Haley Margon: o empreendedor social que usa sua fortuna pra levar Educação aos estudantes de Catalão

23 junho 2024 às 00h00

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Descendente de eslovenos, Haley Margon Vaz nasceu em Catalão, cidade do Sudeste de Goiás, em 28 de março de 1930. São 94 anos de vida ativa. Ele contribuiu na fundação do MDB, foi vereador e prefeito de Catalão. Tendo sido eleito em 1983, geriu o município até 1988.
Desde então, exerceu uma vida pública quase sem interrupções, assumindo a presidência da Associação dos Prefeitos da Região Sudeste, foi secretário-geral do Ministério da Agricultura e ocupou o cargo de ministro interino da Agricultura por três vezes. Nas eleições de 1990, foi eleito deputado federal. Haley Margon foi secretário da Fazenda governo de Goiás durante uma das gestões de Iris Rezende, um de seus grandes amigos.
Com um currículo político invejável, Haley Margon continua fazendo história em sua cidade, portanto no seu Estado e no seu país. Ele se considera um catalano apaixonado pela cidade onde mora e tem seus negócios.

Haley Margon sempre foi um homem à frente de seu tempo, mas vivendo intensamente o presente. Mesmo sem ter concluído o ensino superior, parando no ginásio, o equivalente ao ensino médio da época, sempre acreditou que a Educação era o único instrumento capaz de transformar as pessoas. Por sinal, para o ex-deputado Educação se escreve com “E” maiúsculo, nunca com minúsculo. Por que, de acordo com o Robert Owen do Cerrado — ainda que não seja socialista —, a Educação abre as portas do desenvolvimento… para todos.
Durante sua gestão como prefeito de Catalão, afirmava que nenhuma criança ficaria fora da escola. De acordo com políticos e professores locais, ninguém até hoje investiu tanto em Educação quanto ele. Abriu uma sala de aula a cada dia em seus cinco anos de administração.
Haley Margon, é responsável por levar as unidades do Sesi/Senai para Catalão, sempre esteve preocupado com a formação profissional dos jovens. Foi por intermédio de seus esforços que a Universidade Federal de Goiás (UFG) instalou uma unidade no município. Mais tarde, a partir dos seus esforços, tornou-se a Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Recentemente, doou um terreno de aproximadamente 50 mil metros quadrados para a construção da Faculdade de Medicina da universidade. A palavra a reter é: d-o-o-u. Outros venderiam.
Foi por meio de suas ações como político que tanto a fabricante japonesa Mitsubishi quanto a americana John Deere se instalaram em Catalão. “A primeira coisa que os japoneses me perguntaram foi se existia alguma escola profissionalizante e uma universidade em Catalão. Graças a Deus, eu já havia conseguido trazer o Senai e a UFG”, explica Haley Margon, olhando para o repórter e para o infinito, e com os pés “plantados” nos sonhos e na realidade. Porque o leitor está diante de um empreendedor social. Quer dizer, trata-se de um empreendedor que cuida da sociedade. Um gestor que não precisa de mandato para fazer o bem para a coletividade.
Haley Margon é desapegado das coisas materiais, e prova disso são seus investimentos na área da Educação em Catalão até hoje. “Chamei meus três filhos [um deles, Halley Margon Júnior é escritor do primeiro time, mora na Espanha e tem livro publicado na terra de Cervantes] e expus minha vontade de continuar ajudando as pessoas na área da Educação. Para isso, precisava da aprovação deles. Fiz a doação da herança de cada um e o restante que ficou para mim vou investir cada centavo em Educação”, conta, empolgado. Até mesmo a casa onde mora já está doada para o instituto que ele mesmo criou.
Com seu rosto vincado pelo tempo, quando fala de Educação, de abrir espaço para os estudantes pobres, Haley Margon remoça-se, ganha vivacidade. Sua palavra ardente, matizada pela vontade de compartilhar com aqueles que não têm posses, talvez seja seu elixir da juventude.
Conheça o Instituto João Margon Vaz
Preocupado com o futuro educacional das crianças e adolescentes, Haley Margon criou o Instituto João Margon Vaz, em 2017, cujo nome homenageia seu falecido irmão, que era professor. O instituto foi construído e totalmente equipado com o que há de mais moderno, com recursos próprios, e oferece ensino nas áreas de matemática, robótica, informática e astronomia, ou seja, a lógica aplicada, segundo ele. “Haley, um homem forte e de uma doçura infinita — cujo vigor está nos atos e não nos discursos pomposos —, criou uma espécie de Japão ou Coreia do Sul em pleno Sudeste de Goiás. A Unesco deveria verificar o que está sendo feito em Catalão”, afirma um editor de um jornal.
O aparelhamento de todo o complexo educacional com o que há de mais moderno inclui o telescópio do Instituto, símbolo da visão e do avanço de Haley Margon, sempre à frente de seu tempo (ele lembra o presidente Juscelino Kubitschek). Como um homem de perfil benemerente, visionário e empreendedor social nato, Haley Margon dá significado aos sonhos realizáveis de crianças e jovens. Transforma sonhos em realidades. Para o mecenas dos pobres, a criança (e o adolescente) é, mais do que o futuro, o presente do país.

