Jaraguá está localizada na região central do Estado de Goiás, abrigando cerca de 50 mil habitantes. Ao longo dos anos, a cidade testemunhou um notável crescimento na indústria têxtil, tornando-se um centro de produção de confecções de alta qualidade não apenas para o mercado brasileiro, mas também para outros países. Segundo o prefeito Paulo Vitor (União Brasil), a confecção se destaca como o principal motor da economia local. A distância entre Jaraguá e Goiânia é de 120 km, com aproximadamente 1h30 de viagem de carro. O município é a capital da moda do Centro-Oeste.

Embora Jaraguá tenha sido por algum tempo associada à produção de réplicas, ou seja, roupas falsificadas, o prefeito assegura que o estigma ficou no passado. Paulo Vitor destaca o surgimento de marcas próprias, vestindo desde cidadãos humildes até membros da alta sociedade, como o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Paulo Vitor explica que o setor emprega mais de 10 mil pessoas, direta e indiretamente. O desemprego é praticamente inexistente na cidade. Ele frisa que existem em média de 200 a 300 vagas de emprego ociosas na cidade. Consta que até o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), tem interesse em saber o que acontece na cidade. Por causa de não faltar empregos.

Camisas Palatino e calças Mazzoty

O Jornal Opção esteve na cidade para conhecer as fábricas que produzem as calças jeans e camisas usadas pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e as camisetes que a primeira-dama Gracinha Caiado veste. Em um vídeo postado nas redes sociais, o governador aparece ao lado do prefeito Paulo Vitor enaltecendo as confecções de Jaraguá e afirmando que usa somente roupas produzidas no município. “Toda hora que você olhar para mim vai me ver vestido com as roupas de Jaraguá”, diz o pré-candidato a presidente da República. As camisas são da grife Palatino, e as calças da marca Mazzoty.

Sede da Palatino em Jaraguá l Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

Homem elegante e sofisticado, Ronaldo Caiado explica no vídeo que inicialmente ganhou três camisas nas cores azul, verde e branco.

Paulo Vitor conta que tudo começou quando o governador ganhou algumas peças e gostou. “Ronaldo entrou em contato e me disse que havia ganhado umas roupas de Jaraguá, mas não sabia de qual loja. Aí eu disse: ‘É só o senhor mandar as fotos que acho de onde são’. Agora ele usa diariamente.” O prefeito, conhecido como Mestre da Eficiência, relata que o próprio Ronaldo Caiado conversa com os proprietários e detalha como quer tanto as calças como as camisas. Segundo o prefeito, ele é bem detalhista e tem bom gosto. “Toda vez que sai uma coleção, eles já mandam para Ronaldo Caiado.”

Agmar Miguel Rodrigues, o Bolacha, um dos sócios-proprietários da fábrica das camisas Palatino, conta que antes trabalhava somente com roupas femininas, migrando para a área unissex há cerca de dez anos.

O empresário revela que tudo começou por intermédio do prefeito Paulo Vitor — um jovem também elegante e refinado —, que levou algumas camisas da Palatino de presente para Ronaldo Caiado e para Gracinha Caiado, que deve ser candidata a senadora em 2026.

Agmar Miguel Rodrigues mostra as camisas que Caiado usa l Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

O empresário informa que o governador tem se tornado o melhor garoto-propaganda da marca em todo o Brasil. A grife tem representantes em vários Estados e o vídeo citado tem circulado entre os lojistas. Agmar Bolacha diz que clientes mencionam o motivo de estarem comprando as camisas. “Se o governador de Goiás usa, é porque o produto é bom mesmo”, dizem. De fato, o repórter observou, de maneira cuidadosa, as roupas. São tão bem-feitas quanto as de grifes famosas. São costuradas com precisão, com técnica apurada. Não há amadorismo. Pelo contrário, resultam de mãos de profissionais. Há uma expertise à vista.

O empresário descreve que pessoas da alta sociedade têm procurado a marca após a divulgação dos vídeos. “Há poucos dias um delegado famoso veio aqui e disse que queria tirar uma foto com o homem que veste o governador” (risos). O proprietário reforça que suas vendas alavancaram depois que os vídeos viralizaram. “Ronaldo Caiado é tão famoso e elegante quanto Rodrigo Hilbert”, assinala um estilista.

