Consolidada como vitrine, Tecnoshow 2018 anima produtores rurais

O evento, que está em sua 17ª edição, será realizado de 9 a 13 de abril, em Rio Verde

Reprodução

O município de Rio Ver­de sediará, de 9 a 13 de abril, a 17ª edição da Tecnsoshow, a mai­or feira de tecnologia rural do Cen­tro Oeste e uma das maiores do Brasil. O evento é realizado pe­la Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).

A feira, que oferece atrações diversificadas aos participantes co­mo máquinas e equipamentos agro­­pecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, pa­lestras técnicas, econômicas, edu­cação ambiental e dinâmicas de máquinas, tem crescido ao longo dos anos.

Só em 2017, foram 550 expositores, R$ 1,7 bilhão em produtos comercializados e mais de 22 mil visitantes. Em 2018, estes e outros números tendem a aumentar. Dessa forma, a Tecnoshow se consolida como uma vitrine relevante ao pequeno, médio e grande produtor.

Reinaldo Caetano da Silva, produtor de soja, milho e gado para cor­te, encara a feira como uma opor­tunidade para conhecer as novidades do setor. “Por ser uma fei­­ra exclusivamente de negócios, a atração de expositores, difusores de tecnologia e instituições financeiras é muito grande, facilitando bas­tante as negociações.”

Os maiores atrativos da Tecno­show para o agricultor — que acompanha a feira desde o início — são as máquinas, palestras e demonstrações de experiências. Assim como Reinaldo, Val­cir Luiz Marcon, que planta milho, confina bovinos, produz gado de leite e possui granjas de suínos matriz e frango, se faz presente no evento todos os anos. Ele diz que seu interesse está nas novas tecnologias e oportunidades de negócio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO) é um dos principais parceiros do produtor rural, juntamente com Federação da Agri­cul­tura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendi­za­gem Rural (Senar Goiás). Valcir res­salta que a entidade tem ajudado o trabalho do produtor de ma­neira substancial, especialmente na assistência técnica em relação ao gado e leite.

Reinaldo destaca que o programa Sebraetec propicia o acesso e auxílio na implementação das tecnologias, além de subsidiar todo o processo de produção. “Hoje abrevia-se o uso de tecnologias por meio do Sberaetec, que se ima­ginava poder implantar so­mente no futuro.”

Analista do Sebrae-GO, Agma Couto conta que a instituição terá, em parceria com o Sistema Faeg/ Senar, um estande onde será possível debater sobre o que está acontecendo em toda a cadeia do agronegócio no Brasil e no mun­do. “O espaço será mais uma vez o ponto de encontro para que os produtores, profissionais do cam­po, lideranças rurais, estudantes e de­mais visitantes possam fomentar, atualizar, trocar informações e conhecimentos.”

De acordo com o gerente de atendimento coletivo do Sebrae-GO, Joel Rodrigues Rocha, a ex­pec­­tativa é a melhor possível, porque haverá o contato entre empresários e entidades representativas, como sindicatos rurais, associações comerciais e industriais para obter um maior número de orientações, consultorias e capacitações. Esse trabalho contribuirá ainda mais com a gestão do negócio, diz Rocha.

Agro Startup

“Precisamos fortalecer cada vez mais os pequenos negócios para que tenhamos bases econômicas sólidas para sair desta crise”, sugere o gerente da regional Sul-Sudoeste do Sebrae-GO, Claudio Laval.

É com base nisto que surgiu o Desafio Agro Startup, cuja fi­na­lidade é buscar pessoas e equipes com espírito empreendedor, em qualquer estágio de maturidade e desenvolvimento, para explorar as oportunidades dos elos das cadeias produtivas do agronegócio.

Estruturado em quatro fases — capacitação, seleção inicial, mentorias e final —, o desafiou registrou 656 inscritos e 113 projetos (equipes) submetidos. Analista do Sebrae-GO, Francisco Lima Jr. avalia que os resultados superaram as expectativas em número e qualidade.