O Instituto é uma associação civil de caráter filantrópico, social, beneficente, de assistência educacional, socioambiental e de incentivo à pesquisa. Tem como finalidades a ampliação de oportunidades para crianças, adolescentes e jovens diante dos desafios futuros, deixando um legado social, moral e educacional. Haley Margon, o principal mantenedor do Instituto, construiu o complexo educacional com recursos próprios e total apoio da família, que concordou em renunciar à herança patrimonial para realizar esse sonho em prol dos catalanos.
O local conta com a Vivência do Aprendizado da Matemática, oferecendo também aulas de Informática e Robótica, além de temas transversais como Astronomia e Física. Todas as atividades são gratuitas e realizadas em contraturno escolar.
O público beneficiado abrange alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental, preferencialmente de escolas públicas, mas também de privadas, cujo perfil indique talento na área de exatas. Os alunos recebem todo o material didático e uniformes sem nenhum custo para suas famílias, além de um lanche diário.
“Nossa proposta é voltada à promoção de atividades totalmente gratuitas e de relevância pública e social, contemplando curto, médio e longo prazo na vida educacional dessas crianças e jovens que frequentam a Instituição em contraturno escolar, estendendo os resultados ao seio familiar, motivo de orgulho para pais e responsáveis”, explica Takenia Mara, diretora do Instituto.
Haley Margon diz que o lema do instituto para a contratação de professores e a escolha dos alunos é: “Professor que quer ensinar e aluno que quer aprender”.
Resultados da eficácia da Educação
Matemática
Desde o primeiro ano de funcionamento, em 2017, o Instituto tem apresentado resultados promissores em Matemática, destacando-se na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Até agora, o Instituto acumula 13 menções honrosas, cinco medalhas de bronze, uma medalha de prata e duas medalhas de ouro. Esses resultados são frutos de um planejamento meticuloso para um crescimento ordenado das ações, aproveitando o espaço que o Instituto possui para reunir alunos e atividades de excelência.
Robótica — First Lego League (FLL)
Em 2023, no Festival Sesi de Robótica, entre os 100 participantes do First Lego League Challenge, o time Amazonas do Instituto Professor João Margon Vaz conquistou o 1° lugar na categoria Core Values.

