Compromisso sagrado com a Cultura

“Sem temor algum, podemos dizer que nunca se investiu tanto em cultura quanto em nossos quatro governos”

Fica chega à 19ª edição consagrado como um dos mais importantes festivais voltados à temática ambiental | Foto: Flavio Isaac

Marconi Perillo
Especial para o Jornal Opção

A valorização e a promoção das tradições culturais de Goiás sempre foram compromissos sagrados de nossas administrações à frente do governo do Estado. Em quatro mandatos, consolidamos, em profunda sintonia com nossos artistas, intelectuais e com os líderes do segmento, a maior rede de investimentos públicos e privados de nossa história em prol das diferentes manifestações artísticas, folclóricas e religiosas.

Como cidadão do meu Estado, ainda jovem descobri meu apreço e amor pessoais pelas expressões populares e culturais que forjaram a goianidade. A culinária, o Fogaréu, a Festa do Divino Pai Eterno, a Romaria do Muquém, as Cavalhadas, as Congadas, a arquitetura colonial de Pirenópolis, de Santa Cruz, de Corumbá, de Pilar de Goiás, da nossa belíssima Vila Boa de Goiás, capital de sempre, entre tantas outras cidades, a música de raiz e a genuína hospitalidade dos homens e mulheres de nossa terra, abençoada por Deus com tantas belezas naturais, despertaram em mim um sentimento profundo de pertencimento a Goiás.

O crescimento econômico e a integração de Goiás com o resto do mundo, por outro lado, fizeram brotar entre os goianos, de nascimento ou adoção, o talento para a manifestação e a produção culturais universais e contemporâneas. Nas artes plásticas, na dança, na música, na arquitetura, na literatura, na escultura, no teatro e no cinema, nossos artistas promovem um espetáculo singular, que atesta nosso talento para as diferentes manifestações da alma humana.

Como governador de Goiás em quatro oportunidades delegadas democraticamente pelos goianos, fiz da propagação desses talentos mais do que um compromisso, mas uma obstinação de homem público. Assim surgiram, numa agenda permanente, o Fica, o Canto da Primavera, o Aruanã Em Canto, o Arraiá do Cerrado, o TeNPo, os Festivais Gastro­nô­micos, o Circuito das Cavalhadas, a Lei Goyazes e o Fundo de Cultura. Com essa mesma determinação, construímos o Centro Cultural Oscar Niemeyer, a Vila Cultural, os Institutos Tecnológicos Basileu França e Labibe Faiad, recuperamos o Martim Cererê e o Teatro Goiânia e implantamos diversos teatros e centros no interior do Estado, bem como passamos a apoiar as diferentes manifestações populares e religiosas que definem o que é ser goiano.

Junto a esses investimentos na expressão, na produção e na infraestrutura culturais criamos a Orquestra Filarmônica, a Or­questra Sinfônica Jovem, estamos incorporando a Quasar Com­panhia de Dança à administração estadual e revelamos, nesses espaços públicos, jovens artistas que hoje propagam a identidade de Goiás ao redor do mundo. Ver nossos talentos brilhando nos palcos dos diferentes continentes nos traz o verdadeiro e pleno sentimento de missão cumprida, de um sonho realizado.

Sem temor algum, podemos di­zer que nunca se investiu tanto em cul­tura quanto em nossos quatro go­vernos. Com a Lei Goyazes e o Fundo de Arte e Cultura, Goiás fi­gu­ra entre os cinco Estados que mais investem anualmente no setor. Neste ano, serão R$ 50 milhões por meio dos dois programas. Somados os investimentos na promoção dos diferentes eventos, na manutenção dos equipamentos culturais e nos centros de formação, os valores empregados no setor cultural ultrapassam hoje os R$ 100 milhões anuais.

Tão importante quanto os investimentos que realizamos, com reflexo direto na produção cultural de Goiás, é a percepção de que construímos um legado que atravessará e impactará positivamente muitas gerações. Legado este que reforça nossa identidade e nosso sentimento de pertencimento a este Estado, calcado em nosso passado de tradições gloriosas e por nosso pujante talento para acompanhar, absorver e transformar as manifestações culturais de nosso tempo.

Marconi Perillo é governador de Goiás

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.