Atendimento humanizado com mais recursos tecnológicos em sede nova

Um dos mais completos centros médicos do Estado amplia instalações com a inauguração de um prédio de 7 mil metros quadrados de área construída

Hospital do Coração: avançado centro médico amplia suas instalações | Foto: Renan Accioly/Jornal Opção

Hospital do Coração:
avançado centro médico
amplia suas instalações | Foto: Renan Accioly/Jornal Opção

Cezar Santos

Num passeio pelas instalações do novo prédio do Hospital do Coração de Goiás pode-se ver a excelência de um projeto que prima pelo cuidado nos detalhes e nos aspectos macros. Trata-se de uma magnífica edificação, com projeto diferenciado para proporcionar conforto a clientes, visitantes, médicos e funcionários.

O novo Hospital do Coração, na Rua 6, Setor Oeste (em frente ao “antigo” hospital) está concluído e será entregue no final deste mês (algumas estruturas já foram transferidas para o local). São mais de 7 mil metros quadrados de área construída, com dois subsolos, térreo com mezanino e mais cinco andares.

Trata-se de um hospital completo, com atendimento não só em cardiologia, mas em todas as áreas médicas desde o diagnóstico ao tratamento.
O eixo central do Hospital do Coração é o atendimento cardiológico, com nível comparável ao de qualquer grande centro nacional, mas o Hospital foi concebido para ser um centro médico de alta resolutividade em todas as áreas.

A unidade começa a funcionar no sistema soft open, inicialmente com Pronto Socorro, três salas de cirurgia, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 apartamentos. Nos próximos meses, abrem-se os outros serviços. As salas para Cateterismo cardíaco e para implante de Marca-passo já começam a funcionar no final deste mês e em junho todo o sistema de exames cardiológicos estará em operação.

Atendimento a emergências 24 horas, o mais completo Pronto So­corro, dotado de oito leitos de observação, posto de enfermagem e sala de apoio, além da recepção, banheiros e consultórios. O grande diferencial do pronto atendimento será a presença de cardiologistas no pronto-socorro em todos os períodos.

Um laboratório de análises funcionará também em regime de 24 horas dentro do hospital.
O Centro Cirúrgico é dotado de seis salas, com equipamentos de última geração, que darão maior segurança para todos os tipos de procedimento, desde as grandes cirurgias cardíacas até os pequenos procedimentos.

Diagnósticos

O setor de diagnósticos e procedimentos cardiológicos conta com aparelho para cateterismo cardíaco, angioplastia, implante de válvula cardíaca e de marca-passo, que diminui em até 80% a exposição à radiação, o que significa mais segurança para pacientes e médicos. O Tomógrafo de última geração possibilita avaliação geral e cardiovascular com altíssima resolução.
O Heliponto do Hospital do Coração já está autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e passa a funcionar no final do ano.

Um diferencial importante da nova unidade é a sala de reuniões in­ter­ligada com as salas de cirurgia. Des­sa forma, as cirurgias e procedimentos podem ser transmitidos ao vivo e até projetados em telão e à distância.

Tudo isso para traduzir a máxima do Hospital do Coração: atendimento com alta tecnologia, sem perder de vista a humanização. O paciente não é apenas um número na estatística do Hospital, mas um ser único que necessita de cuidados e atenção especiais, o que só um corpo técnico altamente preparado pode oferecer.

O corpo clínico será formado por cardiologistas clínicos, intervencionistas, eletrofisiologistas e marcapassistas. Nas outras especialidades: neurologistas, nefrologistas, pneumologistas, endocrinologistas, infectologistas, gastroenterologistas, cirurgiões cardíacos, cirurgiões torácicos, cirurgiões vasculares, cirurgiões do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica, neurocirurgiões, urologistas, ortopedistas, anestesistas e intensivistas.

O Hospital do Coração também está ampliando seu quadro de funcionários, com a contratação de pessoal. Antigos e novos colaboradores tiveram treinamento intensivo, para dar o suporte necessário ao corpo técnico de alto nível, com equipamentos de primeiríssima qualidade e tecnologia de ponta.

A direção do hospital informa que todos os convênios serão mantidos na nova unidade.
O antigo hospital será reformado e transformado num centro clínico com espaço para mais de 30 consultórios.

Estacionamento e estrutura completa

Os clientes do Hospital do Coração de Goiás contarão com 90 vagas de estacionamento nos dois subsolos. Ali também estão instaladas estruturas como um grupo gerador Scania de 750 Kva, sistema de ar comprimido, refeitório para funcionários (com cozinha industrial), central de TI e nobreak, subestação de energia e uma caixa d’água suplementar.

A unidade conta com um sistema inteligente para isolamento dos setores, com portas cortafogo e sistema de insuflação de ar independente. O único serviço terceirizado será a lavanderia.

O grupo gerador em caso de interrupção de energia entra em funcionamento de 10 a 12 segundos, atendendo o hospital inteiro.

Unidade já começou com a marca do pioneirismo

O Hospital do Coração começou suas atividades em 1982, inicialmente chamado Clínica do Coração. Foi o primeiro pronto-socorro especializado em cardiologia da capital. O foco de seus fundadores foi o atendimento humanizado e nesse aspecto marcou o pioneirismo de ser a primeira unidade coronariana do país a permitir a presença de acompanhantes com os pacientes.

A unidade começou com cinco leitos de unidade coronária para atender infartados, quatro leitos de pronto-socorro (emergência) e os consultórios. Na antiga Clínica do Coração já eram realizados todos os exames não invasivos de cardiologia. A ampliação das instalações começou logo após a inauguração, o que foi concluído em 1992, com o acréscimo de 12 apartamentos e 4 leitos de enfermaria.

Toda essa estrutura inicial foi sendo ampliada, à medida que a demanda foi aumentando. A construção de um novo prédio tornou-se inevitável, o que finalmente se tornou realidade. Quem ganha são, em primeiro lugar, os pacientes, mas também os médicos e funcionários.

No Hospital do Coração o cliente entra e consegue resolver todos os seus problemas de saúde. A unidade foi implantada dentro de uma concepção moderna, funcional e resolutiva para todas as especialidades.

Mais do que nunca, o foco do corpo médico do Hospital do Coração é o atendimento humanizado, numa relação próxima e afetiva com seus clientes.

Serviço médico com excelência na estrutura e equipe profissional altamente qualificada

Estrutura hospitalar
20 leitos de leitos de UTI;
8 leitos da emergência;
10 leitos de apartamento semiprivativo
32 aptos;
6 leitos de RPA;
6 leitos/poltrona de recuperação exames;
6 Salas de Cirurgia
1 Sala de Hemodinâmica (80% menos radiação)
1 Sala para Estudo Eletrofisiológico e Implante de Marcapasso
Tomografia de última geração
Radiologia
Endoscopia Digestiva e Respiratória
Ecodopplercardiograma de Estresse e Transesofágico
Laboratório de Análises 24 Horas

Infraestrutura
Cozinha Industrial
Garagem com 90 vagas
Subestação de energia
Gerador de 750 Kva
Avançado sistema anti-incêndio
Elevador social e para macas
Rampa pressurizada
Sistema de internet sem fio
TV a cabo
Sistema de Vigilância por Vídeo
Heliponto (a partir de dezembro/2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.