“Tivemos projetos selecionados em várias áreas e com tecnologias diferentes, como vants, agricultura de precisão, biofertilizantes, integração da cadeia de suprimentos e fornecimento, biodigestores, energia alternativa, monitoramento, software de gestão, análise de imagens, irrigação, plataformas sociais e de informação, entre outras”, informa Lima Jr.

Na 17ª edição da Tecnoshow, se­rá feita a entrega dos prêmios aos finalistas do desafio Agro Startup. Superintendente do Se­nar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto destaca que a proposta do desafio é alavancar ainda a evolução já percebida no cam­po como uma ação de incentivo a jovens empreendedores e a profissionais ligados ao mundo da tecnologia, colaborando para a inovação contínua por meio das Agritechs.

Ydaiano Abdalla é quem administra o Gado & CIA, um aplicativo que funciona como classificado rural. Nele, o pecuarista, criador ou revendedor pode ver as ofertas de compra e venda de gado em to­do o Estado. Com atualizações diá­rias, trata-se de uma ponte entre o vendedor e o comprador, fazendo a devida filtragem do que é anunciado.

A equipe é composta por mais de cem médicos veterinários e zootecnistas que periciam os lotes para garantir a informação mais precisa ao usuário. Em 90 dias, o aplicativo ultrapassou a marca de mil downloads. Ao participar do desafio Agro Startup, Ydaiano es­pe­ra um acréscimo deste número. “O desafio abre portas e amplia o horizonte dos novos empresários”, enfatiza.

Antônio Carlos: proposta do desafio é alavancar a evolução no campo

 

“A equipe do Sebrae estará presente e atuante na Tecnoshow 2018”

“Cada vez mais o produtor ru­ral goiano recebe o apoio de entidades e instituições que atuam no fo­mento aos negócios, empreendimentos e propriedades instaladas no campo”, afirma Wander­son Por­tugal Lemos, diretor técnico do Sebrae-GO.

De acordo com Lemos, a equipe do Sebrae estará presente e atu­ante na Tecnoshow 2018 ao lado do Sistema Faeg/Senar. “Nos­sas atividades vão desde o atendimento presencial para todos os interessados em receber os nossos serviços até a entrega da premiação do Desafio Startup Agro, cujo objetivo é oferecer, sob a forma de competição de modelos de negócios, ca­pacita­ções e mentorias para a criação de negócios inovadores.”

O diretor diz que a equipe do Se­brae entregará prêmios aos projetos vencedores durante a programação da Tecnoshow, que tem reu­nido esforços técnicos para le­var tecnologia e inovação aos participantes do evento. “A Tecno­show tem ocupado lugar de destaque no calendário nacional dos eventos voltados para o agronegócio.” E continua: “Por meio das equipes de técnicos e consultores do Sebrae e do Sistema Faeg/Se­nar, os produtores rurais, acadêmicos, sindicatos rurais, associações, instituições de ensino, entre ou­tros, podem acessar nossos serviços de atendimento, consultoria, ca­paci­ta­ção e inovação”.

De acordo com Lemos, o Se­brae “está de portas abertas para sem­pre apoiar os pequenos negócios”. “Participar da Tecnoshow é atuar na missão de promover a com­petitividade, o desenvolvimento sustentável dos pequenos ne­gócios e fomentar o empreendedorismo a fim de fortalecer a eco­nomia goiana”, pontua.

Wanderson Portugal Lemos: o Sebrae está de portas abertas

Programação

9/4/2018 – Segunda-feira

9h

  • Abertura Oficial da Feira

14h – 17h

  • Reunião da Comissão de Bovinocultura de Corte

8h às 18h

  • Oficinas Demonstrativas de Selaria e Apicultura;
  • Vitrine do Leite, onde estará sendo demonstrado a transformação do leite e seus subprodutos.
  • Vitrine de Panificação, com demonstrações de produtos que são feitos nos treinamentos.
  • Exposição de Artesanato pela Associação da Lagoa do Bauzinho que participou de Ações do Senar

CARAVANAS: Cezarina, Palmeiras, Caiaponia, Bom Jardim, Piranhas, Arenópolis, Quirinópolis e Gouvelândia.

