No mundo empresarial, inovar é essencial para ter um negócio sustentável

Sebrae disponibiliza ao pequeno empreendedor programas e ferramentas que acreditam na inovação

Diretor do Sebrae-GO, Igor Montenegro: “O Sebrae tem atuado junto aos pequenos negócios para que acessem novas tecnologias, informações e conceitos de inovação”| Fernando Leite/Jornal Opção

Diretor do Sebrae-GO, Igor Montenegro: “O Sebrae tem atuado junto aos pequenos negócios para que acessem novas tecnologias, informações e conceitos de inovação”| Fernando Leite/Jornal Opção

Yago Rodrigues Alvim

Vez e outra, vem à cabeça a ideia de pintar a parede do quarto, trocar os móveis de lugar. Vem ainda a busca por um corte de cabelo diferente, atualizar o guarda-roupa com diferentes vestes e sapatos ou mesmo a vontade de conhecer um lugar novo. Vem diariamente e repentina diversas ideias de se recriar. Dos dicionários, novidade, inventividade é conceito de inovação/inovar, que requer pôr em ação – o que não é nada fácil; dispendioso, muito ao contrário.

Certamente pode ser dispendioso, no sentido de trabalho, de se dispor atenção àquilo, mas não necessariamente caro (no sentido financeiro). É nisto que muitos empreendedores e empresários acreditam. Claro, tornar a vontade, o sonho de um empreendimento em algo real/concreto em si já é de cara um passo a ser dado, de preferência com cuidados; imagina inovar. Entre­tanto, bem como na vida pessoal, “dar um up” no empreendimento é sim uma das boas ideias.

Diante o atual cenário econômico brasileiro, os cuidados para se ter um negócio mais que dobraram; com isso, os empresários já no mercado têm procurado meios de se tornar mais competitivos e inovar-se é, sem dúvida, um dos melhores caminhos. Isso, pois a inovação cabe nas mais diversas áreas (marketing, gestão) de uma empresa dos mais diversos setores (indústria, comércio).

Um dos serviços que mais auxiliam o pequeno empresário é o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae. O diretor-superintendente da seccional goiana do Serviço (Sebrae-GO), Igor Montenegro, reforça que a inovação é, de fato, necessária para o fortalecimento de empresas, principalmente, as micro e pequenas.

— No mundo empresarial, inovar é fator principal para que as empresas possam trazer dinheiro novo para o caixa, fazendo algo diferente, mudando hábitos, processos e produtos. De forma arrojada, o Sebrae-GO tem atuado junto aos pequenos negócios da cidade e do campo para que os empreendedores possam acessar novas tecnologias, informações e conceitos de inovação e transformar seus processos e produtos, dando uma roupagem diferenciada e lucrativa.

Por vezes, a inovação não exige investimentos financeiros, mas um jeito diferente de administrar um departamento da empresa com o propósito de gastar menos e aumentar o lucro. Dois exemplos que o Sebrae traz e que exemplificam ações de inovação para a pequena empresa é o MarketUP e o Programa ALI ( sigla de Agente Local de Inovação). Este último é realizado em parceira entre o Serviço e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nos pequenos negócios, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada dos agentes locais de inovação, que visitam as empresas.

Em cada empresa, os agentes realizam um trabalho eficaz. Após visitas individuais, eles realizam diagnósticos, fazem apresentações, elaboram relatórios, buscam informações que subsidiem o acompanhamento à empresa, prospectam fontes de recursos e de apoio, contribuem para a elaboração e acompanham o plano de trabalho da empresa beneficiada, acompanham e facilitam o processo de inovação.

Já o MarketUP é um sistema gratuito, funcional e que permite ao empresário administrar seu negócio de forma planejada [você fica sabendo mais sobre o sistema na página ao lado]. Para ambas as soluções, o Sebrae-GO coloca sua equipe técnica à disposição dos empreendedores e empresários interessados em receber tais serviços — explana Montenegro.