A equipe construiu e programou um robô totalmente de Lego, capaz de realizar missões em menos de 2 minutos e 30 segundos, superando diversos desafios. Além disso, a equipe desenvolveu um gerador hidrocinético aplicável em afluentes próximos a residências na zona rural, fornecendo energia elétrica para famílias afetadas pela pobreza energética.
• 2019: Competição estadual F.L.L — Troféu “Escola Pública de Destaque”
• 2020: Atividades suspensas presencialmente (por causa da Covid)
• 2021/2022: Troféu Champion Award Regional Goiás, segundo lugar.
• 2023: Primeiro lugar F.L.L — Core Values.
Informática
Em 2021, o trabalho realizado nos anos anteriores levou a turma à participação no Encontro Anual de Computação (Enacomp). Este evento anual é patrocinado pela Universidade Federal de Catalão e reúne profissionais e professores de todo o Brasil para discutir projetos de pesquisa e novas tecnologias na área de Ciência e Engenharia da Computação.
Astronomia
O Planetário do Instituto João Margon Vaz, em Catalão, é o único fora da capital, Goiânia. O telescópio do Instituto é de última geração, sendo o mais moderno em todo o Estado de Goiás. É capaz de identificar locais de queda de asteroides. As apresentações no Planetário são abertas à comunidade e totalmente gratuitas. A agenda de visitas para escolas, famílias e interessados está disponível. Além disso, a unidade possui um planetário móvel.

Para mostrar um pouco do trabalho desse destacado brasileiro — que o Brasil vai descobrir —, o Jornal Opção visitou o Instituto João Margon Vaz para conhecê-lo e conversar com Haley Margon, revelando ao Brasil quem é este visionário, um “semeador do futuro”.
Haley Margon poderia optar por descansar no conforto de seu lar, após conquistar tanto financeiramente, mas essa não é sua escolha. Na verdade, ele parece ter uma energia que muitos jovens não têm. Haley Margon tem o hábito de levantar todos os dias às 6h30 e, às 7h30, já está no Instituto. Ele relata que estar apto para o trabalho continua sendo uma de suas maiores alegrias. Sente-se útil às pessoas, à sociedade. Haley Margon afirma que está com excelente saúde, sentindo apenas uma dor em uma das pernas (um problema, aliás, antigo). De fato, é possível perceber que o homem que revolucionou a Educação em Catalão está bem lúcido, embora tenha uma pequena dificuldade auditiva. “Eu ouço mal, mas escuto bem”, disse ele, ou seja, escuta o que é de seu interesse. E seu interesse é, desde sempre, a sociedade, as pessoas.

Em nossa conversa, Haley Margon contou que já foi um católico praticante, mas hoje acredita apenas que existe um Deus que criou o universo em que habitamos, e que pode haver outro universo por aí. “Não acredito que o Deus poderoso criou apenas um universo, creio que há outro desconhecido em algum lugar. Hoje não pratico nenhuma religião, mas não sou ateu.”
Haley Margon não acredita na existência de uma verdade absoluta, nem mesmo em relação à Bíblia. “Tudo que o homem faz é falível e a Bíblia foi escrita por homens.” Para ele, decisivo mesmo é fazer o bem… para todos.
Assim como o escritor russo Liev Tolstói (autor do livro “Contos da Nova Cartilha, publicado no Brasil pela Ateliê Editorial), Haley Margon se declara apaixonado pela Educação, que, enfatiza, é a única capaz de transformar a vida das pessoas para melhor. Ele revela que o slogan frequentemente utilizado, afirmando que o Brasil é o país do futuro, continuará sendo assim. “Enquanto os políticos não entenderem que a educação é a base de tudo, o discurso será sempre esse de que o Brasil é o país do futuro, porque do presente está longe de ser.” Ele cita o livro “Nós do Brasil” ao afirmar que o pecado original do Brasil foi negligenciar a Educação, indo na contramão dos países desenvolvidos.
“Não me formei em nada. Deixei os estudos para ganhar dinheiro, mas não aconselho ninguém a fazer isso. Tive sorte porque ganhei muito dinheiro”, relata. Mas ele se formou na Escola da Vida, e, no lugar de ser um acumulador, é um distribuidor.

