O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), em entrevista à Agência Senado, comentou sobre o papel que o colegiado terá durante a proposta de reforma tributária (PEC 45/2019) a partir de agosto. O senador disse que a CAE irá discutir a proposta em “até três audiências públicas por semana” e oferecer colaborações à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além de subsidiar o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

“O grupo de trabalho da CAE vai debater em reuniões para que possa colaborar com o relator, senador Eduardo Braga. Vamos realizar audiências públicas, vamos ouvir, os setores, governadores, prefeitos, e trazer diversos segmentos para embasar o relator, a título de colaboração. Acredito que diversos pontos serão analisados e poderão ser alterados”, afirmou o senador.

Vanderlan entende que, por meio da simplificação e da ampliação da base de arrecadação, a reforma pode melhorar a vida do contribuinte e dos cidadãos. Ele avalia que o momento é propício para a aprovação da reestruturação do sistema tributário nacional. Porém, Vanderlan já adiantou que existem pontos polêmicos na proposta, que “com certeza” devem levar a alterações ao texto durante a tramitação no Senado.

Leia também: