A seccional regional conseguiu junto ao Conselho Federal da Ordem o valor de R$ 300 mil para obra

O lago tem sofrido com erosão desde 2011, quando houve um rompimento de barragem / Foto: Léo Iran
O lago tem sofrido com erosão desde 2011, quando houve um rompimento de barragem / Foto: Léo Iran

Yago Rodrigues Alvim

Após uma reunião entre o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, e o presidente da seccional goiana, Sebastião Macalé, o lago do Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL), que tem sofrido danos devido uma erosão, será recuperado. O caso é que Macalé conseguiu junto ao Conselho Federal da OAB a liberação de R$ 300 mil a serem investidos na recuperação do lago.

O lago, que tanto valorizava o complexo, sofreu rompimento da barragem em 2011. Com o asfaltamento da parte alta de Aparecida de Goiânia, município onde está localizado o clube, os bueiros foram canalizados de modo a desaguarem no córrego Saltador, aumentando o volume de água, provocando uma erosão gradativa na barragem e atingindo tanto o lago e quanto a reserva ambiental do espaço.

A seccional goiana buscou ajuda da prefeitura do município para evitar o aumento da erosão e evitar que outros danos fossem causados; pois, devido a área ser de preservação, vigências especiais, tais como da prefeitura e do Ministério Público são necessárias. Agora, com os recursos, o lago será recuperado e serão tomadas medidas efetivas para proteção das dependências do CEL.

Presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé: “Esta é uma grande vitória para a advocacia goiana e um alívio por preservar esse patrimônio” / Foto: Léo Iran
Presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé: “Esta é uma grande vitória para a advocacia goiana e um alívio por preservar esse patrimônio” / Foto: Léo Iran

A reunião, entre os presidentes, foi realizada na quarta-feira, 21, na sede da instituição, em Brasília. No encontro, estavam presentes os conselheiros federais Pedro Paulo Guerra de Medeiros e Jaime José dos Santos; o presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Carlos André Pereira Nunes; o presidente da subseção de Aparecida de Goiânia, Walter de Araújo e a presidente interina da subseção de Anápolis, Adriana Vasconcelos.

O presidente Macalé comemora a decisão: “Esta é uma grande vitória para a advocacia goiana e um alívio por preservar esse patrimônio”. Segundo ele, nenhuma seccional brasileira tem um espaço tão belo como o do CEL da OAB-GO. “O Centro é reconhecido nacionalmente e, pela sua qualidade, tem uma lista de artistas consagrados que já se apresentaram aqui, além de times de futebol que treinaram em seu campo”, diz.

Macalé explica, também, que a recuperação consiste na construção de um muro de gabião –– muito utilizado na construção de barragens e canalizações –– já no mês de março. O muro é para evitar que a erosão avance e, assim, proteger o patrimônio da Ordem. Após, será feito um projeto para melhores fins da área, uma vez que o solo está em análise para saber se ele suporta o peso da água ou não.

Patrimônio dos advogados

Referência para as Seccionais da OAB e para os goianiense, o Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB-GO possui uma estrutura para entreter crianças, jovens e adultos. O clube conta com um grandioso complexo esportivo, onde importantes campeonatos regionais e nacionais são realizados; salão de festas, que é referência para os melhores eventos do Estado; completa estrutura de lazer; e amplo estacionamento.

O coordenador do CEL, Alexandre Neto, conta que diversos clubes de futebol regionais e nacionais já utilizaram a estrutura do espaço para treinar. Entre eles, por exemplo, está o Cruzeiro de Minas Gerais, o Flamengo, Santos, Palmeiras, Esporte de Recife, ABC de Natal, Botafogo, Juventude e Grêmio. Entre os times goianos que já treinaram no clube está o Vila Nova, o Atlético Goianiense e o Crac de Catalão.

Em 2014, o espaço foi palco do treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com árbitros que atuaram na segunda fase do Campeonato Brasileiro de Futebol. “Esta procura dos times é devido à qualidade e estrutura dos campos do CEL. Além de ser um dos melhores lugares para lazer em Goiânia, sem contar que podemos perceber a preocupação ecológica no planejamento do espaço”, afirma Alexandre Neto.

O 16º Jogos Nacionais da OAB 2015 serão realizados no CEL. A competição congregará o XVI Campeonato Brasileiro de Futebol Livre e Master e o III Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia, nas categorias masculina e feminina, entre os dias 2 e 7 de setembro.

Estrutura

O clube dos advogados levou três anos para ser construído e ficou pronto no dia 13 de agosto de 2003, completando 12 anos, em 2015. O CEL da OAB-GO oferece ao advogado e convidados um campo de futebol oficial com moderno sistema de iluminação, três campos de futebol society, quatro quadras de tênis, três quadras de peteca, uma quadra poliesportiva, duas quadras de vôlei de areia, piscina olímpica, duas pistas de skate, pista de cooper e ciclismo, academia com instrutor à disposição, aulas de natação e hidroginástica.

O clube ainda possui salão de jogos com mesas de sinuca, pingue-pongue e pebolim, duas saunas e vestiários, duas piscinas para adultos, piscina infantil com playground, parque infantil, brinquedoteca e berçário, sala de leitura, coreto, quiosques com churrasqueira, restaurantes e bares, pomar, reserva ambiental e diversos jardins.