Igreja Assembleia de Deus foi fundada há 113 anos. Em Goiás há 88 anos. Confira sua história
30 junho 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Giovani Ribeiro Alves
Especial para o Jornal Opção
A Igreja Assembleia de Deus foi fundada no dia 18 de junho de 1911, em Belém do Pará, pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg.
Gunnar Vingren e Daniel Berg partiram de Nova York, na terceira classe do navio Clement. Depois de 14 dias de viagem, aportaram no Porto de Belém, no dia 19 de novembro de 1910.
A princípio, Gunnar Vingren e Daniel Berg foram auxiliar na Igreja Batista de Belém. Todavia, depois de alguns meses, houve uma divergência doutrinária entre eles e a liderança da Igreja Batista, por causa da glossolalia, que é o falar em línguas estranhas, uma característica das igrejas pentecostais. Os dois, então, resolveram deixar a Igreja Batista.
Um pequeno grupo de fiéis acompanhou os missionários — que passaram a reunir na casa da senhora Celina Albuquerque, localizada na Rua Siqueira Mendes, no Bairro Cidade Velha, um dos mais antigos de Belém, onde, no dia 18 de junho de 1911, seria fundada a Assembleia de Deus no Brasil, cujo primeiro nome da denominação foi Missão da Fé Apostólica. No dia 18 de janeiro de 1918, finalmente, passou a se chamar Assembleia de Deus.
Com o passar dos anos, a Assembleia de Deus teve um enorme crescimento alcançando toda a Região Norte do Brasil, bem como os demais Estados e, atualmente, está presente em todos os municípios da federação brasileira.
A Assembleia de Deus é uma igreja de caráter pentecostal, pois acredita na manifestação dos dons espirituais; dentre eles, o dom de cura e o dom de falar em outras línguas, por intermédio do Batismo com Espírito Santo. Acredita também na existência de Deus, do diabo, do pecado e na Bíblia Sagrada como o único meio de fé e de prática cristã, na vida eterna, na ressurreição dos mortos, no arrebatamento da igreja e no sacrifício de Jesus na Cruz como meio para a redenção do homem.
Assembleia foi fundada em Goiás em 1936
Em Goiás, a Assembleia de Deus foi fundada em 1936, pelo pastor Antônio Moreira, que era afrodescendente, pedreiro. Ele veio do Rio de Janeiro, para trabalhar na construção dos primeiros prédios de Goiânia.
O primeiro batismo nas águas foi realizado no Córrego Botafogo. O primeiro templo da Assembleia de Deus do Estado de Goiás foi construído na Rua 55, número 180, no Centro de Goiânia, onde atualmente é a sede da Assembleia de Deus do Campo Central.
Dentre os primeiros pastores da Assembleia de Deus em Goiás, além de Antônio Moreira, podemos citar os pastores: Manoel de Sousa, José Domingos Ludovico, Antônio Inácio de Freitas, Divino Gonçalves dos Santos, Albino Gonçalves Boaventura, Jácomo Guido da Veiga e Jaime Antônio de Sousa.
Existem em Goiás vários ministérios da Assembleia de Deus — como os Ministérios Independentes, a Missão, ligada à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, presidida pelo pastor Wellington Bezerra, e o Ministério de Madureira, que é o pioneiro em Goiás, presidido nacionalmente pelo bispo primaz Manoel Ferreira. Em Goiás é presidido pelo bispo Oídes José do Carmo, pastor-presidente da Assembleia de Deus do bairro de Campinas.
Giovani Ribeiro Alves é escritor, poeta, pastor auxiliar da Assembleia de Deus do Bairro de Campinas e membro da Academia Goianiense de Letras. É colaborador do Jornal Opção.