Outro fator interessante é que, mesmo sem um diploma superior, Halley Margon sempre se destacou numa área considerada complicada. “Modéstia à parte, eu me destacava em matemática, era minha matéria preferida. A professora fazia perguntas para todos os alunos e me deixava por último porque sabia que eu ia dar um show [risos].”
Haley Margon comenta que Catalão atraía pessoas e sempre se destacou na área da Educação. Ele lembra que, não por acaso, a cidade recebeu o carinhoso apelido de “Atenas de Goiás”, pois os catalanos tiveram a oportunidade de contar com dezenas de poetas que viveram lá e encontraram inspiração nas paisagens e no povo local. Para ele, muitos valores literários nasceram na cidade ou escolheram Catalão para viver. Margon se diz um amante da leitura e não fica sem ler um bom livro. “Não tenho preferência por um gênero literário, mas tem que me agradar.”
Grandes nomes como Fagundes Varela, Bernardo Guimarães, Ricardo Paranhos, Alceu Vitor Rodrigues, Roque Alves de Azevedo, Randolfo Campos, Gastão de Deus Vitor Rodrigues, Gerson Cunha, Itamar de Santana, Luíz do Couto, Antero Costa Carvalho, Wilson Elias Democh, Dr. David Persicano, entre outros, são lembrados por ele. No momento, vive em Catalão o economista e escritor Luís Estavam, doutor em Economia pela Unicamp e uma referência em estudos sobre a economia de Goiás.
No entanto, Margon destaca com tristeza os tempos obscuros e violentos da política de Catalão. “Teve uma época em que, pelo poder, tudo se resolvia na base do 44.”
Haley Margon frisa que ninguém vive sem matemática e, por essa razão, idealizou o instituto com a intenção de formar jovens naquilo que ele chama de futuro — a “astronomia”. “Nossas disciplinas, todas elas, envolvem diretamente a matemática. A astronomia, a robótica e a informática.” Ele assinala que sua maior alegria é ver a felicidade das crianças aprendendo e se desenvolvendo nas salas de aula. “Esse é meu maior pagamento, ver essas crianças felizes.”

Secundando o antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, Haley Margon postula que o Brasil nunca valorizou a Educação. “O que você acha de um país que destina mais dinheiro para fundos partidários do que para a Educação? Não tem jeito. A Educação deveria ser primordial na política de um país que quer ser desenvolvido.”
Haley Margon sublinha que o objetivo do instituto é despertar nas crianças o desejo pela matemática e, futuramente, deixá-las decidir se querem seguir os estudos nessa área. “Nossos alunos participam anualmente de olimpíadas e ganham quase tudo. Fico muito feliz com isso. Eles ficam aí criando coisas que serão úteis para todos.”
Pela atuação incansável para que o sistema Sesi/Senai se instalasse em Catalão, o mecenas dos pobres foi homenageado, recentemente, com seu nome eternizado na unidade que se chamará Haley Margon Vaz. Margon conta que levar o Senai para Catalão não foi uma tarefa fácil. Na época, os trabalhadores da mineração precisavam de uma escola profissionalizante e, por isso, lutou até conseguir uma unidade para a cidade. “Tudo foi Graças à minha amizade com Paulo Vargas, que é o diretor regional do Senai desde 1983. Fiquei muito feliz com essa homenagem porque é o reconhecimento do meu esforço em formar mão de obra qualificada em Catalão e região.”
“Estou vivendo o melhor momento da minha vida, pois estou profundamente engajado com a Educação e continuo acreditando que ela é capaz de transformar as pessoas e, consequentemente, o mundo. Não busco deixar um legado de nome, mas sim um exemplo a ser seguido por outros, mostrando que investir em Educação não é gasto, mas um investimento.” Haley Margon menciona que, apesar de não ter planejado criar um fundo para a educação, toda a sua fortuna será destinada ao instituto.
Além dos investimentos no instituto, Haley Margon revela que nenhuma escola pública ficará sem computadores, pois está doando equipamentos com recursos próprios para garantir uma educação de qualidade aos alunos. “Estou doando computadores e kits de robótica para essas escolas oferecerem a melhor educação possível. Já foram mais de R$ 1 milhão em doações realizadas e temos mais R$ 500 mil aguardando para serem distribuídos.”

