Giovani Ribeiro

Especial para o Jornal Opção

Na década de 1970, sete vereadores, devido ao seu poder de influência e de articulação junto aos pares, foram chamados de “os sete homens de ouro da Câmara Municipal de Goiânia”.

Os homens de ouro do Legislativo goianiense eram Germino Alves, Bráulio de Morais, José Eduardo, José Luciano, Zeuxis Moraes, Ubaldino Rocha e Pedro Teixeira. Eles tinham livre acesso aos prefeitos da época — Hélio Mauro, Manoel dos Reis, Francisco de Castro e Índio Artiaga — e aos governadores Leonino Caiado, Irapuan Costa Junior e Ary Valadão.

Germino Alves e Ubaldino Rocha

Os baianos Germino Alves e Ubaldino Rocha representavam a Vila Nova, um dos primeiros bairros da Capital. Ambos receberam a herança política de outro vereador da Vila Nova, também baiano: Boaventura Moreira de Andrade, cuja principal Praça da Vila Nova leva o seu nome.

Pedro Teixeira e José Eduardo

Pedro Teixeira | Foto: Site da Câmara Municipal de Goiânia

Pedro Teixeira se destacava pelo seu conhecimento e pelas suas falas de improviso o que atraía bastante a atenção dos eleitores goianienses.

O vereador e professor José Eduardo era representante do Jardim Novo Mundo e tinha forte liderança em Senador Canedo, que, na época, era um distrito de Goiânia. O mestre era excelente orador.

Zeuxis de Moraes e José Luciano

Zeuxis de Moraes | Foto: Site da Câmara Municipal de Goiânia

O vereador e professor Zeuxis Moraes, devido ter sido um grande articulista no legislativo goianiense, era chamado de o “Portelinha de Goiás”. Como Petrônio Portela, era piauiense. Depois de deixar a Câmara, trabalhou muitos anos na Sociedade Goiana de Cultura, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

O vereador e professor José Luciano da Fonseca deixou um grande legado em favor dos menos favorecidos. Ele também foi deputado estadual. Católico praticante, desenvolvia um grande trabalho à frente da Sociedade São Vicente de Paulo — atendendo constantemente as pessoas carentes.

Professor Luciano participava dos programas da Rádio Difusora de e Goiânia e se destacava como excelente preletor das Sagradas Escrituras.

Bráulio Afonso de Morais

Bráulio Morais: ex-vereador em Goiânia | Foto: Jornal Opção

O vereador Bráulio Afonso de Morais foi um dos presidentes da Câmara Municipal de Goiânia. Era um dos vereadores mais jovens dos sete homens de ouro da Câmara Municipal. O parlamentar representava o bicentenário Bairro de Campinas e herdou a carreira política de seu pai, o ex-vereador Odon Rodrigues de Morais. Este foi vereador por vários mandatos e também foi presidente da Câmara Municipal de Goiânia.

É impossível escrever a história da Câmara Municipal sem citar os sete homens de ouro. Eles deixaram seus nomes perpetuados na memória e na história do Parlamento goianiense.

Giovani Ribeiro Alves é escritor, poeta e membro da Academia Goianiense de Letras. É colaborador do Jornal Opção.