Quintais de Goiás: uma opção de lazer pertinho da capital

Parte do projeto idealizado pelo Serviço de Apoio ao Microempreendedor, Circuitos Turístico, Quintais valoriza os atrativos em meio rural

Foto_Ion_David_5715 Monjolo

Nos arredores do município de Nerópolis, a Pousada Monjolo oferece uma estrutura de hotel fazenda | Fotos: Ion David/Divulgação

Yago Rodrigues Alvim

tu•ris•mo, nos dicionários, significa fazer viagens para recreio, lazer. Já, cá para nós, turismo é muito mais; é a sensação de conhecer lugares, pessoas, culturas novas. É aquela sensação de abri o guarda-roupa, pender o dedo no queixo, e pensar no que tirar da gaveta para desbravar estradas. É fazer as malas e ir rumo ao novo. É aquilo de dizer “sou turista, aqui” e sorrir perguntando direções. Uma boa isso, não?

E, para muitos, os que te aguardam para recebê-lo, turismo é algo ainda maior. São também aqueles que organizam a sua viagem, desde as passagens de ida e de volta. No ínterim, hospedagem, restaurantes, deslocamentos e por aí vai… E, já parou para pensar que, muitas vezes, antes de ir a Paris, Londres ou até em valiosos postais brasileiros mesmo, como Rio, Porto Seguro, Floripa, existem lugares turísticos bem pertinho que nunca conheceu? Foi pensando nisso e em valorizar estes pontos de lazer que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Se­brae-GO) idealizou o projeto Circuitos Turísticos.

A analista Larissa de Souza Ribeiro explica que o projeto em Goiás começou por volta de 2008/09, quando o método de rotas, circuitos turísticos em São Paulo serviu como base para desenvolver o mesmo por aqui. Já em 2011, surgiu o Quintais de Goiás, que promove o turismo em meio rural. Os demais que compõe o projeto maior Circuitos são Cidades Históricas; Águas Quentes; Fé no Coração do Bra­sil; Pegadas no Cerrado; Chapada dos Veadeiros; Serra da Mesa; Vale do Araguaia; e Biosfera.

De volta aos Quintais, o intuito primeiro foi organizar um grupo empresarial a fim da otimização do trabalho pa­ra que, no fim, fossem referência em tu­ris­mo em Goiás e no Brasil. Para isso, fo­ram propostas consultorias, de gestão por exemplo, adequações ambientais, den­tre outras capacitações. A ação tem fortalecido os empreendimentos do mercado regional. Atualmente, o grupo Quintais já se constituiu, até mesmo enquanto pessoa jurídica, e tem divulgado aos quatro cantos o melhor da cultura goiana.

Os municípios que integram Quintais são Alexânia, Anápolis, Corumbá de Goiás, Nerópolis, Padre Bernardo, Pirenópolis e Terezópolis de Goiás –– ou seja, opções de fácil acesso para sair do dia a dia conturbado de capital, centro urbano e, isso, por um preço também bem acessível. Larissa explica que o grupo realiza atividades que vão além dos atrativos de lazer próprios de cada pousada ou hotel/fazenda. Por exemplo, o Circuito de Vivências no Quintais, que propõe uma atividade cultural e/ou de experiência realizada nos empreendimentos em um sistema de rodízio. A ação em redes sociais (Instagram e Facebook) para divulgar os locais também estão colocadas em prática. E já tem novidade vindo por aí; é que no próximo ano, acontecerá o 1º Festival Gastro­nômico Sabores dos Quintais.

Muito já foi feito e tem sido feito; os empreendedores esperam crescer cada vez mais para que a viagem que começa da vontade de espairecer, ficar descalço, relaxar, seja no álbum de fotografias uma lembrança inesquecível.

Nove pontos turísticos em meio rural que você precisa apreciar

Foto_Ion_David_5902 BriosoBrioso e Manhoso

Localizado entre Teresópolis e Anápolis, o rústico restaurante nasceu de maneira saudosa, com lembranças carinhosas. Veio de uma cadeira de balanço da varanda da fazenda, quando um avô estoriava peripécias aos netos. Atualmente com mais 60 variedades de pratos, a cozinha tem inovado conceitos de rusticidade, proporcionando às famílias delícias das cozinhas mineira, goiana e internacional. O encanto não para na cozinha. Brioso e Manhoso é um lugar calmo, com muito verde e opções de lazer. A criançada pode alimentar os peixes do lago. Aves soltas e passarinhos dão o tom do passeio. Sem esquecer, é claro, as redes e espreguiçadeiras de baixo das sombras as árvores.

portfolio-estancia-park-hotelEstância Park Hotel

Localizado no município anapolino, o Estância Park Hotel propõe, em 130 mil m², um ambiente agradável e preservado, com toda a paz encontrada no campo em um hotel para lá de aconchegante. Comidas regionais, de sabor caseiro, feita com pitadas de carinho, junta se a detalhes pensados e planejados para o bem estar e entretenimento dos hóspedes. São apartamentos e chalés em um total de 250 leitos, com decorações rústicas que reforçam o encanto de um hotel fazenda. Isso, a apenas uma hora de Goiânia. Além da saborosa comida caseira, são realizadas diversas atividades e atrações na parte rural.

