No Dia do Meio Ambiente, secretário anuncia volta dos programas Troca Sustentável e Papa Óleo

Autoridades de Trindade prestaram homenagem à data com ações no Parque Municipal Maria Pires Perillo

Diversas atividades marcaram o Dia do Meio Ambiente em Trindade, como o plantio de mudas e árvores no parque | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

O 5 de junho é marcado pelo Dia Internacio­nal do Meio Am­biente. Em Trindade, a alusão à data veio com ações realizadas no Parque Municipal Maria Pires Perillo, na Região Central da cidade. Dois trabalhos voltados à área de conscientização e sustentabilidade foram anunciados durante as atividades. “Vamos retomar dois excelentes programas para a cidade, o Troca Sustentável, trocando verduras e frutas por itens recicláveis e sucatas, e o Papa Óleo, que incentiva a população a juntar o óleo de frituras, trocando por itens de limpeza”, anunciou o secretário municipal de Meio Ambiente, Esmeraldo Silva.

Na manhã de quinta-feira, 5, outro anúncio importante foi feito pelo coordenador do parque, o biólogo Hélio Pinheiro. De acordo com o responsável pelo parque, a gestão do prefeito Jânio Darrot (PSDB) tem cumprido os princípios da Agenda 21, um plano de ação formulado internacionalmente que deve ser cumprido em escala global, nacional e local por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade em todas as áreas nas quais a ação humana impacta o meio ambiente.

“Seja um militante constante na fiscalização, na proteção e na ação em favor do meio ambiente. É de fundamental importância qualquer ato colaborativo na limpeza urbana dos imóveis, dos quintais e das áreas próximas à sua casa”, destacou Jânio Darrot. O prefeito lembrou que o fato de ter chovido muito nos últimos dias dá a “falsa impressão de ter muita água”. “É necessário conter os gastos e os abusos contra este bem de extrema importância ao nosso dia a dia”, disse o tucano. Quem também ressaltou a importância de a população exerceu seu papel de fiscalizador e cuidador dos espaços foi o vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB).

O Dia Internacional do Meio Ambiente no Parque Municipal Maria Pires Perillo foi marcado por atividades que contaram com a participação de crianças, da população de Trindade e de autoridades. Depois da exibição de um vídeo, o secretário de Meio Ambiente citou as ações da pasta, como a atuação no Aterro Sanitário Municipal, que antes era um ex-lixão a céu aberto. Esmeraldo falou também sobre o plantio de árvores e mudas realizado nas principais ruas e avenidas da cidade, a fiscalização da situação das nascentes e áreas de preservação ambiental, a limpeza urbana e ações que melhoram a qualidade de vida dos moradores.

Além do plantio de árvores pelos Guardiões Mirins, autoridades e a população, foram realizadas palestras, apresentação do coral da melhor idade e da Banda Mirim do Corpo de Bombeiros. Serviços como testes rápidos das hepatites B e C, sífilis, HIV, USG, clínica geral, prevenção, odontologia, aferição de pressão e HGT, auriculoterapia e nutrição foram prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores João Piqui (PTB), Agnelson Alves (PV) e pelo vereador licenciado e secretário municipal de Habitação, Marden Júnior (PP). l

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.