Se for eleito presidente da República, em 2026, Ronaldo Caiado continuará a usar roupas made in Jaraguá? Agamar é enfático: “Ronaldo Caiado é homem autêntico e simples. Então, acredito que, se conseguir ser presidente, e peço a Deus que sim, não mudará nada do que é. Já pensou a nossa marca sendo usada por um presidente do Brasil? Será uma honra imensa”. Um auxiliar de Paulo Vitor brinca: “Até o Joe Biden acabará por usá-las”.

Gracinha Caiado exibe camisete da marca palatino l Foto: Redes sociais/Instagram

O empresário menciona que o cliente mais famoso não é exigente. Apenas pediu para alongar um pouco mais — por causa de sua altura. “A camisa que a pessoa mais comum compra é a mesma que o Caiado usa. Ele amou o modelo Slim”, conta. O empresário lembra que, graças ao governador, seu faturamento tem aumentado, e pessoas de todas as classes sociais usam sua marca.

Os deputados estaduais Lineu Olímpio (MDB) e Renato de Castro (UB) e o prefeito Paulo Vitor são outros clientes conhecidos. O empresário expõe que, com o crescimento das vendas, aumenta também a produtividade e inevitavelmente a contratação de mais mão de obra. Atualmente, a Palatino emprega diretamente 16 profissionais e outros 15 de forma indireta. Agmar confessa que, após o governador fazer propaganda das camisas, o produto valorizou, e os preços sofreram uma alteração. Hoje, para o cliente comprar uma camisa Palatino, precisa desembolsar cerca de R$ 200.

Com as políticas públicas adotadas pela administração de Paulo Vitor, de acordo com Agmar Bolacha, Jaraguá vem crescendo acima da média no ramo de confecção. Prova disso é a escassez de mão de obra qualificada. “Está difícil encontrar costureiros ou de qualquer outra qualificação aqui na cidade. Mas não é porque as pessoas não querem trabalhar ou não têm qualificação. Pelo contrário, é porque não há pessoas desempregadas.”

Marcas Shox e Mazzoty

Roni de Souza Macedo, diretor geral do Grupo MZT, responsável pelas marcas Shox e Mazzoty, compartilha uma história curiosa. O empresário recebeu uma ligação de um homem com voz grave. O interlocutor indagou se ele sabia quem estava falando.

Sede do Grupo MZT em Jaraguá l Foto: Marco Túlio/Jornal Opção

Ponderando se era uma brincadeira, Roni Macedo perguntou se era o governador. Ronaldo Caiado confirmou que era ele mesmo. Como o gestor estadual fala bem, de maneira grave, o empresário percebeu, por certo, que era ele.

A conversa, segundo Roni Macedo, estendeu-se por aproximadamente 30 minutos, durante os quais o governador expressou sua satisfação com as calças, mencionando que se ajustaram muito bem ao seu corpo e manifestou interesse em adquirir mais modelos.

A relação peculiar teve início por acaso, quando, como piloto de parapente, doou alguns modelos durante um evento na cidade. “Os organizadores e membros do clube presentearam o governador com uma calça Mazzoty e, desde então, Ronaldo Caiado tornou-se um assíduo usuário da marca.”

Roni de Souza Macedo expõe a marca Mazzoty usada por Ronaldo Caiado l Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

Apesar de o Grupo MZT não atuar diretamente no varejo, preferindo lidar com lojistas, no atacado, Roni Macedo destaca que a situação é única por envolver o governador do Estado de Goiás — com presença na política nacional. O cliente ilustre acabou por se tornar, involuntariamente, um porta-voz da marca de roupas de Jaraguá. Com mais de duas décadas no mercado da moda, a Mazzoty não possui lojas próprias, optando por enviar as roupas diretamente aos lojistas em 14 Estados, por meio de representantes. A empresa produz aproximadamente 60 mil peças por mês, empregando cerca de 200 colaboradores em todas as etapas do processo produtivo.

“Ter um governador tão bem-conceituado usando a marca é gratificante e contribui para a valorização dela”, enfatiza Roni Macedo. O empresário revela que, devido à estatura do governador, são necessárias algumas adaptações no tamanho das peças. Com 1,91m e relativamente magro, Ronaldo Caiado prefere calças mais tradicionais em vez das justas.