Foto Ion David_8685 Salto de CorumbáSalto Corumbá

Localizado em um dos mais belos cartões postais de Goiás, o Salto Corumbá Hotel Camping Clube tem várias cachoeiras, rios com praias de areia, gruta e muita mata nativa. Além da belíssima natureza, o que transforma o Salto Corumbá em um grande passeio é uma completa infraestrutura de apoio aos visitantes incluindo restaurantes, bares, piscinas, pousada, tobogãs, camping e muito mais. Os atrativos vão de muita diversão com os esportes de aventura a simplesmente não fazer nada na piscina aquecida da pousada. São sete cachoeiras, gruta, rios com praias de areia, parque aquático infantil, esportes como rappel, tirolesa, bóia cross e rafting, cavalos e trilhas em meio ao cerrado e matas preservadas.

Santa Branca Ecoturismo e Pousada

A Ecoturismo Santa Branca é um complexo turístico próximo à Goiânia para você se integrar com a natureza e recarregar as baterias. Para hospedagem, uma charmosa, confortável e reservada pousada, e também a opção de camping. Já para aproveitar o dia, o destaque vai para as cachoeiras e bicas, restaurantes, beach bar, e atividades como tirolesa, pescaria, cavalgada, trilhas na mata, caiaque, stand-up e, dentre outros, pedalinho. Você ainda tem opções de restaurantes e um amplo espaço ao ar livre, com várias cachoeiras, grandes represas, trilhas e matas nativas. O maior destaque fica com as quedas d’água das cachoeiras, que vêm das represas e jorram em piscinas de pedra.

portfolio-fazenda-babiloniaFazenda Babilônia

Nas imediações de Pirenópolis, a Fazenda Babilônia é uma rara oportunidade de conhecer a gastronomia, a cultura e a arquitetura do Goiás antigo. Trata-se de um delicioso salto no tempo, diretamente para o Ciclo do Ouro em um Goiás que já não existe. Construída no final do século XVIII, o local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Logo na entrada da fazenda, o cenário com muros de pedras, construídos por escravos, fornecem uma amostra da grandiosidade de sua historia. A capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, o varandão, onde é servido o mais famoso café sertanejo do Centro-Oeste, e trabalhos pedagógicos, em que são recebidos regularmente grupos escolares, fazem da Fazenda um destino acertadíssimo.

_Foto Ion David_8587 Mestre DarmasFazenda Hotel Mestre D’Armas

“A Natureza não dá saltos” é o espírito da Fazenda Hotel Mestre D´Armas. Um lugar aconchegante, com o charme de fazenda, o conforto de hotel e com muitas opções de lazer e relaxamento e perfeito, também, para a realização de eventos profissionais, congressos, workshops, cursos e treinamentos. Com um total de 96 apartamentos, o local oferece um amplo espaço de integração com a natureza. As culinárias goiana e mineira, nove piscinas, bar molhado com bica, salão de jogos, espaço infantil, playground e atividades recreativas durante todo o dia se juntam ao arvorismo e tirolesa, ambas o “q” a mais do lugar. E fica pertinho, na zona rural de Padre Bernardo.

portfolio-pousada-monjoloPousada Monjolo

Nos arredores do município de Nerópolis, a Pousada Monjolo oferece uma estrutura de hotel fazenda. Com diversas atividades de lazer, o ambiente, refinado e tranquilo, tem uma estrutura diversificada, o que permite a realização de eventos, seminários, workshops e treinamentos. Quando visitar a pousada, não se esqueça de levar: tênis, protetor solar, roupa de nadar e máquina fotográfica, pois quadras de tênis, peteca, vôlei e futebol society, piscina com aquecimento solar, sauna, lago para pesca esportiva e passeio de caiaque e pedalinho, trilha ecológica, passeio a cavalo, sinuca, pingue-pongue e diversas redes espalhadas, além de um píer dentro do lago, não vão lhe deixar parado.

portfolio-serra-da-iraraPousada Serra da Irara

Tanto em Pirenópolis como em Corumbá de Goiás, a Serra da Irara Turismo Ecológico é um espaço ideal para famílias que buscam o merecido descanso e lazer saudável. O lugar também é voltado para eventos empresariais, de educação, casamentos e aniversários. Você pode fugir da vida urbana, vivenciar a natureza, fazer trilhas, descansar e refrescar-se na piscina, curtindo um visual maravilhoso que a Serra da Irara Turismo Ecológico oferece. Para os amantes do futebol, boa notícia: no local existem dois campos profissionais. E para quem gosta de degustar deliciosos vinhos, a Toca da Irara, uma adega rústica, é um espaço para eventos temáticos gastronômicos, além das reuniões com amigos, namoros, jogar sinuca e xadrez.

portfolio-fazenda-raizamaRaizama Fazenda Hotel

Localizada às margens do Lago Corumbá IV, o Hotel Fazenda Raizama exibe um cenário impecável de mata de cerrado nativo espalhada por toda a fazenda. Dá para acordar com o canto de passarinhos. As acomodações do hotel resguardam o aconchego de antigas fazendas, sem deixar de lado o conforto necessário aos que buscam a paz do campo. Nas varandas dos chalés, as redes convidam a desfrutar a natureza. O café da manhã lhe leva de volta a décadas passadas, quando era comum reunir as famílias em torno de mesas fartas e saborosas. O objetivo é resgatar a cultura rural e despertar, no visitante, a importância da preservação ambiental. Tirolesa, parede de escalada, trilhas ecológicas, cavalgadas, barco a remo e caiaque são algumas das atrações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.