenas os cursos e atendimentos presenciais em diferentes órgãos e entidades que estarão disponíveis aos participantes. Haverá uma feira de exposição de produtos. O Sebrae exige como contrapartida que o empresário participe de uma capacitação para aprender a participar de feiras, para que o público, formado por pequenos empreendedores, saiba como tirar proveito daquela situação para gerar novos negócios e expor bem a sua marca e produtos.

Desde como se portar em uma feira de exposição de produtos até o trabalho de fechamento de negócios são preocupações do Sebrae, como afirma Éder Oliveira. Já Dina Maria Batista, gerente de relacionamentos e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL Goiâ­nia, explica que são três as áreas abordadas pelos cursos oferecidos no evento: a gestão do negócio, o setor de vendas e marketing, além da tecnologia.

“Ao lado da CDL e demais parceiros estaremos com uma extensa programação totalmente voltada para a gestão de um pequeno negócio oferecendo ao público a oportunidade de atualizar conhecimento e receber atendimento gratuitamente”, afirma Igor Mon­tenegro.

Ideia do CDL é continuar parceria em diversos setores da capital

Ainda não há nada combinado entre o Serviço Brasileiro de A­poio às Micro e Pequenas Em­pre­sas de Goiás (Sebrae Goiás) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia) sobre o assunto, mas a gerente de relacionamentos da CDL Goiânia, Dina Maria Batista já afirmou que a intenção, agora que o projeto itinerante será retomando na parceria com o Sebrae, é que a proposta seja levada para outras regiões e bairros de Goiânia, para trabalhar com essa oferta de cursos, informações e consultorias mais próximas dos pequenos empresários. “Se Deus quiser nós vamos sair desse mo­mento de crise, e nós precisamos atender essa grande rotatividade do comércio que existe nos bairros.”

E é por isso que a programação traz uma diversidade grande de cursos das 8 às 23 horas durante o evento. Somente no dia 28 de setembro serão realizadas duas palestras, uma oficina e um curso. A parceria Sebrae Goiás e CDL Goiânia trará ao pequeno empreendedor a discussão de como começar bem um negócio sendo um micro empresário.
Outro tema a ser abordado apenas no dia 28 é a importância de se preocupar com a qualidade do relacionamento com o cliente, importante ferramenta de boa imagem para uma empresa ou negócio. Em seguida, os inscritos participarão da oficina “Sei Vender”, que visa a melhoria da capacidade de oferecer determinado produto ou serviço no mercado.

Parcerias
E os parceiros do CDL e Sebrae Aqui, com serviços itinerantes, feira e consultorias, também fará parte dos cursos oferecidos. Sebrae e Goiás Fomento se unem no curso “Plano de negócios para empreendedores”, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro das 19 horas às 22 horas.

Se você for ao dia 28 e participar da oficina “Sei vender”, provavelmente também se interessará pela oficina “Sei administrar”, que acontecerá no dia 29 de setembro das 8 horas às 12 horas.
E na sequência, os assuntos se ligam no interesse de melhorar a gestão e o rumo de um empreendimento. O curso “Como atrair, conquistar e manter clientes”, às 14 horas do dia 29 de setembro, é mais do que um complemento para quem já participou das oficinas “Sei vender” e “Sei ad­ministrar”. E continua com a palestra seguinte, “Liderança empreendedora”, às 16 horas.
Em um momento de crise tão grave quanto o atual, saber encontrar um jeito de aumentar as vendas com criatividade se torna mais do que importante. Adoram repetir que a crise é a hora de ser criativo e se destacar no mercado. E esse será o tema da primeira palestra do dia 30 de setembro: “Aumentando suas vendas com criatividade”.

“Em períodos com economia tão instável como estamos vivendo no Brasil, o Sebrae reforça suas ações para as quase 400 mil micro e pequenas empresas formalizadas no Estado. Da mesma forma, o Agente atende todos os empreendedores e potenciais empresários para que também recebam o atendimento e possam se beneficiar dos serviços. Para tanto, o cliente pode procurar um dos 45 pontos de atendimento do Sebrae instalados de norte a sul de Goiás, pelo nosso atendimento na Central de Relacio­namento no 0800 570 0800 ou ainda pelo nosso site www.sebraego.com.br.”

A fala do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, reforça a importância que o pequeno empresário tem de buscar capacitação para enfrentar com o maior número de ferramentas e conhecimento possíveis as adversidades da atual situação econômica.

Tem mais

Para Igor Montenegro, retomada da ação ao lado da Câmara de Dirigentes Logistas amplia a oferta de ações de capacitação ao pequeno empresário | Fernando Leite/Jornal Opção

Para Igor Montenegro, retomada da ação ao lado da Câmara de Dirigentes Lojistas amplia a oferta de ações de capacitação ao pequeno empresário | Fernando Leite/Jornal Opção

“Tendências e opor­tuni­da­des de negócios em Goiás” é a última palestra do evento, às 10 horas do dia 30 de setembro. Seguido dela vem a oficina “Empreende­dorismo para começar bem – como de­senvolver características empre­endedoras” e o último dia do curso “Plano de negó­cios para empreendedores”, em parceria com a Goiás Fomento.
Assim como Sebrae e CDL destacam, o foco dessas atividades, que visam a capacitação do pequeno empresário, buscam o fortalecimento da economia e o potencial de empreendedorismo de cada participante.

“É para o segmento dos pequenos negócios que o Sebrae existe, trabalha e cumpre com sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia. Estamos ao lado e junto das pequenas empresas na busca incessante do seu desenvolvimento, fortalecimento e permanência no mercado”, pontua Igor Montenegro.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.