Coordenadora do ALI, Lúcia Amélia: “O ALI fomenta a inovação no País e, em Goiás, está disponível em todas as regionais do Sebrae” | Foto: Divulgação / Sebrae

Coordenadora do ALI, Lúcia Amélia: “O ALI fomenta a inovação no País e, em Goiás, está disponível em todas as regionais do Sebrae” | Foto: Divulgação / Sebrae

A coordenadora estadual do Programa ALI, Lúcia Amélia de Queiroz, esclarece alguns de seus aspectos. Segundo ela, o programa fomenta a inovação nacionalmente e que, em Goiás, ele está disponível em todas as regionais do Serviço (o que não significa necessariamente em todas as cidades). Da parceria com o CNPq, são selecionamos pelo Sebrae recém-formados, de 0 a 3 anos de formado no mercado. Eles passam por um processo seletivo e, depois, vão a campo.

Nesse ínterim, são capacitados em gestão e inovação. Para cada dez agentes, um consultor-sênior trabalha juntamente, os auxiliando e apoiando. Assim, eles dão início ao trabalho na empresa. Este consiste, primeiramente, em um diagnóstico, de gestão e de inovação, a fim de saber como a empresa está, o que ela tem de pontos fortes e o que pode ser melhorado.
Com base nele, o agente elabora um plano de ação para que ela tenha uma melhor gestão e cresça ainda e se torne mais competitiva. O diagnóstico tem como modelo o diagnóstico do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), que observa os critérios de excelência em gestão, como, liderança, pessoas e sociedade.

Neste ano de 2016, as atividades da seccional começaram em fevereiro, quando os agentes foram a campo para realizar a adesão das empresas (etapa que termina no final de julho). Depois, eles têm o período de dois anos para trabalhar no diagnóstico junto a elas. Cada agente atende 40 empresas; no estado, o Sebrae conta com 60 agentes no programa, o que resulta em 2400 empresas atendidas. Segundo Lúcia, até o momento, 1546 empresas aderiram ao programa, o que significa cerca de 60% das vagas ocupadas.

Quando indagada sobre o maior benefício para a empresa, a coordenadora responde sem titubear que é a inovação. Ela ainda reforça que a inovação pode sim não ser tão dispendiosa como se pensa; diz: “é possível sim realizar inovação mais simples, menores. Pode ser em serviço, em marketing”. Ao participarem do programa, os empresá­rios/empreendedores se dão conta das inúmeras possibilidades e oportunidades que têm, ao descortinarem novas perspectivas.

— O diagnóstico, diz Lúcia Amélia, (que vem de uma medição realizada, no mínimo, quatro vezes, ao longo de dois anos; ou seja, uma boa análise) é um retrato da empresa; como ele está no mercado, seus pontos fortes e o que pode melhorar em qualquer área. Nessa época de crise, em que as empresas têm poucos recursos para inovar/investir e precisam captar novos clientes, a inovação é essencial, muitas simples, que não dispendem gastos. Ela é importante para que a empresa se torne mais competitiva, e competividade é um dos critérios de excelência em gestão.

Empresas que inovam

Arquitetas Iara Galvão e Ana Lins, da Lins Galvão, ressaltam que a inovação é essencial para um empreendimento crescer | Fotos: Arquivo Pessoal

Arquitetas Iara Galvão e Ana Lins, da Lins Galvão, ressaltam que a inovação é essencial para um empreendimento crescer | Fotos: Arquivo Pessoal

A Lins Galvão, empresa fundada por Iara Luiza Galvão e sua sócia, a arquiteta Ana Gabriela Lins, surgiu em 2002 da vontade de prestarem um serviço diferente em projetos arquitetônicos para o mercado imobiliário. Na época, conta Iara, ha­viam poucos profissionais especializados na área e não havia sequer uma preocupação com um bom atendimento e uma arquitetura diferenciada.

Nos 14 anos de atuação, Iara diz que conquistaram a confiança de várias construtoras e incorporadoras do Centro-Oeste e Tocantins. Para conseguir atender a demanda e manter o padrão de qualidade, a arquiteta conta que precisaram de uma equipe maior, mudar a sede da empresa, buscar uma certificação em Gestão da Qualidade (ISO 9001), realizar consultorias em gestão de pessoas, financeira e inovação, além de investir em treinamentos tanto na parte técnica quanto comportamental quanto evoluir em tecnologia, implantando o BIM e várias outras atividades que envolvem a gestão de uma empresa de arquitetura.