Amostra do Artesanato GOIANO/SEBRAE.

Atendimento Presencial Diário do SEBRAE e SENAR.

 

10/4/2018 – terça-feira

9h – 12h

  • Reunião da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas
  • Reunião da Comissão de Crédito Rural
  • Reunião da Comissão de Irrigação

14h – 17h

  • Reunião da Comissão de Cana-de-Açúcar e Bioenergia

8h às 18h

  • Oficinas Demonstrativas de Selaria e Apicultura;
  • Vitrine do Leite, onde estará sendo demonstrado a transformação do leite e seus subprodutos;
  • Vitrine de Panificação, com demonstrações de produtos que são feitos nos treinamentos.
  • Exposição de Artesanato pela Associação da Lagoa do Bauzinho que participou de Ações do Senar

CARAVANAS: Caçu, Itarumã, Itauçú, Itaberaí, Pontalina, Piracanjuba, Iporá.

Amostra do Artesanato GOIANO/SEBRAE.

Atendimento Presencial Diário do SEBRAE e SENAR.

 

11/4/2018 – quarta-feira

8h – 12h

  • Apresentação dos Projetos finalistas do Desafio Agro Startup

13h – 17h

  • Palestra sobre Startup no AGRO e Divulgação dos ganhadores do Desafio Agro Startup

14h – Abertura

14h30 – “Inovação tecnológica
no AGRO”

15h30 – Divulgação do resultado
do Desafio Agrostartup

16h – Encerramento

8h às 18h

  • Oficinas Demonstrativas de Selaria e Apicultura;
  • Vitrine do Leite, onde estará sendo demonstrado a transformação do leite e seus subprodutos.
  • Vitrine de Panificação, com demonstrações de produtos que são feitos nos treinamentos.
  • Exposição de Artesanato pela Associação da Lagoa do Bauzinho que participou de Ações do Senar

CARAVANAS: Anápolis, Corumbá, Bom Jesus, Morrinhos, Goiânia, Ceres, Rubiataba, Mineiros.

Amostra do Artesanato GOIANO/SEBRAE.

Atendimento Presencial Diário do SEBRAE e SENAR.

 

12/4/2018 – quinta-feira

9h – 12h

  • Reunião da Comissão de Avicultura
  • Reunião da Comissão de Suinocultura

13h – 15h

  • Dinâmica sobre Plano de Negócios – FAEG JOVEM

15h – 18h

  • Reunião da Comissão de Produtoras Rurais

8h00 às 18h

  • Oficinas Demonstrativas de Selaria e Apicultura;
  • Vitrine do Leite, onde estará sendo demonstrado a transformação do leite e seus subprodutos.
  • Vitrine de Panificação, com demonstrações de produtos que são feitos nos treinamentos.
  • Exposição de Artesanato pela Associação da Lagoa do Bauzinho que participou de Ações do Senar

CARAVANAS: Paranaiguara.

Amostra do Artesanato GOIANO/SEBRAE.

Atendimento Presencial Diário do SEBRAE e SENAR.

 

13/4/2018 – sexta-feira

08h 00 às 18:00

  • Encontro de Dirigentes do Sebrae da Região Centro Oeste com Diretoria da Comigo
  • Sala VIP do stand institucional do Sistema FAEG e SEBRAE

8h às 18h

  • Oficinas Demonstrativas de Selaria e Apicultura;
  • Vitrine do Leite, onde estará sendo demonstrado a transformação do leite e seus subprodutos;
  • Vitrine de Panificação, com demonstrações de produtos que são feitos nos treinamentos.
  • Exposição de Artesanato pela Associação da Lagoa do Bauzinho que participou de Ações do Senar.

Amostra do Artesanato GOIANO/SEBRAE.

Atendimento Presencial Diário do Sebrae e Senar.

Deixe um comentário