O instituto distribuiu 50 kits de robótica no valor de R$ 9 mil cada, totalizando um investimento de R$ 450 mil. Haley Margon é o único cidadão de Catalão a receber o título de doutor honoris causa, concedido pela UFCAT, mesmo sem possuir diploma universitário, em reconhecimento aos seus esforços em prol da Educação.

Haley Margon destaca que deve tudo o que conquistou à sua família e à mulher, Joana Gomide Margon Vaz, a quem descreve como uma companheira exemplar. “A família é a base de tudo. Uma família desestruturada representa um problema para a sociedade. Foram mais de 70 anos juntos e ela foi uma líder formidável, muito querida pela população de Catalão. Sempre se preocupou com as pessoas. Sinto muito a sua falta.” Joana Margon faleceu em 2020, aos 86 anos.
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“Se não cuidarmos do meio ambiente, o mundo vai derreter”
Para Haley Margon, duas áreas essenciais para se ter melhor qualidade de vida estão sendo negligenciadas: a Educação e o meio ambiente. “Ou nós cuidamos adequadamente do meio ambiente, ou este mundo irá derreter. Que tipo de universo estamos deixando para as futuras gerações?”
Além do ensino de matemática aplicada, Haley Margon considera a sustentabilidade um dos pilares das gerações futuras, tanto para o planeta quanto para a continuidade significativa das atividades como instituição educacional e social.
Para promover soluções na infraestrutura física do Instituto, foi realizada a instalação de energia fotovoltaica (solar), demonstrando um compromisso com o meio ambiente. Um investimento de aproximadamente R$ 30 mil foi feito com recursos próprios do Instituto para essa finalidade.
“Além disso, existem outras iniciativas de responsabilidade ambiental previstas no Estatuto, visando que a preservação e o reflorestamento sejam princípios fundamentais do nosso pensar como cidadãos conscientes, destacando o respeito ao maior bem comum da humanidade: a água”, diz Haley Margon.
O Projeto Pirapitinga Vivo
Idealizado pelo Instituto em parceria com especialistas, o Projeto Pirapitinga Vivo visa a recuperação e revitalização ambiental das nascentes e áreas ripárias do alto curso do Ribeirão Pirapitinga, em Catalão. Essas regiões são conhecidas pela presença da mata ciliar ou vegetação ripária (“um bioma que se distingue pela interação entre vegetação, solo e um curso d’água”).

O Instituto lidera e financia o projeto, que, em curto prazo, concluiu a Fase 1 em 2017 com o plantio de 600 mudas, seguido pela Fase 2 em 2019 com 200 mudas. Em médio prazo, em 2020, a Fase 3 recebeu recursos de parceiros para o plantio de 800 mudas, distribuídas em 400 mudas em cada fase. “Continuamos a recuperar espaços com árvores nativas, adequadas à região, restaurando a biodiversidade e todos os benefícios que o meio ambiente e a população apreciam. A meta de longo prazo é reflorestar e recuperar as margens até a cabeceira do Ribeirão Pirapitinga”, frisa Haley Margon.
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Takenia Mara de Freitas, Diretora do Instituto
Alunos do Instituto já ganharam medalhas em olimpíadas
Takenia Mara de Freitas explicou o processo de seleção dos alunos: “Enviamos ofícios às escolas solicitando que selecionem alunos com aptidão em exatas. Todo mês de novembro, esses alunos realizam uma prova e os melhores desempenhos são admitidos no projeto”.

A diretora esclarece que o instituto foi criado com o objetivo de preparar os alunos para as Olimpíadas de Matemática (OBMEP), com outras áreas de aprendizado sendo uma consequência natural desse processo. O instituto conta com 135 alunos matriculados que recebem não apenas Educação, mas também lanche, uniforme e transporte. A cada ano, são oferecidas cerca de 80 vagas, com mais de 250 alunos se inscrevendo.
Takenia Mara destaca que, desde 2019, os alunos conquistaram seis medalhas de ouro, 12 de prata e 20 de bronze em matemática. Na área de robótica, até o momento, os alunos receberam troféus de destaque, indicando um potencial futuro de sucesso também nesta área.
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Luís Estevam, economista e biógrafo
“Haley Margon é uma referência para Catalão”
Em 2018, o economista e escritor catalano Luís Estevam, amigo de Haley Margon Vaz, lançou o livro “Haley Margon Vaz — Um Semeador do Futuro”, no qual relata a trajetória empresarial, política e social de Haley Margon.

