Filme sobre vida de Padre Pelágio será realizado em Trindade

Obra do sacerdote redentorista terá cenas gravadas em três países e seis localidades. A Capital da Fé terá cidade cenográfica

Felipe Cândido 
Especial para o Jornal Opção

A produção está em fase de captação de recursos em leis de incentivo

A produção está em fase de captação de recursos em leis de incentivo

Com apoio logístico do governo municipal de Trindade, na gestão do prefeito Jânio Darrot (PSDB), realização da Yela Filmes, produção da Fundação Casa de Atores, Grupo de Teatro Desen­canto, Cinemix, texto e direção de Fábio PH, o filme “Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome” começa a ser realizado em Trindade.

A obra terá cenas previstas na Alemanha, Itália, Rio de Janeiro, Aparecida do Norte (SP), Goiânia e Trindade, e retratará a atuação de Pelágio Sauter, o padre redentorista alemão que desembarcou no Brasil em 1909 e nunca mais retornou a seu país de origem. Padre Pelágio faleceu na Santa Casa de Goiânia, em 1961, foi venerado pelo papa Francisco em 2014 e conta com evoluído processo de beatificação na Santa Sé, em Roma.

Em favor dos necessitados e enfermos, o padre andava grandes distâncias no lombo de um cavalo e possuía um vasto currículo de curas, muitas delas não explicadas pela medicina. Ele, que é considerado um dos grandes promotores da Romaria do Divino Pai Eterno, afirmava que amava a cidade de Trindade e por ela dedicou quase 40 anos da sua vida.

Cidade cenográfica

A encenação de Padre Pelágio será realizada em três fases da sua existência. Além disso, está previsto grande número de figurantes, figurinos de época, 110 atores com falas, dezenas de técnicos e a construção de uma cidade cenográfica em Trindade. As sequências de reconstituição do velório e enterro do padre — um dos mais concorridos da história de Goiás — e de uma romaria na década de 20 serão momentos de extremo desafio para os realizadores.

A produção atua na captação de re­cursos em leis de incentivo junto aos governos federais de Brasil e Ale­manha e do governo de Goiás, e já conta com apoio da PUC TV, TV Aparecida e Sindicato dos Artistas de Goiás. Ações e mobilizações foram iniciadas, buscando a adesão e contribuição de católicos de todo o Brasil, incluindo a pré-venda do DVD.

Tendo no currículo serviços prestados para as principais emissoras do Brasil, este será o segundo longa-metragem do diretor e autor Fábio PH. “O projeto nasceu há dois anos, após ter engavetado temporariamente a ideia de fazer a novela ‘Me Ensina a Ser’”, conta. Em pesquisas sobre a história de Trindade, o diretor conheceu a trajetória de Padre Pelágio. “Acredito ser, hoje, uma das pessoas que mais entendem sobre a vida dele. Não dá para deixar isso escondido. Padre Pelágio é fabuloso, é uma das provas da presença e dos milagres do Deus vivo na terra”, destacou PH.

O consagrado teatrólogo Amarildo Jacinto assinará a direção de elenco. As oficinas começam a ocorrer no Grupo Desencanto de Teatro. “Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome” será gravado a partir de maio do próximo ano e tem estreia nacional prevista para o dia 23 de novembro de 2016, data dos 55 anos de morte de Pelágio.

Serviço:

  • “Filme Padre Pelágio – Santificado Seja o Vosso Nome”
  • Informações sobre elenco – Grupo de Teatro Desencanto – 3110-3134
  • Apoios e adesões ao projeto – (62) 3506-7013 / (62) 9310-9541

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.