Jânio Darrot promove interação com a comunidade

No rádio, durante mais de três horas, prefeito presta contas ao povo daquilo que feito em quase três anos de gestão

Jânio Darrot, na Rádio Trindade FM: “Satisfação é ver a cidade arrumada”

Jânio Darrot, na Rádio Trindade FM: “Satisfação é ver a cidade arrumada”

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Três horas e meia foram disponibilizadas pelo prefeito Jânio Darrot (PSDB) na ma­nhã de quinta-feira, 13, na Rádio Trindade FM para uma costumeira prestação de contas e interação via telefone com a população. Entrevistado pela comunicadora e ex-deputada Dária Alves, Jânio respondeu a todas as perguntas e apresentou as principais ações dos dois anos e sete meses da sua administração (ver abaixo).

Darrot pontuou todos os parlamentares que enviaram emendas em sua gestão e disse que tem estilo de ser mais realizador do que “comemorador”. “Se formos parar de trabalhar para soltar foguetes pelo que fazemos, a gente ficaria o tempo todo por conta disso. A nossa satisfação é ver Trindade arrumada e a população sendo atendida. Queremos melhorar e não perder o foco nas áreas de maior necessidade, que são educação, saúde e infraestrutura”, reiterou.

Um diferencial entre as participações atuais com as do passado é o número de reclamações populares que diminuíram, em detrimento do aumento de pedidos. Para os técnicos do governo, este detalhe indica que cresceu o índice de credibilidade da gestão com a população.

Ações realizadas pela prefeitura desde o início da gestão

Educação: 10 Cmeis e um centro de educação infantil; 19 escolas e três extensões; Programa Mais Educação (atividades no contra turno) em 16 escolas; Sistema Aprende Brasil (Editora Positivo); três escolas com atendimento especializado com fonoaudiólogo, psicólogo e professor de apoio 47 alunos; uma escola em tempo integral no Setor Garavelo; transporte universitário para todos os alunos. Aquisição: 8 mil tênis, 2 mil sandálias, 10 mil kits de uniformes, 10 mil kits de material escolar, dois ônibus para o transporte escolar e mobiliário escolar. Fora isso, foram construídas 11 escolas com recursos próprios.

Saúde: 19 unidades reformadas; duas em obra de ampliação; e nove em construção. Sobre atendimentos: foram quase 250 mil visitas domiciliares; 62 mil consultas médicas; 31 mil atendimentos CAPS II e AD; 14 mil consultas em urgência e emer­gência, além de 18 mil procedimentos; 507 ações de Vigilância Sanitária; 28 mil vacinas administradas; 15 mil procedimentos em Odontologia; 2.454 atendimentos SAMU e CAT; 338 atendimentos da Ouvidoria, entre outros. Também foi feita a im­plantação da ouvidora da saúde que atende através do Whatsapp 8260-3299, do Facebook e e-mail.

Infraestrutura: Aquisição de equipamentos novos (máquina extrusora de concreto para fazer meio-fio, caminhão truck e uma usina de micro pavimentação). Também foram realizadas obras de construção e reconstrução de rodovias (GO 469 Trindade-Abadia e Trindade-Goianira; GO-060 Rodovia dos Romeiros e GO-050 Trindade-Campestre), além da reforma do sistema de abastecimento de água e da estrada vicinal e ponte para o Povoado do Cedro. Também foi construída a Passarela da Fé. 14 bairros receberam pavimentação.

Meio ambiente e paisagismo: Programas Cidade Limpa e Adote uma Árvore. Já foram distribuídas 36 mil mudas de Cerrado. Foi feita a insta­la­ção de coletores de materiais reciclá­veis nas praças e órgãos públicos e re­alizado o paisagismo em praças e ilhas.

l Desenvolvimento econômico e turismo: Festival Gastronômico; conclusão do Plano Municipal de Turismo; aprovação do Conselho e Fundo Municipal de Turismo; projetos Censitário nas Pousadas e Hotéis, Segurança dos Romeiros, Sinalização Turística e Turismo na Escola. Também foi feita a realização do Simpósio da Região dos Negócios e Tradições, além da construção do Centro de Apoio ao Turista e a revitalização das esculturas e da Via Sacra.

Assistência social: Viabilização de 1711 passaportes do Idoso; 1820 beneficiários da renda Cidadã; 2015 beneficiários do Bolsa Família; 70 jovens inseridos em programas sociais; distribuição de 180 enxovais, 300 cestas básicas e fraldas descartáveis e lenços umedecidos. Também foi feita a aquisição de leite para atender crianças com deficiência nutricional e a implantação do Serviço de Convivên­cia para 2 mil crianças, além da reforma da Associação dos Idosos na Região Leste.

Administração: Regularização dos fundos Trindade Prev, atualmente com um saldo de R$ 12,8 milhões; criação do Plano de Cargo e Carreira do Estatuto do Magistério; e realização de concurso público para a Secretária do Meio Ambiente e para agentes de endemias.

Segurança/Trânsito: Aquisição de quatro motocicletas para a Superinten­dência Municipal de Trânsito; viabilização de novas motos e viaturas para a Polícia Militar; implantação da guarda municipal; e viabilização de veículos e equipamentos para o Corpo de Bombeiros e de uma nova sede para a Delegacia da Mulher.

Superintendência de Indústria e Comércio: Doação de Área para a instalação do Polo Industrial (26 empresas); cursos quinzenais para o empreendedor; consultoria de como abrir meu primeiro negócio; cartão do empreendedor.

Habitação e urbanismo: Inscrição e triagem de mais de 2 mil participantes para o Programa Minha Casa Minha Vida 2, que distribuirá 600 aparta­mentos em 2016; regularização fundiária com entrega de escrituras pendente em de 34 bairros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.