A história com o Sebrae-GO começou antes mesmo da abertura da Lins Galvão, quando Iara cursou o workshop Empretec. Foi com ele que descobriu sua veia empreendedora e aprendeu sobre o caminho a percorrer para se ter uma empresa de sucesso. Depois, ela, junto da sócia, tiveram, por mais de uma vez, consultorias do Serviço, que as auxiliaram na criação de um plano de negócios para a empresa.

Com o Programa ALI, ainda estão início dos trabalhos, mas já vislumbram inovações que poderão implantar. De acordo com ela, já estão se planejando para isso com, por exemplo, a LG News, onde pretendem oferecer conhecimento e informativo sobre sua área de atuação aos clientes e parceiros, melhorando a comunicação entre engenharia e arquitetura.
Quanto a inovação, a arquiteta ressalta que ela foi sempre necessária para que a humanidade crescesse e acrescenta:

— No mundo digital, em que vivemos, inovar é cada vez mais necessário para qualquer segmento e para a arquitetura e engenharia é quase uma obrigação para poder acompanhar as evoluções digitais e tecnológicas que surgem, a cada momento. Desde os anos 1980, o aspecto tecnológico da engenharia e da arquitetura ficaram paralisados, pois os cenários políticos do nosso país não contribuíram para que houvesse uma evolução nesse sentido, ao contrário do resto do mundo. Infelizmente, a crise atual piorou bastante a evolução que se ensaiava. Por isso, teremos que correr atrás do tempo perdido e buscar inovações no setor da construção civil, que se inicia com o planejamento e desenvolvimento dos projetos. Para contribuir com esta evolução, estamos buscando conhecimento na tecnologia BIM e em melhorias para a gestão de projetos, o que acaba sendo um diferencial de nossa empresa.
Por fim, a empresária ressalta que o momento atual é sim crítico e de observação dos acontecimentos, mas certamente de muita esperança de que a situação econômica do país melhore. “É preciso reconhecer que uma crise faz com que paremos e pensemos em quê podemos melhorar, inovar; e, dessa reflexão, saem muitas ideias que podem revolucionar nossos negócios e trazer crescimento, mesmo em tempos de crise”, conclui.

Como Iara, Michael Alves de Almeida procura sempre inovar. Em outro ramo, ele há 13 anos empreende o Mont Blanc Motel. Segundo o empresário, tudo come­çou com a ideia de trazer para Goiânia um motel que não tivesse cara de motel — aquelas características camas redondas, espelhos no teto e decoração ligada ao erotismo. “Foi com esta proposta”, diz.
Mais recentemente, há quatro anos, ele deu início a parceria com o Sebrae. Ao criar o Festival Motel Gastronomia — no qual, por um mês, chefs apresentavam um prato especial — ele quis ampliar o número de participantes; um total de dez motéis, na primeira edição. Já a participação no Programa ALI é recente. “Faremos parte dessa nova ação, que leva dois anos; e eu acredito que será muito positivo. O atendimento deles já foi muito bom e teremos sim um bom resultado para apresentar”, diz.

Michael conta que é do tipo de empresário para o qual toda inovação é pouca. “Acabamos de criar uma tela interativa, na entrada, onde o cliente já escolhe a suíte onde quer ficar, e já queremos algo novo.” Ele conclui que a tecnologia nunca irá parar de avançar e que, no ramo, poucos investem; “por isso, é muito bom investir em inovação”.

Um último exemplo é o Re­canto Chopp, que começou em 1984. Osmarina Francisca Damas conta que tudo começou com um primo e, então, tornaram-se sócios ela e o marido. Hoje, o filho, Marcelo Abdala Damas, tem atuado no bar e restaurante que fica no setor Campinas. As inovações, diz ela, vieram com Marcelo, que procurou o Sebrae. Junto ao Sebrae, eles inovaram a logomarca, o cardápio e já realizaram cursos, até mesmo os funcionários. O Recanto se popularizou no ano passado, quando participou e venceu o festival Comida de Boteco com o prato de carne de sol “Só Pepita”.

Este ano, eles participam com uma linguiça acompanhada de tropeiro de feijão-verde. Osmarina ressalta que, com a participação no festival e com todas as inovações alçadas e implementadas junto ao Sebrae, o Recanto tem um movimento de clientela muito maior, “cerca de 40% ou até mais”. Ela con­clui que o Serviço oferece ao empreendedor muitas ideias novas, o que é sim de muito boa valia.