Apesar de possuir outros clientes notáveis, como juízes, advogados, promotores, empresários, delegados e políticos, Roni Macedo assegura que qualquer pessoa pode adquirir a marca em lojas revendedoras. Uma calça Mazzoty custa entre R$ 300 e R$ 400 para o consumidor final. Roni conclui antecipando que, “enquanto agora é o governador que usa a marca, em breve será o presidente da República”.

Fábrica onde é produzida as calças Mazzoty l Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

O repórter examinou as roupas de maneira cuidadosa, à procura de possíveis defeitos, inclusive nas costuras. Ficou surpreso com a qualidade o produto. O acabamento é realmente impecável. Tanto a marca Palatino quanto a Mazzoty não ficam atrás de outras renomadas no mercado. O jeans incorpora uma tecnologia de conforto térmico, isso significa que, em contato com o suor, o tecido proporciona um resfriamento imediato e contínuo, oferecendo uma sensação de conforto, leveza e frescor. Assim, é considerado ideal para os dias mais quentes.

Projetos da prefeitura para o setor

Paulo Vitor planeja transformar a cidade em um polo ainda mais forte no ramo da confecção de qualidade no Estado. O gestor destaca a revitalização das margens da BR- 153, que corta a cidade, e a construção de um outlet com mais de 80 lojas de roupas, apresentando marcas próprias de Jaraguá.

“Nosso grande projeto, em parceria com o Sebrae e o Cotec, foi iniciado em 2005 com Lineu Olímpio (MDB): é a Passarela da Moda. Temos seis quilômetros de rodovia federal que passam ao lado da cidade e que não aproveitávamos. Por meio do projeto Passarela da Moda, realizamos a urbanização de quatro quilômetros da BR, com jardins iluminados e a obrigatoriedade de que os lotes adjacentes sejam comerciais. Transformamos um antigo galpão da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Goiás (Casego) e vamos convertê-lo em um outlet das marcas de Jaraguá. Os ônibus que transitam pela BR trarão pessoas para comprar as roupas que a cidade já produz para fora. São 78 lotes, quatro restaurantes. Já está 70% pronto”, destaca o prefeito.

“Os empresários começaram a investir de um lado e do outro da BR-153, em função da sua duplicação. Queremos criar um ponto de comércio nesta rodovia [construída por Bernardo Sayão, que chegou a morar em Jaraguá], porque o tráfego é de cerca de 13 mil veículos por dia. Se mil desses carros pararem em Jaraguá — e quem compra uma roupa também compra um pastel e um refrigerante, ou faz uma parada para dormir — isso vai tornar a cidade um dos maiores destinos do turismo no Estado”, postula Paulo Vitor. O prefeito é forte candidato à reeleição. Há quem acredite que pode ganhar por W. O.

Ronaldo Caiado comunica no vídeo que será o garoto-propaganda do outlet e expressa o desejo de que todos que passarem por Jaraguá conheçam os produtos e adquiram a melhor confecção produzida no Brasil.

Veja vídeo

Popularidade do governador na cidade

O governador desfruta de grande estima na cidade. A afeição é mútua. Paulo Vitor destaca que Ronaldo Caiado conquistou a quarta maior porcentagem proporcional de votos no Estado, especificamente em Jaraguá (75,09% dos votos válidos).

Ronaldo Caiado, Gracinha Caiado e Paulo Vitor – União que deu certo l Foto: Arquivo pessoal/prefeito

O gestor observa que a presença constante tanto do governador quanto da primeira-dama, Gracinha Caiado, em diversos eventos no município, contribui para estreitar os laços entre eles e a população. Ele ressalta que Jaraguá é privilegiada, recebendo amplo apoio do governo de Goiás em diversas áreas.

Uma pesquisa conduzida pela Grupom, nas 30 maiores cidades do interior de Goiás, revela uma avaliação favorável do governo de Ronaldo Caiado. O estudo, que empregou três variáveis de avaliação — sentimento, conceito e nota —, indicou que Jaraguá é a localidade com o sentimento positivo mais elevado, com 75% dos entrevistados evidenciando uma impressão positiva da gestão estadual.