55% dos brasileiros aprovam tornozeleira em Bolsonaro e acredita que ex-presidente queria deixar o país
01 agosto 2025 às 14h58

COMPARTILHAR
O levantamento do instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira, 1, mostra que 55% dos brasileiros apoiam a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de impor medidas cautelares ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.
O mesmo percentual de entrevistados acredita que Bolsonaro pretendia sair do Brasil antes de ser julgado por sua participação na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, processo no qual é réu no STF.
Segundo os dados da pesquisa, 44% dos entrevistados disseram concordar totalmente com a decisão de Moraes, enquanto 11% afirmaram concordar em parte. Outros 1% se mostraram neutros, sem concordar nem discordar. Por outro lado, 9% discordam parcialmente da medida e 32% rejeitam completamente o uso da tornozeleira. Os que não souberam opinar somam 3%.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em diversas regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Questionados sobre a possibilidade de Bolsonaro ter planejado deixar o país antes de uma eventual condenação, 55% responderam que sim. Outros 36% acreditam que ele não tinha essa intenção, enquanto 10% não souberam responder.
Leia também: Moraes fala sobre Lei Magnitsky e classifica atuação de bolsonaristas nos EUA como “traição à pátria”