Por gratidão, todos os 29 prefeitos do Entorno do DF apoiam reeleição de Caiado
12 agosto 2022 às 19h34
COMPARTILHAR
Para a eleição estadual, o Entorno do Distrito Federal se torna decisivo na corrida ao Palácio das Esmeraldas. Para ter ideia, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF) é formada por 29 municípios goianos, que abrigam cerca de 1 milhão de eleitores. Com esse contingente eleitoral, o Entorno sempre foi cobiçado por candidatos, mais precisamente durante as eleições.
No entanto, por causa do trabalho realizado na região durante os últimos anos, o governador Ronaldo Caiado (UB) tem recebido apoio dos 29 prefeitos sem precisar cobrar por isso. “Nós é que estamos nos oferecendo para trabalhar na campanha”, afirmou o gestor de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), que também preside a Associação dos Municípios do Entorno de Brasília (Amab).
Além do emedebista, os prefeitos dos maiores municípios do Entorno também confirmam que estarão empenhados para a reeleição de Caiado. São eles Diego Sorgatto (UB), de Luziânia; Lucas de Carvalho Antonietti, de Águas Lindas de Goiás; Gustavo Marques (Podemos), de Formosa; Fábio Correia (pP), de Cidade Ocidental; e Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama.
Essas lideranças acabam influenciando todos os demais colegas de região. Por estar muito próximo de Brasília, embora sendo território goiano, o Entorno sempre foi preterido por outras gestões que comandaram Goiás. Assim, politicamente, a região sempre sofreu mais influência do Distrito Federal, haja vista que eleitores costumavam trocar o domicílio eleitoral a cada quatro anos.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deste ano revelam que Luziânia conta com 124.361 eleitores; Águas Lindas de Goiás (104.732), Valparaíso de Goiás (87.718), Formosa (74.194), Planaltina de Goiás (59.960), Novo Gama (48.480), Santo Antônio do Descoberto (42.706), Cidade Ocidental (42.246) e Cristalina (34.889) vêm na sequência. Apenas essas cidades possuem mais de 600 mil votos. Esse número se aproxima da quantidade somada de eleitores de Aparecida de Goiânia e Anápolis – juntos ambos os municípios possuem 653.083 eleitores aptos e, respectivamente, são o segundo e o terceiro maior colégio eleitoral do Estado.
O “general” caiadista da região
Com maioria do eleitorado da região, Luziânia é o reflexo para os demais municípios. Governada por um ex-tucano expulso do partido e abrigado no então DEM (atualmente União Brasil, após fusão com o PSL), é lá que a base do governo possui melhor respaldo. Sorgatto foi eleito prefeito tendo total apoio do governador. Agora, ele se apresenta como um general caiadista para as eleições de 2 de outubro.
Para Sorgatto, o trabalho do governo no Entorno vem mudando e proporcionando mais identidade para a população local. Segundo ele, o governador tem feito mais que qualquer outro governo fez pela região. “Deu atenção devida aos prefeitos e não fez acepção em relação a bandeira partidária. E posso aqui citar algumas realizações do governo no Entorno, como na segurança pública, por criar os batalhões da Rotam e de Policiamento Especializado; na saúde, estadualizando o Hospital Regional e o transformando em Hospital de Campanha, salvando milhares de vidas; e também investimentos em obras de infraestrutura, como o recapeamento de ruas e avenidas dentro das cidades por meio de convênio com as prefeituras”, pontuou.
Ainda, em relação à segurança, o prefeito do maior município do Entorno afirma que, antes do governo Caiado, a cidade era destaque apenas no noticiário policial. “Chegamos a ser considerado um dos lugares mais violentos do mundo em número de assassinatos por 100 mil habitantes. Depois de Caiado e dos novos batalhões, como ele (Caiado) costuma dizer: ‘os bandidos ou se mudaram daqui ou mudaram de profissão’”, constatou.
Parceria proposta por Caiado e também lembrada pelo prefeito, a estadualização do antigo Hospital Regional de Luziânia recuperou uma estrutura que tinha sido fechada para reforma em 2016. Também houve os trabalhos conjuntos para obras e recuperações de ruas, embora seja de responsabilidade dos municípios. “Na infraestrutura, tivemos o recapeamento das duas mais importantes avenidas da cidade, por meio da Goinfra, e a construção da ponte da GO-010. No social, vimos a realização do mutirão Governo de Goiás. Sem falar dos programas sociais, que ajudaram muito as famílias em vulnerabilidade social”, salienta.
