TikTok: políticos de direita dominam plataforma pelo voto dos jovens

02 outubro 2023 às 09h01

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Buscando atrair os jovens, os políticos que se dizem de direita ou de centro tem usado o TikTok para atingir o público neste aplicativo. Um levantamento da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostrou que o político com o maior número de seguidores na rede social é o deputado Tiririca (PL-SP).
O Centrão, inclusive, aparece com seis representantes no ranking dos dez políticos brasileiros com mais seguidores no aplicativo, que tem 88,3 milhões de usuários no Brasil. Bolsonaro (5,5 milhões) e Lula (4,3 milhões) ocupam, respectivamente, a segunda e terceira posições do “top 10”. Tiririca, por outro lado, é seguido por 6,1 milhões de pessoas.
Diferentemente dos demais, o parlamentar desponta no TikTok sem falar de política. Ele publica vídeos de humor, de dancinhas e de memes, seguindo uma tendência particular do uso da plataforma no Brasil. Conforme o estudo da UFF, foram detectados 300 políticos com conta no TikTok, com 265 contas ativas que somam mais de 23 mil vídeos. Veja ranking:
- Tiririca (PL) – 6.100.000 (seguidores);
- Jair Bolsonaro (PL) – 5.500.000 (seguidores);
- Lula (PT) – 4.300.000 (seguidores);
- Delegado Matheus Laiola (União Brasil) – 4.100.000 (seguidores);
- Fabio Teruel (MDB) – 2.500.000 (seguidores);
- Felipe Becari (União Brasil) – 1.800.000 (seguidores);
- Kim Kataguiri (União Brasil) – 1.100.000 (seguidores);
- Marco Brasil (PP) – 968.200 (seguidores);
- Flávio Bolsonaro (PL) – 963.900 (seguidores);
- Sargento Fahur (PSD) – 938.300 (seguidores).
Esquerda
Lula é o único nome da esquerda entre os dez políticos mais seguidos e está à frente do quarto colocado, o deputado Delegado Matheus Laiola (União Brasil-PR), por uma diferença de 200 mil seguidores.
No Brasil, o mandatário é o único político de esquerda que tem mais de 1 milhão de seguidores no TikTok. A direita foi mais ágil e consolidou espaço enquanto o aplicativo crescia no país.
Há quase duas vezes mais políticos de direita do que de esquerda na rede. O primeiro grupo tende, estatisticamente, a acumular mais seguidores e curtidas. No Congresso, o deputado Matheus Laiola é quase desconhecido. Porém, no TikTok, ele fala com 4,1 milhões de pessoas. Na rede, mostra ações como parlamentar, dá dicas sobre pets e denuncia maus-tratos de animais. Os conteúdos alcançam, em média, de 20 mil a 30 mil pessoas.
No primeiro mandato, ele foi eleito com 132 mil votos no rastro dos vídeos. O grande diferencial do aplicativo é a duração dos vídeos, com possibilidade de fazer edições, além de oferecer a opção de inserção de recursos interativos, que vão de enquetes a lives. Se antes a plataforma era de vídeos com “dança e coreografia”, hoje ela pode oferecer informação imediata.
Aos 27 anos, o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) é o mais jovem entre os políticos brasileiros mais influentes no Tiktok. Ele usa a rede para publicar memes, provocações ao governo Lula e divulgar o trabalho como deputado.
Rede mais usada
Em uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) publicada no ano passado, o TikTok aparece como a rede social mais usada por crianças e adolescentes, sendo que 34% do público brasileiro entre 9 e 17 anos afirmou acessar o aplicativo em 2021. O Brasil é o país com o terceiro maior grupo de usuários na plataforma, atrás apenas de Estados Unidos e Indonésia. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 13,74% dos eleitores brasileiros têm de 16 a 24 anos.
Grande parte das postagens feitas no perfil de Lula é para a divulgação de ações do governo federal. Porém, um dos vídeos com maior engajamento foi um encontro com a atleta do Corinthians e da seleção feminina de futebol Tamires Cássia em que ele diz “Vai, Corinthians”. O post teve mais de 400 mil visualizações, número superior aos de informações sobre políticas públicas. O presidente entrou na rede na pré-campanha de 2022.
Bolsonaro abriu sua conta em 2021. O TikTok é uma das redes em que o ex-presidente é mais ativo. Faz publicações com críticas ao governo atual e lembranças de seu mandato na Presidência. Uma das postagens com melhor desempenho é um vídeo em que aparece tomando café enquanto concede uma entrevista ao Estadão.
O conteúdo da entrevista, quando Bolsonaro foi questionado sobre o esquema suspeito de venda ilegal de joias e sua convivência com o hacker Walter Delgatti Neto, foi ignorado pela postagem e substituído por uma música viral utilizada na plataforma. A publicação alcançou 371 mil visualizações.