Luís Estevam menciona que, após um período fora de Catalão, decidiu retornar para se dedicar a preservar a memória da cidade, e uma das biografias que considerou essencial era a de Haley Margon. “Haley Margon é uma figura de destaque e uma referência viva para nós. Assim como Iris Resende foi para Goiás, Haley Margon é para Catalão. Ele é alguém preocupado com a infraestrutura da cidade, com a educação e com o meio ambiente, além de ser extremamente prático. Apesar de não ter formação acadêmica, ele trouxe a academia para Catalão e tem um comprometimento notável com o esporte.” Na verdade, trata-se de um empreendedor social de matiz nacional, da estirpe de Neca Setubal.
Para Luís Estevam, homens como Haley Margon, que dedicam suas vidas a uma causa como a Educação, são eternos e quase únicos. “Sua biografia é importante porque demonstra às futuras gerações que somente a Educação pode transformar vidas. Não é à toa que Catalão é conhecida como ‘Atenas de Goiás’, simbolizada em sua bandeira, por um livro aberto.”
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Alunos do Instituto construíram uma mini hidrelétrica
Paola Batista de Souza, 14 anos, Gustavo Severino Souza Reis, 13 anos, e Murilo Souza Melo, 15 anos, expressam gratidão pela oportunidade de estudar no instituto e concordam que suas vidas foram completamente transformadas para melhor.

Paola Batista relata que era uma estudante destacada em exatas na sua escola e foi convidada pela professora de matemática a fazer a prova de admissão. “Eu fiz a prova e me apaixonei pelo curso de robótica. A princípio, entramos para nos especializar em matemática, mas há também astronomia, robótica e informática. Quando comecei a estudar robótica, percebi que é isso que eu quero para o meu futuro profissional. Vou seguir meus estudos nessa área promissora”, diz a aluna de uma escola pública.
Gustavo Severino está na instituição há quatro anos e conta animado que sempre se destacou em matemática. Ele relata que chegou ao instituto por acaso: “Minha irmã entrou no instituto e eu a acompanhava apenas para ver como era a área de robótica. Como já gostava de montar lego e vi que aqui os estudos são sérios, fiz a prova e passei.”
Para Murilo Souza, que já é mentor de equipe de robótica, o instituto despertou o interesse dos alunos pela área. “Temos muitas possibilidades de atuação nessa área, como programação, que é muito utilizada na robótica, ciência da computação, diversas áreas da engenharia, mecatrônica, entre outras.”
Murilo Souza lembra da criação de um projeto pela equipe, com base em um problema social. “Desenvolvemos um projeto de inovação para pessoas com tremores nas mãos, que reduziu esse problema em mais de 70% durante atividades manuais. Conseguimos mostrar que essa solução poderia impactar positivamente a vida dessas pessoas.” Em outra ocasião, a equipe construiu uma mini hidrelétrica para propriedades rurais, solucionando o problema de perdas de produção por falta de energia. Murilo enfatiza que os alunos não apenas criam projetos, mas também demonstram sua aplicabilidade real, deixando a implementação prática para políticos e empresários.
Os alunos destacam que os professores do instituto são excelentes, muitos provenientes da UFCAT. E além do aprendizado acadêmico, o instituto ensina a ser uma pessoa melhor.

