Prefeito Jânio Darrot apresenta nova UPA 24 horas em Trindade

Totalmente reconstruída e equipada, unidade de Saúde da Região Leste do município já está disponível para a população em período integral

Ao lado da secretária Branca, da Saúde, Jânio Darrot percorre a nova UPA

Ao lado da secretária Branca, da Saúde, Jânio Darrot percorre a nova UPA

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Emocionado, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), convidou várias lideranças, vereadores e a imprensa para apresentar-lhes, na quinta-feira, 10, a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristina 24 horas, localizada na Região Leste da cidade. “Fiz questão de mostrar para vocês hoje, uma vez que a solenidade de inauguração está marcada para esta sexta (dia 11), em função de estarmos esperando muitas pessoas. A unidade estará pronta para atendimento no sábado às 7 da manhã (dia 12), e se depender de nós, para nunca mais ser fechada. A partir daí, serão 24 horas por dia, todos os dias do ano”, disse.

Jânio agradeceu todas as equipes envolvidas na construção: o setor de engenharia, a Secretaria de Desen­volvimento Regional, na gestão de Altamiro Alves, o Mirim, e foi incisivo ao destacar o trabalho da Secretaria da Saúde. Não poupou elogios para a secretária Gercilene Ferreira, a Branca. “Quando convidamos a Branca para assumir a pasta, o fizemos por saber da sua competência. Mas aqui em Trindade, você se superou e superou também nossas expectativas. Ninguém é soberano, insubstituível, senhor da verdade e a minha grande felicidade vem de estarmos deixando um grande legado para a cidade, cumprindo nossa obrigação. Sabemos lidar com as críticas e a história julgará nossos feitos”. Jânio ressaltou acreditar que por sua capacidade e equipamentos diferenciados, a UPA Cristina atenderá outros bairros. Também fez parte do seu pronunciamento as obras em outras unidades de saúde — Sol Dourado, Skala, Palmares, Ponta Kayana, Centro, Ana Rosa e Maysa.

Branca agradeceu ao prefeito pela confiança e pela liberdade de ação. Jânio esteve em Brasília, ao lado da deputada federal Flávia Morais (PDT), viabilizando recursos para a construção de uma maternidade e de apoio ao custeio da UPA Cristina 24 Horas. “O Brasil atravessa uma das maiores crises institucionais, políticas e econômicas. A dificuldade de conseguirmos recursos no governo federal é muito grande”, finalizou.

O vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB) e a maioria dos vereadores presentes — Maria de Lourdes, Ana Maria, Agnelson Alves, Marcelino de Sousa, Leobino Oliveira, Luiz Henrique Margarida, Hélio Braz, Fabiano Pimenta e Ricardo Marques — fizeram uso da palavra: “Esta maravilhosa unidade de saúde é a concretização de um sonho”, disse Ana Maria; “Acompanhamos a luta de Branca e sua equipe. Parabéns pelo trabalho”, falou Ricardo Marques; “Agradeço o respaldo para a região”, ressaltou Marcelino; “Ao lado de um grande prefeito, excelentes secretários”, completou Fabiano Pimenta.

Considerada uma das maiores obras da Prefeitura de Trindade, o Posto Cristina 24 horas era uma unidade de saúde precária e prestava apenas os serviços básicos. Eram necessárias ambulâncias para os atendimentos de média e alta complexidade.

A UPA passou por uma reconstrução geral. Modernizada, com laboratórios, está apta para exames de diagnósticos, atendimentos de urgência e emergência com salas especiais de reanimação; disponibilizará vários exames, entre estes ultrassonografia e raios-X. Médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos e atendentes estarão disponíveis 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.