Cirandinha, em Trindade, torna-se uma nova escola para quase 700 alunos

Ampla reforma da estrutura física revitaliza importante escola da região central do município para atender 678 estudantes

Alunos e pais de alunos lotam espaço da Escola Cirandinha durante solenidade | Foto: Iris Roberto

Alunos e pais de alunos lotam espaço da Escola Cirandinha durante solenidade | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

O astral de felicidade anunciado pelo governo municipal de Trin­da­de para a comunidade de professores, pais e alunos da Escola Municipal Cirandinha foi concretizado. A terça-feira, 18, foi um dia de muita comemoração para as meninas e os meninos do Jardim 1 ao 5º ano do ensino fundamental, turnos matutino e vespertino, que aguardavam com ansiedade a inauguração das reformas e modernização da instituição, localizada no Setor Santuário, região central da cidade.

Com a presença do prefeito Jânio Darrot (PSDB), da primeira-dama, Dairdes Darrot, do vice-prefeito, Gleysson Cabriny, da secretária municipal de Educação, Eva Eny Junqueira, do presidente da Câmara, Raphael Gratão dos vereadores Maria de Lourdes, Luiz Henrique Mar­garida, Leobino de Sousa, Ale­xandre da Compleite e Hélio Braz, além de várias autoridades, o evento marcou entrega de uma enorme re­forma de toda a estrutura física, que antes estava com capacidade deficitária, para atender os 678 estudantes matriculados. “Ficou tudo muito bom, está linda a escola. No ano passado, meu filho estudou em uma salinha de madeira que tinha ali no canto”, disse Fábia Mendes, residente no Setor Cristina 2, mãe de Cainã Mendes, 6 anos, aluno do 1º ano.

À disposição do Cirandinha está uma cozinha ampla com pias de granito, vidros blindex, um grande galpão coberto com palco, adaptável para auditório, sala de informática, bebedouros com água filtrada, todo o piso em cerâmica, enfim, tudo construído com materiais de primeira qualidade. “E não foi só no ci­men­to que avançamos: temos os materiais escolares, de muito bom gos­to, e os ótimos livros literários dis­ponibilizados pelo governo de Trindade. Tudo isso vai enriquecer mui­to nosso conteúdo, nosso ensino e a aprendizagem de nossas crianças. Jâ­nio, Dairdes e Eva, vocês vão estar na memória destas crianças pelo comprometimento de vocês com o futuro educacional delas”, discursou Laiz Marques Santana, diretora da escola.

Elogiando a seriedade e a honestidade como princípios fundamentais na gestão pública, a aluna Ana Clara Borges falou em nome da escola. E­mo­cionada, uma mãe pediu para ler um trecho da Bíblia e também ganhando aplausos. Danúbia Reis, mãe do aluno Samuel Ávila, lembrou que Jânio Darrot tinha prometido em sua campanha reformar o Cirandinha com acessibilidade. “Naquele dia, eu duvidei das suas palavras, prefeito. Ao chegar aqui e ver as rampas, os corredores, os banheiros, quis publicamente prestar a minha gratidão e atestar credibilidade em vossas palavras”, pontuou.

Frisando a democracia e o respeito da atual administração com o Le­gis­lativo, o ex-vereador Marcos Lago valorizou a publicação dos nomes de todas e todos os vereadores em placa fixada na instituição. Raphael Gratão manteve sua posição de avalizar os atuais bons feitos em favor da educação trindadense. “Fiscalizar, atuando com responsabilidade, cobrando empenho e superação da máquina administrativa, mas sendo justos, elogiando as ações significativas. Agradeço a meus pares nesta legislatura por aprovar por unanimidade o que hoje se entrega aqui nesta conceituada e, por sua qualidade, disputada escola” enalteceu Gratão.

Eva Eny Junqueira creditou todas as benesses realizadas ao prefeito Jânio. Dairdes Darrot relatou item por item, entre materiais escolares, uniformes e equipamentos viabilizados para o Cirandinha. “O dinheiro da Educação será sempre investido em educação. No próximo ano e em 2016 vamos doar novamente a lista de materiais.” Gleysson Cabriny prestou uma homenagem, destacando e chamando ao palco, todas as colaboradoras e colaboradores da escola. “Participo de muitas discussões políticas e a fala não é apenas minha. Trindade tem o melhor prefeito de Goiás!”, exclamou Cabriny.

Jânio Darrot enalteceu a Câmara pelo trabalho responsável de acompanhamento e fiscalização, bem como o de aprovar e solicitar as matérias de interesse da população. “Queremos ouvir o bom dia de todos os vereadores aqui presentes. Só estamos conseguindo fazer merecer estes afagos porque estamos contando as moedas, economizando muito em todos os setores da administração. A Dairdes está correta, ao dizer que estamos investindo o que é da Educação na educação. É algo que já virou rotina em nossas inaugurações, entregar uma obra anunciando outras. E aqui mesmo, pertinho, no Setor Ana Rosa, teremos brevemente um posto de saúde da família e um CMEI”, concluiu o prefeito.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.