Paola Batista está no instituto há dois anos e já aprendeu programação, a montar robôs, participou de diversos projetos de pesquisa e competições de matemática. Ela já competiu em quatro torneios, sendo dois regionais e dois nacionais. “A experiência dos torneios é incrível e o instituto nos proporciona isso. É muito gratificante saber que o instituto pode nos levar tão longe.”
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Professor destaca qualidade do instituto
O professor de matemática Miro Gonzaga trabalha no instituto há cinco anos. Ele revela que conheceu o projeto quando levou sua filha para participar de uma prova. “Fui levar minha filha para participar de uma prova de seleção e aproveitei para conhecer o projeto. Me apaixonei.”
Miro Gonzaga enfatiza que lecionar no instituto é prazeroso, pois os professores são tratados com dignidade e respeito. “Tenho enorme satisfação em trabalhar aqui, pois somos tratados com dignidade e muito respeito, tanto pelo sr. Haley quanto pelos funcionários.”

O mestre destaca que o instituto oferece tudo o que um professor precisa para exercer a função com alegria. “Com 34 anos de docência, posso dizer que o Instituto é a instituição que mais me faz sentir realizado como professor, pois nos oferece todas as condições físicas, pedagógicas e administrativas necessárias.”
Em relação aos alunos, Miro explica que são muito aplicados e têm real interesse nos estudos. “Os alunos passam por um exame de seleção, o que nos permite ter alunos que se destacam em suas respectivas escolas. O Instituto proporciona um ambiente onde podem aprofundar e ampliar seus conhecimentos em matemática.”
Miro Gonzaga destaca que o aprendizado é excelente, refletindo nos resultados tanto na OBMEP quanto na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
O professor afirma que Haley Margon é o maior expoente na Educação de Catalão e região. Segundo ele, foi graças às iniciativas e visão de Haley Margon que Catalão conta com a Universidade Federal de Catalão e a Faculdade UNA (antigo Cesuc). “Atualmente, com esse projeto maravilhoso para crianças do ensino fundamental, criamos uma nova geração de alunos com alto rendimento em matemática, além de desenvolver habilidades em robótica, informática e astronomia.”
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Pais aprovam alta qualidade o Instituto
Michele Cristina da Silva, 40 anos, é professora de matemática na rede estadual. Ela conta que o filho de 10 anos está no instituto há um ano e seu desenvolvimento é perceptível. “É impressionante como ele está se desenvolvendo na matemática. Puxou à mãe (risos).”

Para Michele Cristina, se houvesse mais pessoas como Haley Margon no mundo, ele seria um lugar melhor. “Faltam homens de bom coração como o sr. Haley. O instituto é uma ideia fantástica que deveria ser ampliada e replicada pelos gestores.” A mestre diz que o ambiente no instituto incentiva o interesse das crianças pelas disciplinas. “Elas adoram estar aqui no instituto.”
Bruna Rodrigues Cardoso Martins, 30 anos, explica que seu filho Abimael, de 12 anos, foi matriculado no instituto em 2022, quando estava no 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública da cidade. A pedagoga destaca que o instituto está garantindo um futuro promissor para seu filho. “Para nós, a importância do Instituto na vida educacional do Abimael se deve à intensificação do ensino e ao desenvolvimento tecnológico, garantindo um presente e um futuro de destaque.”
Ela enfatiza que Abimael sempre foi um bom aluno, mas, desde que entrou no projeto, tem mostrado um avanço significativo. “Quando ele começou na instituição, percebemos uma melhora considerável em seu processo de aprendizagem, refletida em avaliações como as da OBMEP.”

Bruna Rodrigues expressa uma “gratidão eterna” a Haley Margon. “Nós, como pais, somos imensamente gratos pela oportunidade que o sr. Haley proporciona a todos os alunos por intermédio da instituição, proporcionando um grande desenvolvimento em tecnologia e ensino.”
Para ela, os políticos deveriam dar mais importância à educação. “Seria muito importante se todos os políticos se preocupassem com a educação como o instituto, representado pelo sr. Haley, faz, e disponibilizassem para todos os alunos do instituto.”
Para Luciana Borges José Cardoso, pedagoga e mãe de Antônio Júnior, o instituto, além de oferecer a oportunidade de aprender uma profissão, é um lugar onde os filhos se interessam mais pela educação e pela socialização, afastando-os das ruas e, possivelmente, das drogas. “Essa iniciativa do Sr. Haley é um presente para a comunidade. Sou muito agradecida a ele e a toda a equipe do instituto, porque muitos pais não teriam condições de proporcionar isso aos filhos, e aqui eles encontram tudo gratuitamente”, agradece ela.

