O papa Francisco deu sua aprovação a um decreto que abre caminho para a beatificação do padre brasileiro Libério Rodrigues Moreira, reconhecendo suas “virtudes heroicas”. O religioso, falecido em 1980, teve sua vida avaliada quanto aos requisitos necessários para o início formal do processo de beatificação e canonização.

Nascido em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa (MG) e ordenado pelo arcebispo Dom Silvério Gomes Pimenta, Padre Rodrigues Moreira dedicou-se à Diocese de Divinópolis, em Minas Gerais, onde conquistou popularidade. O processo de validação da beatificação, iniciado em 2012, inclui a análise de supostos milagres atribuídos a ele.

Um desses milagres, envolve uma história de um filho prematuro de uma devota chamada Rosa Diolina, residente em Divinópolis. Rosa afirma que o padre intercedeu em favor de seu filho, que nasceu prematuro e foi dado como pouco provável de sobreviver pelos médicos. No entanto, o filho completou 34 anos, e Rosa visita anualmente o túmulo do padre em Leandro Ferreira (MG) para expressar sua gratidão pela saúde do filho.

Outro caso mencionado é o de Marcelo Morais, um enfermeiro que não passou em um concurso público em Barão de Cocais (MG) em 2007. Com uma filha recém-nascida, ele pediu a intercessão de Padre Libério Rodrigues antes de fazer outra prova, e ele acredita que seu sucesso foi um resultado milagroso.

A beatificação do padre Libério Rodrigues Moreira segue a trilha de outros processos similares de religiosos brasileiros. Em fevereiro de 2023, o padre catarinense Aloísio Sebastião Boeing teve suas “virtudes heroicas” reconhecidas pelo Vaticano, passando do título de “Servo de Deus” para “Venerável” com a aprovação do papa Francisco, a primeira etapa para a canonização.

O processo de canonização inclui três etapas: a declaração do postulante como servo de Deus, a aprovação do título de venerável pelo Vaticano e a comprovação de um milagre ou martírio para a beatificação. Após a beatificação, é necessária a comprovação de um segundo milagre para a canonização, momento em que o papa declara oficialmente a santidade do indivíduo.

Leia mais: