Em evento especial, Jânio Darrot destaca valorização da mulher na gestão de Trindade

Prefeito destaca que administração faz história pela quantidade de cargos de destaque ocupados por elas no primeiro escalão no comando de diversas ações 

Dairdes Darrot e Jânio Darrot - Foto Iris Roberto

Primeira-dama Dairdes Darrot e o prefeito Jânio Darrot defendem ações que valorizam mulheres na gestão da cidade de Trindade | Foto: Iris Roberto

Fábio PH 
Especial para o Jornal Opção

Importantes cargos da Prefeitura de Trindade são hoje ocupados por mulheres. Entre os postos estão secretarias, superintendências, diretorias e gerências. Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal atingiu seu maior quantitativo feminino, com quatro vereadoras. Em pronunciamento no qual citou os principais feitos de sua administração, o prefeito Jânio Darrot (PSDB) falou sobre a valorização da autonomia e da igualdade de gênero no Executivo da cidade.

Jânio participou na manhã de sexta-feira, 8, de evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, que tem como secretária Jeinny Rezende, em parceria com outras pastas. Acompanharam o prefeito a primeira-dama Dairdes Darrot, o vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB) e a esposa, Lucimeiry Cabriny, e outras autoridades.

O prefeito pontuou ações significativas, valorosas às mulheres. Um dos exemplos usados foi o trabalho na Secretaria Municipal da Saúde. Jânio direcionou os elogios à secretária Branca Ferreira por fazer constantes investimentos em prevenção, aparelhamento, abastecimento das unidades de atendimento e realização de eventos itinerantes que levam aos bairros a oportunidade de um serviço próximo das usuárias. Além disso, o tucano comemorou a recente aprovação do pagamento do Piso Salarial Nacional para as agentes comunitárias de saúde.

Na Educação, com trabalhos da ex-secretária professora Eva Eny Junqueira e da superintendente professora Magda Batista, o prefeito valorizou em seu discurso a melhoria de salário das profissionais com a regularização do pagamento do Piso Nacional. “Fato até então não cumprido por outros gestores do município”, destacou. Jânio reforçou ainda a melhoria das condições de trabalho para estas servidoras, que cumprem função de extrema importância pela ação direta na educação dos filhos dos trindadenses.

O prefeito agradeceu a atuação da esposa Dairdes e da secretária de Assistência Social Gerúsia Paiva no apoio dado às crianças com os programas Bombeiro, Militares e Guardiões Ambientais Mirins. O tucano destacou também a oferta de cursos profissionalizantes, de esporte e cultura prestados pelos Cras [Centro de Referência de Assistência Social], a exemplo do coral “Vozes Que Encantam”, que se apresentou na atividade. Também lembrou da ação junto aos idosos, através dos centros de convivência, quando fez questão de elogiar a falecida mãe Julieta Freire, voluntária que prestou ótimos serviços no Condomínio Vila Vida durante muitos anos.

Delegacia da Mulher
Na presença da delegada Renata Freitas, Jânio destacou a colaboração dada pela profissional na instalação da Delegacia da Mulher, que teve sua sede construída para garantir condições de trabalho para a elucidação e punição de centenas de casos de agressões e abusos contra vítimas do sexo feminino em Trindade.

Depois de falar sobre integrantes importantes da gestão municipal, Jânio agradeceu a cumplicidade e parceria da esposa. “Ela [Dairdes] é muito importante em minha vida, na vida da minha família e dos trindadenses, principalmente dos mais necessitados. Com a sua supervisão direta, são quase 200 pessoas sendo atendidas em seus lares com o Programa Melhor em Casa. Fundamental também enaltecer o trabalho determinado de Dairdes no Programa Mãos Solidárias, que oportunizou melhor condição e uma vida mais digna para 20 famílias. A maioria destas comandada por mulheres sozinhas, abandonadas e, por isto, em absoluta necessidade de apoio social.”

A primeira-dama desejou que as mulheres sejam felizes no lar, no trabalho, na vida social e que se amem, que se valorizem. Dairdes declarou ser a valorização uma condição primeira, necessária para que recebam o devido respeito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.