Yossi Shelley esteve em Jataí, Rio Verde e Goiânia para ver de perto a força do campo, firmar parcerias e divulgar a feira israelense Agritech

Governador Marconi Perillo ficou satisfeito ao saber que o embaixador se impressionou com o que viu no interior goiano | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção
O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, passou três dias percorrendo algumas das principais cidades goianas. Na segunda-feira, 22, chegou a Jataí. No dia seguinte, foi a Rio Verde e, por fim, encerrou a visita oficial na quarta-feira, 24, em Goiânia.
O Jornal Opção acompanhou todos os dias da missão israelense ao Estado de Goiás. Yossi Shelley conversou com lideranças políticas, como os prefeitos Vinicius Luz (PSDB) e Paulo do Vale (MDB), de Jataí e Rio Verde, respectivamente, e o governador Marconi Perillo (PSDB), além de ter conhecido propriedades rurais do sudoeste goiano, bem como a Universidade Federal de Goiás (UFG) — Regional Jataí e a Universidade de Rio Verde (UniRV).
“Havia conhecido apenas capitais. Precisava ver com os meus olhos a força desse Brasil que dá certo e que move a economia”, disse Shelley.
No Brasil desde abril do ano passado, o embaixador veio para ocupar a cadeira que ficou vazia por 14 meses em virtude de um imbróglio diplomático. Shelley, que é amigo pessoal do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tem uma consolidada carreira de empresário e deixa claro que sua a principal missão em terras brasileiras é fazer negócio.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Israel é o país que mais investe em pesquisa em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) — 4,25%, pouco à frente da Coreia do Sul, que aparece com 4,23%.
Assim, o país do Oriente Médio passou a se consolidar como um dos principais polos tecnológicos do mundo. “O Brasil vai despontar se unirmos as nossas terras agricultáveis com a tecnologia israelense”, sugeriu Euclides Barbo Siqueira, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), que integrou a comitiva do embaixador.
Jataí
O primeiro compromisso de Yossi Sheley em Jataí foi com Vinicius Luz. O embaixador e o prefeito firmaram o compromisso de estabelecer uma cooperação por meio de cidades irmãs.
Jataí é o maior produtor de grãos de Goiás e o segundo maior de milho do Brasil e será escolhido um município israelense que tenha vocações semelhantes. “Tenho certeza que, agregando tecnologia ao que já temos instalado, conseguiremos ampliar muito o nosso PIB”, ressalta Vinicius Luz.
A UFG de Jataí tem um projeto de instalação de um parque científico e tecnológico e a parceria com Israel também vem a contribuir neste sentido. O Jataitech objetiva sistematizar o conhecimento, aplicando-o com o intuito de beneficiar a sociedade. “Essa experiência com Israel, que tem uma característica inovadora, será altamente importante nesse momento de implantação”, avalia o reitor Alessandro Silva.
Na instituição de ensino, Shelley teve ainda a oportunidade de conhecer duas startups que estão sendo desenvolvidas na incubadora da UFG.
Rio Verde
Em Rio Verde, também foi oferecida uma cidade irmã em Israel. Segundo o prefeito Paulo do Vale, a cooperação será uma “via de mão-dupla”. “Vamos receber estudantes e agricultores e enviar para lá também. Não queremos apenas comprar um pacote de tecnologia. Queremos abrir portar para o intercâmbio de conhecimento e formação.”
Reitor da UniRV, Sebastião Lázaro Pereira destaca a importância da aplicação de investimento em educação feito em Israel e externa que os maiores benefícios para universidade devem se dar na área médica e tecnológica.
Além da agricultura, Paulo do Vale pretende usufruir dessa parceria com Israel nos setores de telecomunicações, iluminação e, sobretudo, segurança pública, com inteligência sendo utilizada para otimizar o trabalho da guarda civil.
Yossi Shelley visitou a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) e foi convidado para participar da Tecnoshow, considerada como uma das maiores vitrines tecnológicas do Brasil para o homem do campo. O embaixador ficou interessado em conhecer a feira e disse que, até o momento, não há nenhum obstáculo que comprometa a sua presença.
Goiânia
Na capital, Shelley concedeu uma palestra sobre a gestão da água em Israel na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O presidente da organização, José Mário Schreiner, salientou que o setor produtivo está sempre buscando se inovar. “Não é porque geramos riqueza e emprego que vamos ficar de braços cruzados. Trazer o embaixador para cá evidencia nossa vontade de aprendizado.”
Ainda em Goiânia, o encontro com o governador Marconi Perillo se deu no Palácio das Esmeraldas. Shelley e Marconi fecharam um acordo para criação de museu voltado para crianças, cujo nome será “Parque de Ciência Goiás Israel” e contará com um modelo israelense que incentiva o ensino de assuntos complexos da ciência.
O governador demonstrou satisfação ao saber que o embaixador visitou o interior do Estado e se impressionou com o que viu. Para Shelley, os projetos que estão sendo realizados junto a Goiás são prósperos. “Não quero somente fazer troca de tecnologia. Quero também ajudar a estabelecer empresas para desenvolver a tecnologia aqui.”
Em geral, o embaixador classifica a visita oficial como bastante positiva. “Vi fazendas extremamente desenvolvidas, que usam painel solar para diminuir o custo da produção. Foi uma visita magnífica. Me dei conta do quão grande o Brasil realmente é.”
Entre outras autoridades, fizeram-se presentes durante a visita de Yossi Shelley a Goiás: Ronaldo Costa Fernandes, gerente de promoção de Goiás no exterior; Andrea Fiuza, diretora de negócios internacionais da Câmara de Comércio Exterior (Comex); Jusciene Dias Schabbach, diretora executiva internacional da Comex.
Comitiva goiana na Agritech promete ser grande
Neste ano, Israel sediará a 20ª edição da Agritech entre os dias 8 e 10 de maio, em Tel Aviv. Trata-se de uma das mais importantes feiras tecnológicas no campo da agricultura e um dos principais objetivos de Yossi Shelley em Goiás foi justamente a a sua divulgação.
O embaixador salientou que o aquecimento global não está em uma boa situação. O tema é uma preocupação para Israel e, por isso, terá papel de destaque na Agritech. “Proteger o futuro do Planeta é uma questão global e nós estamos fazendo a nossa parte.”
Outros assuntos relevantes que serão abordados na feira são a escassez de água e demais fatores que contribuem para a desertificação.
O Estado de Goiás está se organizando para levar uma comitiva de 40 a 70 empreendedores rurais, conforme indica Leopoldo Veiga Jardim, vice-presidente da Acieg e presidente da Comex.
Leopoldo conta que a comitiva será divida em grupos de acordo com o interesse de cada um, uma vez que há quem queira ver os kibutz ou tecnologias relacionadas à piscicultura, entre outras. “Estamos levando esses empresários a Israel para que tenham acesso a tecnologias e as tragam para cá com o intuito de estabelecer parcerias comercias, aumentando a produção e, consequentemente, a receita.”
Ademais, estão programadas visitas a universidades israelense, que são protagonistas no desenvolvimento de startups. A viagem, além de técnica, profissional e educacional, será diplomática, pois tanto Yossi Shelley quanto o embaixador do Brasil em Israel, Paulo César Meira de Vasconcellos, estarão participando do evento.
Deixe uma resposta