Caiado está forte em Águas Lindas, diz Dr. Lucas
A melhoria nessas áreas importantes para a população do Entorno também foi listada pelo prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas de Carvalho Antonietti, conhecido como Dr. Lucas. Ele citou os investimentos voltados para a educação. “O governo concluiu duas Escolas Padrão Século 21, que estavam paradas há 18 anos”, frisou, acrescentando que as obras para a construção do Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás não param. “Hoje (quinta-feira, 11) estive no canteiro de obras e tinham mais de 200 operários trabalhando”, afirmou Lucas. Segundo ele, as obras da unidade de saúde também estavam paradas há quase duas décadas. “O nome de Caiado está forte aqui em Águas Lindas de Goiás.”
Carlinhos do Mangão, prefeito de Novo Gama, elogiou, além do empenho em realizar obras no município, a “gestão republicana” de Caiado. “Um governo presente em todas as cidades do Entorno, com todos os secretários de governo acessíveis para os prefeitos”, afirmou. De acordo com ele, todos os municípios do Entorno, atualmente, tem obras realizados pelo governo estadual. “São reformas de escolas, obras retomadas, que foram abandonadas pelas gestões anteriores, recapeamento de asfalto nas rodovias que cortam as cidades e recapeamento asfáltico dentro das cidades”, aponta.
O gestor – que é do PL, mesmo partido de outro candidato ao governo de Goiás, o deputado federal Vitor Hugo –, menciona também o investimento no abastecimento de água potável. “Alguns bairros que estavam há mais de 60 anos sem água potável, como é caso dos bairros Residencial Brasília, Alvorada e Paraíso”, frisa Mangão, comemorando o retorno do Ciretran e Vapt Vupt.
O investimento de Caiado na educação do Entorno também é destacado pelo prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correia (pP). “O governo do Estado de Goiás fez uma coisa muito interessante: atendeu bem nossos alunos. Veja só, todos os alunos da minha cidade receberam uniforme e notebook”, comemora. O município está entre aqueles que vão receber uma escola modelo cívico-militar. Sobre a Saúde, antes o Entorno transferia as demandas mais complexas para o Distrito Federal ou para Goiânia. “O primeiro Hospital Regional do Estado de Goiás, que está em Luziânia, ele (Caiado) estadualizou. Lá nós temos mais de 50 leitos de UTI”, cita, emenda que a região passou a contar também com uma maternidade regional.
Na área social, o prefeito calcula que são quase 4 mil mães cadastradas no programa Mães de Goiás. “Nós temos o melhor aluguel social. Além do aluguel, nós temos os jovens do futuro, na qual muitas crianças e jovens fazem os cadastros e, com detalhe, todos passam por um processo seletivo, onde eles escrevem e não precisam ter apadrinhamento.”
Outros apoios
Com a sinalização de apoio de todos os 29 prefeitos do Entorno do DF, algo inédito para um gestor à frente do Governo de Goiás, caiadistas contabilizam que o governador conta com apoio de mais de 200 prefeitos. Vale considerar que, dos 246 administradores municipais, 214 deles compareceram aos encontros realizados deste o ano passado no Palácio das Esmeraldas, como iniciativa de aproximação da gestão estadual com as municipais. Na sequência, foram promovidas reuniões com vereadores de todos os municípios.
Os estrategistas do governo sabem que em uma campanha à reeleição estar alinhado com a maioria dos prefeitos e vereadores garante mais votos daqueles municípios. É preciso ressaltar que são esses políticos que estão mais próximos dos eleitores e precisam dar respostas as demandas e necessidades básicas deles, no dia a dia. Contar com o auxílio do governo estadual se torna uma parceria de mão dupla, na qual as lideranças locais conseguem cumprir promessas de campanhas, ficando bem com a população, mas, em contrapartida, podem retribuir conseguindo votos, podendo mostrar prestação de serviços.
Sem candidatura majoritária ao governo, prefeitos do PSDB também têm migrado para apoiar a reeleição de Caiado. No último dia 8, Valmir Pedro (Uruaçu), Joaquim Guilherme (Morrinhos) e Neilton Ferreira Urzeda (Vicentinópolis) se reuniram com o governador para fechar alianças para as próximas eleições. Antes, a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly (pP), também havia decidido apoiar Caiado. Todos exaltam o trabalho de parceria com investimentos em infraestrutura dos municípios, a regionalização da saúde, a valorização da educação e a queda nos índices de criminalidade e ações sociais.