Projeto do Sebrae para mulheres empreendedoras proporciona troca de conhecimentos e experiências

Mentoria Delas terá dois encontros em outubro e promete viabilizar oportunidade enriquecedora de troca de saberes

Vera Lúcia Oliveira, coordenadora do Mentoria Delas | Foto: Arquivo pessoal

Com a crise trazida pela pandemia, pequenos empresários e empreendedores tiveram que se reinventar e colocar em prática uma palavrinha capaz de salvar negócios: inovação. E nesse quesito, conforme uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, divulgada em agosto, as mulheres saíram na frente. A pesquisa constatou que mulheres reagiram mais rapidamente em face das dificuldades impostas pelo coronavírus ao implementar novas formas de manter seus negócios.

A internet, por exemplo, que virou a solução num período em que o contato físico é desaconselhado, teve presença de 70% de público feminino focado em divulgar e vender produtos e serviços, enquanto os homens corresponderam a 63%. E foi pensando na necessidade de incentivar ainda mais a iniciativa e o sucesso feminino no mundo dos negócios que o Sebrae Goiás confirmou a realização do Mentoria Delas, ação do projeto Sebrae Delas, cujo objetivo é estimular o empreendimento e geração de negócios entre mulheres.

A essência do Mentoria Delas, que vai ocorrer em dois encontros virtuais nos dias 21 e 28 de outubro deste ano, é simples: proporcionar uma troca de conhecimentos e experiências entre mulheres que já possuem uma vivência prática em determinadas áreas e outras que estão começando no ramo ou possuem algum tipo de dificuldade nele.

A primeira edição do evento aconteceu em novembro do ano passado, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. Neste ano, será feito de forma virtual e trará cinco temáticas: Planejamento estratégico e financeiro;  liderança – líder coach; gestão de marcas; marketing digital e gestão de vendas.

Segundo a analista técnica e coordenadora do Sebrae Delas, Vera Lúcia Oliveira, o projeto Mentoria Delas “faz um movimento no estado, em várias cidades, no sentido de promover o empreendedorismo feminino”.“O Mentoria Delas é uma ação onde o Sebrae conecta mulheres que já empreendem, que têm sucesso nos seus negócios, que têm uma vasta experiência nas temáticas, para compartilhar o seu conhecimento, sua experiência com outras mulheres”, explica a coordenadora.

Mentoria Delas, edição de 2019 | Foto: Arquivo Sebrae

Vera explica que no evento, cujas inscrições são gratuitas, as mentoras, que são as mulheres que possuem conhecimento prático nas áreas especificadas, vão trocar experiências num ambiente virtual de 6 a 10 mulheres. Para Vera, “o evento vem para mostrar para a mulher que a temática contribui de fato na construção do negócio e para que ela tenha o olhar de quem está vivendo aquilo na prática, quem está fazendo aquilo acontecer no seu negócio”.

“O insight de quem vivenciou aquilo no seu cotidiano pode fazer toda a diferença para melhorar e evitar, às vezes, um erro para outras que estão iniciando ou estão com dificuldades naquela área”, esclarece Vera.

Para mentora, projeto do Sebrae abrange toda a sociedade

A especialista em marketing digital e em posicionamento e comunicação digital, Ludimila Estulano, será uma das mentoras da temática Marketing Digital. No entanto, não é a primeira vez que ela se envolve em um projeto do Sebrae.

“Eu participo já tem um tempo, de alguns projetos do Sebrae. Inclusive ano passado, em novembro, a gente teve a edição do Delas. Foi excelente, uma experiência muito enriquecedora, participar do evento. Fiquei muito feliz em ser convidada novamente para dar continuidade ao projeto”, relata.

Ludimila avalia que no momento que vive a sociedade, quando tudo precisa ser reinventado e reanalisado, “o digital chegou como uma realidade absoluta de todos. “A minha contribuição vai ser nesse sentido, de estar ajudando essas mulheres, essas empreendedoras a se adaptar melhor a esse novo contexto”, adianta.

Ludimila Estulano será uma das mentoras do evento do Sebrae | Foto: Arquivo pessoal

A especialista diz acreditar que a construção coletiva traz o que ela chama de “solidificação do conhecimento, muito maior e melhor” para as mulheres. As temáticas do Mentoria Delas, conforme Ludimila, foram escolhidas a dedo, uma vez que foram “as mais procuradas por essas mulheres que já participaram de outros eventos do Sebrae”.

Para Ludimila, o projeto não terá importância somente para as mulheres participantes, mas para toda a sociedade. “A gente está necessitando entender o nosso papel dentro desse contexto todo. Principalmente para as mulheres, é necessário talvez esse acolhimento, esse movimento de pertencimento, de dizer pra elas que estamos aqui e elas não estão sozinhas diante de tantos desafios, de tantas dificuldades”, conclui.

As inscrições para o Mentoria Delas pode ser feita de forma gratuita pelo site https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/.

Veja abaixo as temáticas e mentoras do evento:

– Planejamento estratégico e financeiro

Mentoras: Clarissa Alencar, Nádia Rodrigues da Silva, Wanessa Fonseca;

– Liderança – Líder Coach

Mentora: Elienai Pereira, Kênya Coutinho e Rejane Duarte

– Gestão de marcas – Branding

Mentoras: Geovanka Lima, Bruna Drummond e Cristal Ávila

– Marketing digital

Mentoras: Regiane Carolina Canella, Ludimila Estulano e Bruna Drummond;

– Gestão de vendas

Mentoras: Kênya Coutinho Gonçalves, Wanessa Fonseca e Flávia Cristal.

 

 

Uma resposta para “Projeto do Sebrae para mulheres empreendedoras proporciona troca de conhecimentos e experiências”

  1. Carlos disse:

    Adorei o projeto, felizmente o Sebrae tem se reposicionado para ajudar mais pessoas, fantástico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.