A mãe informa que seu filho tem 13 anos e já está no terceiro ano no instituto. Segundo ela, o desempenho dele em matemática, e consequentemente nas outras matérias relacionadas às ciências exatas, melhorou substancialmente, estando sempre entre os classificados na OBMEP.
Luciana ressalta que os políticos deveriam dar mais atenção à educação e investir mais recursos nessa área, pois é a educação que forma grandes homens. “Somente a educação é capaz de produzir grandes homens, e o Sr. Haley contribui com recursos próprios. Se ele sozinho está revolucionando a história desses garotos, imagine se os políticos entendessem o poder da educação. Rogo a Deus para que mais políticos e homens como o Sr. Haley surjam neste mundo”, frisa. Luciana diz que lembra emocionada de uma frase dita pelo Sr. Haley aos pais: “Ver seus filhos empolgados aqui no instituto é o meu combustível para continuar vivendo com intensidade e alegria.”
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Reitora diz que Haley foi decisivo pra criação da Ufcat
A professora Roselma Lucchese, reitora da UFCAT, destaca que Haley Margon foi uma figura crucial para a implantação de uma Universidade Federal em Catalão.
Roselma Lucchese explica que a UFCAT teve início como um Campus Avançado da UFG em Catalão e evoluiu para se tornar a Universidade Federal de Catalão, conforme estabelecido pela Lei 13.634 de 20 de março de 2018. “Isso se deveu às condições criadas durante a gestão do sr. Haley Margon Vaz como prefeito de Catalão, desde 1983, tanto financeiras quanto não financeiras, além dos esforços contínuos junto aos governos estadual e federal para a criação e consolidação da UFCAT. Ele organizou e participou de diversas reuniões político-administrativas, concretizando o sonho deste homem idealizador e visionário.”

A reitora afirma que, sem essas condições, a UFCAT não teria alcançado o status atual, atendendo mais de 25 municípios da região e abrangendo todos os Estados brasileiros. A universidade atualmente oferece 30 cursos de graduação, programas de pós-graduação com mestrado (onze) e/ou doutorado (três) em pleno funcionamento, além de numerosos projetos de expansão de novos cursos de graduação e pós-graduação, bem como projetos de pesquisa e extensão em andamento, envolvendo um corpo pedagógico e técnico-administrativo diversificado.
Em reconhecimento a seus méritos, em 2009, a Universidade Federal de Goiás concedeu a Haley Margon o título honorífico de Mérito Universitário, por meio da Resolução Consuni nº 23/2009, pela sua contribuição significativa para a implantação e consolidação do campus da UFG em Catalão, crucial para o desenvolvimento da região Sudeste do Estado de Goiás.
A UFCAT também concedeu a Haley Margon o título de doutor honoris causa. “Diante do exposto, a UFCAT reconhece o esforço contínuo do sr. Haley Margon Vaz na implantação e consolidação da UFG em Catalão, culminando na transformação em Universidade Federal de Catalão em 2018. É justo que a UFG e agora UFCAT demonstrem seu reconhecimento, conferindo-lhe o título honorífico de doutor honoris causa, conforme proposto pelos cursos e pela reitoria da UFCAT.”

Roselma Lucchese ressalta que o homenageado sempre demonstrou um interesse coletivo na defesa da educação pública e de qualidade em Catalão e na região, vendo seu sonho de criação e implantação da Universidade Federal de Catalão realizado. “Ele continua atuando em prol da educação, tanto na UFCAT quanto por intermédio do Instituto João Margon.”