Ferramenta web MarketUP otimiza gerenciamento de vendas e compras de empreendimentos

Diretor da MarketUP, Luis Fernando Gracioli: “Acreditamos nas micro e pequenas empresas como sendo o grande motor da economia brasileira” | Foto: Arquivo pessoal

Diretor da MarketUP, Luis Fernando Gracioli: “Acreditamos nas micro e pequenas empresas como sendo o grande motor da economia brasileira” | Foto: Arquivo pessoal

A cada dia, o brasileiro tem um perfil mais empreendedor e, para estar no mercado de forma competitiva e sustentável [termo ligado à longevidade], é preciso uma gestão qualificada. A MarketUP é uma ferramenta que auxilia o em­preendedor no desafio de gerenciar uma empresa e de melhorar os processos de venda, sem custos algum.

Segundo o sócio e diretor de negócios Luis Fernando Gracioli, a Mar­ketUP oferece ao empresário um sistema de última geração, top do ponto de vista tecnológico, completo quanto aos recursos e 100% grátis — ele não tem limite de uso ou custo algum escondido no uso da solução. “O empresário conseguirá gerenciar melhor seu negócio e terá ferramentas para melhorar seu processo de venda e de compra”, simplifica.

Ex-diretor de Internet e Ino­va­ção do grupo RBS, da região sul do Brasil, conglomerado midiático filiado a Globo, onde trabalhou por 17 a­nos, o gaúcho de Porto Alegre (RS) Gracioli mora atualmente em São Pau­lo, onde funciona a empresa. Ele conta que a MarketUP venceu uma cha­mada pública do Sebrae nacional e, hoje, é uma das ferramentas digitais do Serviço, no mercado brasileiro.

“Acreditamos nas micro e pequenas empresas enquanto o grande motor da economia brasileira e temos como missão ajudar no desenvolvimento e crescimento delas através do nosso sistema”, afirma ele. A Market é uma start up já com três anos. Neste tempo, foi construído um piloto da solução, a qual teve 2 mil empresas utilizando-a. Hoje, com pouco mais de um ano no mercado, tem divulgado a ferramenta que tem quase 60 mil empresas ativas a utilizando.

Ela é um sistema de gestão completo, um RP (sigla da ferramenta web) de gerenciamento de compras, estoque, relatórios e outros; e que, além da gestão, disponibiliza três canais de venda. Um deles é de venda por orçamento e pedido; outro de automação comercial, que é relacionado à venda de varejo; e, ainda, a plataforma virtual, que possibilita ao empreendedor/usuário criar sua própria loja virtual para vender para seus clientes e também realizar compras para revenda.

A ferramenta registra todas as venda do site e/ou da loja física; registros estes que vão para o sistema de gestão, onde se tem uma visão do estoque, fluxo de caixa, relatórios e demonstrativos de resultados. “Você enxerga o que vendeu, a que preço vendeu e para quem [perfil do comprador], quanto ainda tem em estoque, o que deve comprar; a solução automatiza todo o processo da empresa”, explica.

O uso da ferramenta é simples: o empreendedor acessa o site (www.marketup.com), cadastra-se e tem todas as funções à disposição. Como bem disse Igor Montenegro, a MarketUP é uma solução em inovação para empreendimentos de Goiás ou qualquer outro estado brasileiro, a fim de que se torne cada dia mais competitivo, em um mercado cheio de mesmices. l

Uma resposta para “No mundo empresarial, inovar é essencial para ter um negócio sustentável”

  1. Avatar Caio Carralero disse:

    O sistema do MarketUP infelizmente não é a ferramenta que promete ser. Está longe de ser inovadora, top e cheia de recursos…. O uso da ferramenta não é simples, não é intuitiva e a linguagem é completamente diferente e retrógrada ao que se vê em qualquer ferramenta do gênero ou aplicativos atuais. O suporte técnico é fraquíssimo. Os manuais e videos tutoriais são superficiais e deixam a gente com mais dúvidas onde as informações são conflitantes… Nem de graça recomendo!!!!

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