Antes reduzida, causa animal tem retorno positivo nas eleições municipais

Protetores de animais conseguiram votações expressivas no último pleito e prometem fazer valer o voto do eleitorado

Engajamento pelos direitos dos animais teve destaque no último pleito | Foto: Flickr

Aos 42 anos, Seliane da SOS (MDB), como é conhecida, foi a oitava vereadora mais bem votada de Anápolis, contabilizando, no pleito deste ano, um total de 1.714 votos. Um feito considerável, levando em conta o fato de que foi a primeira vez que Seliane se candidatou a um cargo eletivo. O ‘SOS’ do nome da vereadora eleita tem origem na ONG SOS Animais Anápolis, que Seilane mantém há 8 anos no município.

A ativista, e agora parlamentar, se junta a outros nomes que, nas eleições de 2020, tiveram suas candidaturas alavancadas pelo trabalhado realizado junto aos animais. Além de Seliane, ainda em Anápolis, a vereadora Thais da Aspaan (Associação Protetora e Amiga dos Animais de Anápolis), do PP, foi reeleita com 2.493 votos, ficando com o posto de terceira vereadora mais bem votada.

Ambas as parlamentares mostram, por meio da expressividade de seu eleitorado, que a causa animal tem ganhado destaque não só na sociedade em geral, mas também na política e cargos eletivos. Em entrevista ao Jornal Opção, Seliane atribui o crescimento do engajamento dos eleitores na causa animal ao aumento da conscientização da população. Para ela, “as pessoas estão mudando o olhar sobre os animais”.

“O que eu percebo é que, não é só em ano de campanha, mas as pessoas estão mais sensíveis à dor dos animais, estão mais conscientes”, diz.

Seliane da SOS mantém ONG há 8 anos | Foto: Reprodução

A vereadora eleita conta que atua como voluntária na causa de proteção dos animais há décadas, mas que sempre teve dificuldade na questão de obtenção de recursos. “Nunca recebemos um real do poder público, foi sempre do nosso dinheiro, do dinheiro [de doações das pessoas]”, conta Seilane, cuja ONG trabalha com esquema de resgate de cães, gatos e cavalos e lares temporários para os bichos.

No entanto, Seliane diz acreditar que, com seu mandato, poderá fazer ainda mais pelos animais e apresentar propostas mais efetivas para os bichinhos, como, por exemplo, a construção de um hospital veterinário e de um abrigo público para animais em Anápolis.

Mesmo atuando no ativismo animal há tanto tempo, contribuindo, segundo ele, para o resgate de animais de rua, Seliane revela que ainda ouve críticas de pessoas desinformadas sobre a questão. “O que as pessoas precisam perceber é que, quando você cuida de um animal que está abandonado na rua, você também cuida das pessoas. Porque hoje, o animal que está na rua e estiver doente, ele transmite doença para o ser humano também, por exemplo a leishmaniose”, explica a vereadora, em referência à doença transmitida por cães não tratados e que tem um mosquito como vetor.

“Muitas pessoas ainda não enxergam o resgate, esse tratamento que a gente dá para os animais, como saúde pública. Mas é uma forma de também fazer saúde pública”, conclui.

Para parlamentar, exposição maior de crimes contra animais contribuiu para o aumento de engajamento

Assim como Seilane, Thais Souza, ou Thais da Aspaan, como é conhecida, dedicou boa parte da sua, até agora, à causa animal. A Aspaan, que tem Thais como presidente e fundadora, tem 20 anos de existência e conta com um abrigo que acolhe, atualmente, cerca de 150 cães de rua.

Ao Jornal Opção, Thais, que agora vai para o seu segundo mandato, assegura que vai continuar firme na luta pelos animais. A parlamentar Anapolina, que é autora do projeto do primeiro castra-móvel do Estado de Goiás (proposta de castração itinerante de animais em Anápolis), adianta que tem um grande trabalho à frente para a criação de uma delegacia especializada na proteção de animais.

Thais da Aspaan foi reeleita para 2º mandato | Foto: Reprodução

“Nós precisamos de um grupo especializado que atenda às demandas de maus-tratos, que são crescentes. Mas nós temos muita dificuldade hoje porque não temos nenhuma delegacia especializada em Goiás”, avalia.

Thais também celebra o aumento do interesse da população pela causa animal. Conforme ela, a exposição maior dos crimes contra os bichinhos, tanto na imprensa quanto nos demais meios, é um fator que pode ter influenciado no desejo da sociedade de ter mais representantes dos animais na política.

“E também existe a percepção das pessoas que, nessa pandemia, a agressão não só contra animais, mas contra mulheres e crianças aumentou significativamente. Com certeza é um desejo de população de mudança”, afirma.

Sociedade “cansou de esperar políticas públicas efetivas” para os animais, diz vereadora eleita em Goiânia

Com 5.980 votos, Luciula do Recanto (PSD), fundadora e presidente do Recanto Anjos Peludos, foi a terceira vereadora mais bem votada de Goiânia.  Sua ONG tem 16 anos de existência e fica localizada no Parque Itamarati, em Aparecida de Goiânia. A instituição sem fins lucrativos se mantém somente com doações de solidários da causa e, atualmente, abriga cerca de 600 animais.

Para Luciula, a ascensão de representantes da causa animal nessas eleições é uma resposta da sociedade à falta de políticas públicas para os animais. “Acontece que todos amantes dos animais se uniram e decidiram depositar sua confiança na minha pessoa, que já tinha uma história de luta de mais de 30 anos atuando e ocupando espaço que deveria ser do município e estado”, diz a ativista, sobre sua eleição.

Este será o primeiro mandato de Luciula, porém, a fundadora da Anjos Peludos foi candidata a deputada estadual em 2018, obtendo 11 mil votos na época. Entre as primeiras propostas que a vereadora eleita pretende apresentar na Câmara Municipal de Goiânia, estão a reformulação e reorganização do hospital veterinário municipal e a capacitação da Guarda Civil Municipal para a atuação de denúncias de maus-tratos.

Além disso, Luciula pretende apresentar um projeto para “preparar e executar trabalhos com castrações em massa de cães de ruas e de famílias” que não podem arcar com os custos.

Em Goiânia, ativista da causa animal foi a terceira vereadora mais bem votada | Foto: PSD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.